3.5.15

Séries baseadas em clássicos da literatura

Olá, pessoal. Hoje resolvi falar sobre outra coisa que adoro: séries de tv! Mas não vou falar das séries que estão na moda. Venho indicar séries excelentes baseadas em clássicos da literatura universal. Algumas podem ser mais difíceis de achar, mas acredito que todas podem ser conseguidas por torrent.

A primeira indicação é tupiniquim. Essa é uma série que quebra a ideia de que séries brasileiras são ruins. Falo de Capitu, que foi produzida pela Globo baseada em Dom Casmurro (Machado de Assis). A produção ficou ótima, com excelentes atuações, ambientação fantástica e bastante fidelidade à obra original.


Outra série muito boa, embora antiga, é a versão francesa de O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas) produzida em 1998. Embora não totalmente fiel, é a adaptação que chega mais perto dos acontecimentos do livro, até por justamente ser uma série e ter mais tempo para desenvolver o enredo. Também conta com um bom elenco, tendo Edmond Dantès vivido por ninguém menos que Gerard Depardieu.


Aproveitando a indicação anterior, não posso deixar de citar outra série francesa estrelada pelo Gerard Depardieu, desta vez se trata de Os Miseráveis (Victor Hugo), onde ele interpreta nosso querido Jean Valjean. É outra série um pouco antiga, de 2000, mas com qualidade inquestionável e interpretações bastante convincentes. Vale muito a pena conferir.






Outa série excelente é a versão da BBC de Grandes Esperanças (Charles Dickens). É relativamente recente, de 2011. É bastante fiel à obra original e tem uma fotografia belíssima. Enfim, qualidade BBC. Quem já assistiu a outras séries da emissora sabe do que estou falando.



Por fim, vou indicar uma série bem mais recente, do ano passado. Trata-se de The Musketeers, inspirada em Os Três Mosqueteiros (Alexandre Dumas). É também uma produção da BBC. Embora não seja nem um pouco fiel à obra original em relação ao enredo, as personalidades das personagens são respeitadas. As aventuras da série são muito divertidas, o elenco é competente e a fotografia é excelente.


Bônus:
Gostaria ainda de indicar Tudo que é Sólido pode Derreter. Não é inspirada em um clássico em específico, mas cada episódio aborda alguma obra da literatura brasileira ou portuguesa. É uma produção bastante voltada para o público adolescente, mas acredito que qualquer um que goste de literatura vá curtir. A ideia da série é bem legal, aborda a vida comum da Thereza, uma menina normal de classe média e em época de Ensino Médio, e a relaciona com obras literárias. Um episódio bem legal é o que fala sobre Os Lusíadas (Camões), em que Thereza passa por uma verdadeira epopeia na tentativa de conseguir tirar sua carteira de identidade. 


Se você conhece outras, por favor, compartilhe conosco. :)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo