29.8.15

Uma Chama entre as Cinzas, de Sabaa Tahir

An Ember in the Ashes, escrito por Sabaa Tahir


"An Ember in the Ashes" foi extremamente falado pelos booktubers estrangeiros há um tempinho. Só se comentava sobre o livro de Sabaa Tahir e que era meramente impossível que esse livro não tivesse sequência. Fiquei com muito interesse em ler, mas esperei até existir algum sinal de que realmente haveria outro livro. Então, o sinal veio. Após comprar o livro, fiquei com um receio de me decepcionar pois estavam falando muito bem dele. Ou seja, minhas expectativas eram altíssimas. Esperei um tempo passar e comecei a ler. O meu único problema foi ter me arrependido por não ter lido essa história sensacional antes

Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum deles é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não juram seu sangue e corpos para o Imperador arriscam a execução de seus entes queridos e a destruição de tudo aquilo que importa para eles. É neste mundo brutal, inspirado na Roma antiga, que Laia vive com seus avós e irmão mais velho. A família deles vive nas pobres ruas do Império. Eles não desafiam o Império. Eles viram o que acontece com aqueles que o fizeram. Mas quando o irmão de Laia é preso por traição, Laia é forçada a tomar uma decisão. Em troca da ajuda dos rebeldes, que prometem para resgatar seu irmão, ela vai arriscar sua vida e vai espionar de dentro da maior academia militar do Império. Lá, Laia conhece Elias, o melhor soldado da escola e, secretamente, o mais relutante. Elias só quer ser livre da tirania que ele está sendo treinado para aplicar. Ele e Laia vão logo perceber que os seus destinos estão interligados e que suas escolhas vão mudar o destino de todo o Império. 

Laia faz parte do Scholar, povo oprimido e escravizado pelo Império Marcial há quinhentos anos. Quando Darin, seu irmão, é preso pelo Império por traição, Laia acaba pedindo ajuda à Resistência, movimento rebelde que tenta mudar o sistema há tempos. Então, eles fazem um acordo. Laia terá a missão de ser vendida como escrava pessoal à Comandante da Academia Blackcliff para coletar informações que possam ajudar a Resistência. Em troca, eles prometem tirar Darin da prisão. O problema é que essa missão é suicida e Laia passará por inúmeras provações e muita barra pesada
"I will tell you the same thing I tell every slave.The Resistance has tried to penetrate this school countless times. I have discovered it every time. If you are working with the Resistance, if you contact them, if you think of contacting them, I will know and I will destroy you." *
Elias faz parte da Academia Blackcliff, cujo treinamento é extremamente rigoroso. Ele está prestes a se formar e se tornar parte de tudo o que mais odeia: o Império. Tudo o que ele quer é ser livre, viver longe de toda a violência e opressão imposta pelo governo. Então, ele tem um plano: após a formatura, quando todos estiverem festejando, ele fugirá, se tornará um desertor para encontrar sua tão sonhada liberdade. Mas ele está errado. Cain, um dos Augurs – “pessoas” com imensa sabedoria, que conseguem saber o que as pessoas pensam e conseguem ver o futuro – diz a Elias que ele não encontrará consolo ao se tornar desertor, pelo contrário.
"'This life is not always what we think it will be', Cain says. 'You are an ember in the ashes, EliasVeturius.'" **
Após a formatura, os Augurs aparecem na frente de todos e avisam que o que foi previsto por eles está prestes a se tornar realidade. O Império irá cair, um novo imperador irá surgir. Para isso começar, eles escolhem quatro dos formandos para participar dos treinamentos, que passarão por testes e somente um será digno de ser o imperador, o controlador de todo o Império.  

O livro é narrado através de dois pontos de vista: o de Laia e o de Elias. Assim, conhecemos os dois lados da moeda: a escrava e o soldado. Acompanhamos os difíceis caminhos dos dois em busca dos seus objetivos, caminhos cheios de dor, lutas e perdas. Conhecemos suas famílias, seus amigos, seus interesses amorosos; conhecemos seus medos, seus desejos e seus sonhos. O destino dos dois se cruzam e eles acabam se tornando amigos e ajudando um ao outro. No final, percebemos que eles não são tão diferentes assim. Percebemos que dois almejam o mesmo: liberdade.

Devo dizer que senti um pouco de dificuldade no inglês, algumas palavras eu nunca havia lido ou ouvido falar. Persisti, aprendi muita palavra nova e consegui compreender com clareza o que estava escrito. Mesmo com esse obstáculo, a leitura foi muito rápida. Foi simplesmente impossível largar o livro e fazer outras coisas

Esse livro é o melhor livro de fantasia que li esse ano e um dos melhores que já li em toda a minha vida. O enredo é bem desenvolvido (mesmo alguns pontos não sendo explicados profundamente), não é confuso e a escrita da autora é incrivelmente viciante. Os personagens são bem construídos, são interessantes e têm características que os diferem um do outro (achei muito bonito como alguns deles são tão leais, dão tanto valor à amizade e à honra). É uma história interessante do início ao fim. Em nenhum momento houve uma queda na qualidade. Além disso, o final é simplesmente sensacional. Fico imaginando como será a continuação, pois existem muitos pontos que a autora precisa explorar mais a fundo. 

"An Ember in the Ashes" é uma história envolvente, cheia de ação, romance e reviravoltas. Fiquei muito feliz ao saber que a Verus vai lançar esse livro. Tenho certeza que fará um enorme sucesso por aqui. Esse é um daqueles livros que defenderei até o fim se alguém criticá-lo. Enfim, indico essa história a todos que queiram ação, aventura e um enredo interessante, cheio de mistérios. Porém, devo alertá-los: ao final deste livro, uma grande ansiedade pela sequência crescerá dentro de vocês. Vale muito a pena ler. Então, leiam!


Tradução livre:
* "Eu vou dizer a você o que eu digo a cada escravo. A Resistência tentou penetrar nessa escola inúmeras vezes. Eu descobri todas elas. Se você estiver trabalhando com a Resistência, se você contatá-los, se você pensar em contatá-los, eu saberei e destruirei você."

** "'Essa vida não é sempre o que achamos que será', Cain disse. 'Você é uma chama entre as cinzas, Elias Veturius.'"

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo