18.6.16

Como eu era antes de você, de Jojo Moyes

Como eu era antes de você, escrito por Jojo Moyes

Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 9788580573299
Tradução: Beatriz Horta

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
Como eu era antes de você foi um livro muito comentado, ainda mais por ter sido adaptado para o cinema, o que atiçou minha curiosidade para lê-lo. Só o que eu sabia, quando o peguei, era que as pessoas choravam por causa de sua história.

Nessa narrativa temos Louisa e Will como protagonistas. Ela meio atrapalhada, vestida com roupas diferentes do usual e com problemas comuns de família. Ele mal-humorado, desiludido e disposto a acabar com o sofrimento no qual sua vida se transformou depois de ficar tetraplégico.

Durante a leitura, é muito fácil nos identificarmos com as personagens e com o romance, são dois personagens que nos atraem e nos fazem querer acompanhar sua história que não começa muito bem, principalmente porque Will não estava disposto a se relacionar com outras pessoas.

Mas aos poucos as diferenças entre eles vão aproximando-os, passamos a conhecer um lado mais humano de Will e um lado mais sofrido de Louisa.

A história segue pela linha dos clichês românticos, mas também foge um pouco deles, porque nem sempre as coisas acontecem como esperamos.

A escrita da autora é bem simples e fácil de acompanhar. Em alguns momentos, eu gostaria que ela tivesse se aprofundado mais, contado com mais detalhes diálogos e momentos que passaram rápido para mim.

Recomendo para quem gosta de romances, de histórias tocantes e de personagens apaixonantes!

O livro tem uma continuação que foi publicada este ano, chamada Depois de Você, e que quero ler também. Mas antes, quero muito assistir ao filme para gastar mais algumas lágrimas. Os trailers já me encantaram e eu acho que a adaptação tem tudo para ser excelente!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo