4.4.15

Literalmente Falando #12: Sobre a faculdade te consumir


Quando eu e a Michas criamos esta coluna, eu pretendia participar dela também. Porém, a necessidade de postar sobre outros assuntos me impediu até o momento. Mas na hora do desabafo, não é que surge um post meu para o Literalmente Falando?

Não se trata de mimimi, nem choro. Apenas um viés para explicar o meu sumiço, e também para conversar com vocês sobre como a faculdade toma nosso tempo. E, no meu caso, sobre como o primeiro semestre na faculdade bagunça nossa rotina, exige muita adaptação e nos faz ficar sem tempo até mesmo para dormir. Já comentei algumas vezes nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook) e oficialmente no canal do blog também, mas somente agora é que comunico aos leitores do blog que finalmente passei no vestibular! Foram anos de cursinho e de indecisão (alguns aqui me acompanharam nessa luta), mas no final acabei passando em dois cursos e em três faculdades. E qual escolhi? Agora faço Estudos Literários em Campinas, e como é uma cidade vizinha da minha, dá para ir e voltar todo dia tranquilamente.

Tudo bem, nem tão tranquilamente assim. Digamos que é uma viagem de apenas uma hora, porém os horários do ônibus que pego são complicados. Apesar das minhas aulas começarem apenas às 10h, ainda assim preciso acordar cedinho porque não há outros horários do transporte. Eu acabo chegando muito cedo na faculdade - e acordando muito cedo também. Aí reside um desgaste, que aliado ao fato de eu ficar até de madrugada lendo os textos da faculdade, gera um cansaço que se acumula

Além disso, como são textos diferentes do que eu estava habituada a ler (em sua maioria, pois tenho alguns ficcionais para ler também, como Robinson Crusoé, O morro dos ventos uivantes...), demoro muito tempo em poucas páginas. É muita abstração, muitos termos técnicos e muita informação nova para depreender. No cômputo final? Dedico todo o meu tempo estudando para a faculdade, durmo pouco para dar conta de toda a carga de leitura e as leituras que desejo fazer e que não foram pedidas pelas disciplinas ficam num segundo plano que, até o momento, não teve chance na minha rotina bagunçada. Sem contar não ter tempo para a família, para o namorado, para procrastinar (assistir tv, passear no shopping, ir a uma livraria...)

Muitas pessoas me confortaram e disseram que é normal, que logo mais irei me adaptar e organizar melhor o meu tempo, sem contar engrenar melhor nas leituras teóricas. E eu realmente acredito nelas. Só não vejo a hora de ter mais tempo para mim mesma. E para me divertir um pouquinho que seja. A faculdade é incrível, as aulas são esclarecedoras e empolgantes e tudo está valendo a pena, com certeza. Mas faculdade, pode me devolver um pouquinho de tempo para eu conseguir respirar, por favor? Ou é pedir demais?

E vocês, já passaram por isso, ou mesmo temem ser engolidos pelos estudos? Temem, por isso, não conseguir ler o que querem?

26 comentários:

  1. Oi Mell! Isso aconteceu muito comigo nos primeiros anos da minha faculdade. Agora que estou no último as coisas andam um pouco mais tranquilas (só o tcc anda tirando meu sono), mas no geral, com o tempo, melhora mesmo! É uma questão de se adaptar. No meu caso, moro razoavelmente perto da faculdade, então isso não é problema, mas meu curso é integral, então fico das 7h as 18h na aula.
    Tinha dias que eu ficava desesperada por não dar conta da matéria e nem da minha vida pessoal, leituras, parecia que eu fazia tanta coisa e ao mesmo tempo não fazia nada. Mas me reorganizando tudo deu certo.
    O lado bom disso é que estamos fazendo coisas de que gostamos, mesmo que seja desgastante, e com o tempo eu tenho certeza que vc vai dar um jeitinho de organizar sua rotina de uma forma que vc consiga estudar e também ler outros livros que queira, sair, dormir, enfim!
    Desculpa pelo comentário gigante!
    Mas boa sorte Mell, no fim tudo vai se encaixando, você vai ver :)

    ResponderExcluir
  2. Então Mel, atualmente estou no 3º Ano do Ensino Médio e já estou me preparando psicologicamente para se Deus quiser, ano que vem ingressar em uma faculdade. Visto que esse ano, já estou começando a me organizar mais, como estudar todos os dias, separar os tempos de vídeos aulas que me ajudam em casa, enfim, N coisas. Mas eu acho que essa fase de você ''Habituar-se'' é normal. Acredito que lá na frente vai ser bem recompensador. Abraços :)

    ResponderExcluir
  3. Mell,


    Eu sei bem como é isso.


    Eu estou no ensino médio ainda, mas estudo em escola federal e tenho aula em tempo integral quase todos os dias. No último ano letivo, que acabou dia 24 de março, eu não consegui me organizar nem um pouco, li muito menos do que eu queria.


    Esse ano quero me organizar e me adaptar logo no início, não quero que as leituras fiquem de lado.


    Espero que consiga se adaptar logo, pois adoro as suas postagens e os seus vídeos no blog.

    ResponderExcluir
  4. Comecei a minha semestre passado e ainda to me adaptando um pouco e tentando conciliar, mas realmente você se acostuma e vai ficando mais organizado.

    ResponderExcluir
  5. Comigo acontece o mesmo, mas ao invés de ser no começo do curso, está sendo na reta final. Faço direito, e cada dia tenho que me dedicar mais para conseguir seguir a carreira jurídica. As vezes morro de saudades de voltar ao começo da faculdade e também não ter certas preocupações como, o que fazer agora com o fim da faculdade? Qual carreira seguir?
    Mas sei que no final todo o nosso empenho vai valer a pena e vamos colher bons frutos.
    E como você disse no seu vídeo de hábitos literários, agora procuro anotar e por em prática o que eu planejo no meu dia e principalmente as minhas leituras.


    Beeijos e boa sorte nesse começo de curso, aproveite cada dia! :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Mell, super força e sucesso nessa nova etapa de estudos e faculdade. Acho que o segredo é conseguir se organizar e se disciplinar para tirar um tempo para você! Aproveite o máximo de tempo que você tenha, tipo esse tempo desde que você chega na faculdade até o inicio das aulas, o tempo que vc gasta no ônibus (ou esperando ele) seja para estudar (em vez de estudar até altas horas da madrugada em casa) ou para o seu lazer e descanso mental, pq isso é muuuuuuuuuuuuuuuito importante para nãoo surtar e acabar não tendo o melhor aproveitamento nos estudos. O importante, e com o tempo vc vai descobrir, é encontrar seu melhor método de organização. Então, super boa sorte nesta busca! :)

    ResponderExcluir
  7. Ei Mell! Te desejo muita força nessa nova etapa da vida! Rsrs
    Eu, no penúltimo ano da faculdade, ainda sofro bastante com distribuição do tempo... Principalmente depois que voltei a trabalhar...
    Mas é a vida, e se Deus quiser, é só uma fase que em breve vai passar! ;)

    ResponderExcluir
  8. Mell, como já comentei no youtube, estou encerrando a faculdade, e não quero ser pessimista para você, mas sim realista, as coisas só vão piorar. A faculdade vai te consumir cada vez mais, com trabalhos, estágio, que acredito quer você tenha, e tudo mais que ela exige. Eu ainda sofro porque trabalho o dia todo e estudo a noite, meu cansaço é extremo, e acabei de passar pelo estágio, onde tive uma decepção muito grande comigo mesma. Estou sentindo uma "crise de consciência", porque amo minha área, mas justamente por isso acho que me precipitei para fazer a faculdade. Mas isso não vem ao caso aqui, porque acredito que você está fazendo algo de que gosta bastante e se identifica. Sei bem como é complicado, mas vá em frente, e boa sorte! Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Jéssica Lameirão14 de abril de 2015 12:28

    Olá Mell! Adorei o post, estou passando pela mesma situação que você. Estou no primeiro semestre, e parece que os estudos vão me "devorar"... Sorte para nós!!!

    ResponderExcluir
  10. Mell, isso aconteceu comigo no início da minha faculdade também.. Mas do meio pro fim já tinha meu grupo formado, todo mundo se ajudava e tudo mais. E é tão ruim a gente não ter tempo pra nós, né? Aquele tempo pra relaxar, ficar com a família e não pensar muito nas obrigações da faculdade é saudável sim e tenho certeza que você logo vai se organizar e arrumar um tempo no seu dia pra pensar em você =)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mell,

    Sei bem como é isso, tô passando por uma situação parecida. Entrei na faculdade no início deste ano e, desde então, tenho tido pouco tempo para as coisas que realmente gostaria de fazer. Falta tempo pra namorada e pra diversão. E o pior: quando tenho tempo, acabo que só quero descansar, ou seja, faço nada.

    Abraços,
    Lucas.

    ResponderExcluir
  12. OI,Mel! Isso também aconteceu comigo, principalmente nos primeiros períodos. Tive que ler textos teóricos, muitos de difícil compreensão. Passei dificuldade, às vezes lia e analisava vários livros por mês. Minha primeira aula era às 07:00 da manhã, então acordava às 04:00, pois minha faculdade era isolada do mundo hehe (Cidade Universitária da UFRJ, mais conhecida como Fundão). Fiz Letras em uma faculdade que era focada na pesquisa, então passava bastante tempo na biblioteca, o que era minha paixão. Conheci pessoas maravilhosas, entrei em contato com obras que me apresentaram a um novo mundo, um lado diferente da literatura que até então não conhecia.
    Vai valer a pena, você vai ver. Quando pegar o canudo daqui há alguns anos, você vai olhar pra trás e terá a certeza de que se pudesse faria tudo de novo.
    Sucesso sempre. Você merece! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Juliana Cirqueira1 de maio de 2015 06:30

    Mellzinha querida, calma!
    Eu sei como é tudo isso que você está passando. A minha faculdade ficava pertinho da minha casa, graças a Deus, à uns 20 minutos de carro, porém nem sempre eu tive carro e como lá as aulas começavam as 07:00 da manhã, eu passei 4 anos da minha vida indo dormir 00:00 ou 01:00 estudando e acordando às 05:30 pra conseguir sair correndo de casa às 06:15 para não perder o ônibus das 06:30 e chegar na hora. Tudo muito cronometradinho, durante muito tempo. Infelizmente é assim mesmo. Mas ainda bem que existem as exceções né? Feriados, dias em que simplesmente não vamos à aula, afinal não somos de ferro, dias em que a gente chega na segunda aula, enfim, rs. Nem tudo é a ferro e fogo. E de verdade, é como seus amigos disseram, com o tempo você acostuma (afinal é muuuuito tempo de facul né? rs). E uma hora você vai ver que está levando tudo de boa, aqui e ali, e vai até sobrar um tempinho para procrastinar! hehe. O bom de tudo é que você está fazendo algo que ama e está aproveitando muito, isso é impagável. Aproveite muito porque a gente sempre sente saudades depois, se eu pudesse voltaria e faria tudo de novo (quem sabe ainda não posso né? :). Espero que esteja amando tudo! Te desejo um monte de pequenas e grandes alegrias nesse novo percurso! E por favor, veja se não vá se esquecer de mim hein? Já estou com muita saudade! Quero te visitar de novo qualquer hora com mais calma, e quero que você venha conhecer meu cantinho também e passar uns dias comigo! Saudades de ti! <3 Beijo grandão.

    ResponderExcluir
  14. Acho que tcc e trabalhos finais sempre nos consomem, né? Queremos lapidar e fazer algo bacana e isso sempre exige muito.
    Já estou conseguindo me adaptar melhor, ainda bem! Espero que isso ainda melhore rs Você fez faculdade de que?
    E eu agradeço, isso sim, pelo comentário gigante - AMO! rs Me desculpe pela demora, já deve imaginar o que acontece para isso ;) Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu pensei que estava preparada para isso, mas é tão diferente, que a gente ainda assim se vê num beco sem saída até se adaptar realmente rs
    Também acho normal, e isso até num terceiro ano do ensino médio, como você está fazendo ao se organizar nele :) Tudo de bom e muito sucesso, que você consiga conquistar sua vaga na faculdade! Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Acho que a chave de tudo é organização, né? Mas é tãão difícil chegar nesse ponto rs
    Obrigada, Leandro, de verdade! E boa sorte e sucesso pra você :)

    ResponderExcluir
  17. A chave é organização, né? Mas é realmente difícil rs Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Sim, sem contar as diversas provas que a carreira exige, né? Não só OAB, mas concursos públicos etc
    Anotar tudo tem sido algo que me ajuda bastante no dia-a-dia, viu? Até as coisas que parecem mais inúteis rs
    Beijos, e obrigada, boa sorte para você também, nesse final de curso ;) Sucesso!

    ResponderExcluir
  19. Eu tento, mas é muito difícil eu conseguir não dormir na viagem, parece que jogam um pozinho do sono em mim rs Mas estou tentando, e estou usando o tempo até as aulas para acelerar muita coisa!
    Organização me parece ser a chave de tudo mesmo, espero conseguir chegar nela cada vez mais :)
    Obrigada pelo comentário! Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada, Dani, de verdade! :)
    Conciliar estudos com o trabalho é difícil mesmo, né? Infelizmente...
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu acredito nisso, Larissa rs E não acho que seja um pessimismo. É que você passa a exigir mais de si mesmo, e a querer lapidar mais os trabalhos. Sem contar que já tem seguimento para isso, então a exigência fica maior ainda mesmo.
    Conciliar trabalho com estudos é realmente muito difícil, né? Mas pretendo fazer isso já já, sim. Aliás, preciso fazer isso rs
    Abraços, e obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  22. Hahahahaha É essa a sensação mesmo! O que vem me ajudando bastante é anotar tudo, tudo mesmo, até o que parece mais banal :)
    Beijos, e sorte pra nós mesmo o/

    ResponderExcluir
  23. Ai, espero que sim, Isa. Realmente, preciso disso, e preciso me organizar para isso. Fica difícil sem. Um beijo, e obrigada por comentar aqui <3

    ResponderExcluir
  24. Exatamente, ando tão cansada que meu tempo livre se resume nisso rs
    O que tem me ajudado bastante é anotar tudo, tudo mesmo, até as coisas mais banais.


    Abraços! E sorte pra ti :D

    ResponderExcluir
  25. Ah, passei em direito na UFPR, é nesse Fundão também? rs Acabei não indo porque não conheço NADA daí, então fiquei com receio :(
    Pesquisa é uma área que me atrai bastante. E acordar 4h é complicado, né? :( Péssimo!
    Estou começando a me apaixonar seriamente pela faculdade, então acredito em tudo o que disse rs
    Beijão!

    ResponderExcluir
  26. Ai, Ju, nem me fale de horários cronometrados, isso dá nos nervos, né? rs Mas é como disse, já estou até começando a me acostumar. O que não está tão acostumado a isso é meu corpo. Estou na terceira gripe forte em dois meses, isso porque o ar condicionado do fretado é MUITO forte e tem diminuido a minha resistência :(
    E acho que você super pode começar tudo de novo, te apoio muito nisso! :D (está pensando em algo? :P)
    E como esquecer de ti? Ando sumida, principalmente do wpp, eu sei, mas você mora no meu coração sempre! <3 E quando puder, POR FAVOR, venha nos visitar novamente, dessa vez pra ficar mais tempo pra gente passear juntas. E agora eu acho que já sei ir/voltar do aeroporto de Campinas e dá pra te buscar certinho ;)
    Beijão <333

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo