31.5.16

Peter Pan: A Origem da Lenda, de J. M. Barrie


Peter Pan: A Origem da Lenda, escrito por J. M. Barrie

Editora: Universo dos Livros
Páginas: 96
ISBN: 9788579309205
Tradução: Suria Scapin
Criada no início do século XX, a lenda encantadora do Peter Pan tornou-se, com o passar do tempo, um símbolo da eterna infância e do imaginário infantil na divisa com o mundo dos adultos. Em uma edição inédita no Brasil, a editora Universo dos Livros apresenta a origem do clássico que marcou gerações!
Embarque nesta fantástica jornada, onde você desbravará junto ao “menino que não queria crescer” a zona esquecida dos Jardins de Kensington, local onde a lenda tomou forma. Conheça também as incríveis fadas que lá habitam, bem como as outras espécies de seres míticos.
Para quem gosta da história do Peter Pan, esse livro é delicioso, porque conta justamente sobre o surgimento desse personagem que encanta crianças há várias gerações.

A ideia de não crescer é tentadora, mas saber que inicialmente essa criança era comum, como qualquer outra, faz com que tudo se torne ainda mais mágico e ainda mais possível dentro do mundo da fantasia. E se você acha que o que ele fez não poderia ser feito por crianças normais é porque, segundo o narrador, talvez você não conheça tão bem sobre as crianças normais e tenha se esquecido de como você era nessa idade.

No livro, acompanhamos Peter sair de casa pela janela com apenas sete dias de vida, voar e ir morar nos Jardins de Kensington em Londres, frequentado por muitos pais (incluindo o narrador da história) com seus filhos. Nesse parque, a realidade e a fantasia se misturam de forma gritante e, ao mesmo tempo, sutil. Fadas e crianças ocupam o mesmo espaço, apesar de não se encontrarem com frequência.

Para quem leu Peter Pan, vai encontrar aqui o mesmo narrador, a mesma voz, o mesmo tom divertido usado para relatar os acontecimentos cheios de impressão pessoal.

Um ponto a ser destacado são as descrições feitas de cada espaço dos Jardins de Kensington, dos personagens e das situações. Tudo é contado de forma tão detalhada que podemos caminhar pelo parque juntamente com o narrador. Entretanto, ao mesmo tempo que isso me conquistou, pode fazer com que outros tipos de leitores achem que as descrições deixam a narrativa um pouco cansativa.

Apesar de ser um livro infanto-juvenil, acho que ele é adequado para qualquer idade, aliás, assim como Peter Pan, não acredito que as crianças consigam entender todas as sutilezas do autor e até a "dureza" com que ele trata alguns temas.

Sem querer dar spoiler, não gostei muito do final. Achei que não precisava acabar daquele jeito, talvez alguns parágrafos antes já seria o suficiente, mas ainda assim adorei a leitura do livro como um todo.

Por fim, a edição do livro está linda! É um livro curtinho e cada capítulo possui uma ilustração do Big Ben no início e algumas outras folhas decoradas, além da capa que está maravilhosa!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo