26.1.15

Dicas: como ler livros em inglês?

Seja para saber como é a experiência, seja para melhorar as habilidades, creio que quase todo mundo já quis ler um livro em inglês.

Sempre que terminava de ler os livros, eu ficava com um gostinho de quero mais e, como eu já fazia curso de língua inglesa, surgia a curiosidade: como devem ser os livros em inglês? Será que as traduções são fiéis ao texto original? Um monte de pensamentos começou a invadir a minha cabeça. Então, decidi: iria me aventurar a ler livros naquela língua.

Resolvi começar por "Orgulho e Preconceito", na sua versão bilíngue. Resultado: não saí do primeiro capítulo. Muitas palavras e expressões que eu não sabia fizeram com que a leitura ficasse cansativa demais. Então, desisti logo. Ficou claro que comecei pelo livro errado, mas... Por qual começar? Resolvi perguntar à minha professora qual seria o melhor para o meu nível e contei a ela sobre a minha tentativa. Ela deu uma risadinha e falou que eu comecei pelo pior tipo de livro, os clássicos. Tudo é uma questão de evolução, ela disse. Eu deveria começar com livros mais fáceis e ir aprimorando minha habilidade de leitura, e, num futuro próximo, eu estaria lendo clássicos. De fato, foi assim. Comecei por livros simples e finos e estou indo para livros mais complexos. É tudo questão de exercício e costume.

Então, para o meu post de estreia, nada melhor do que dar umas dicas para quem quer começar o inglês e não tem noção de como.

1. Antes de comprar um livro em inglês, tente ler as primeiras páginas para ter uma noção de como é o nível de inglês e se é compatível com o seu.
2. Comece com um autor que você já conheça. Assim, você já estará familiarizado com escrita e com certas expressões que o autor usa.
3. Comece por livros mais finos. Ler livros em inglês não é muito fácil e livros grossos podem desincentivar você, já que são mais demorados. 
4. Leia gêneros literários mais simples. Não adianta querer começar com clássicos nas versões originais (como eu), já que a linguagem é bem rebuscada e com expressões e palavras que muitas vezes já caíram em desuso. Livros infantis e infanto-juvenis são ótimos para começar.
5. Leia livros que você já conheça a história. Ficará muito mais fácil entender o contexto. Ou então, leia as versões inglesa e portuguesa simultaneamente, será mais demorado, mas você consegue pegar mais vocabulário. Existem também as versões bilíngues, apesar de serem menos comuns.
6. Não tente traduzir palavra por palavra. Leia o parágrafo e veja se entendeu seu significado pelo contexto. Se, ainda assim, você não entender, parta para o dicionário.
7. Estabeleça uma meta diária, como, por exemplo, um capítulo por dia.
8. E-book readers. Apesar de eu não ser fã de e-books, devo admitir que ler livros em outra língua se torna bem mais prática no formato digital, pois, caso você não saiba o significado de alguma palavra,
basta pressionar a palavra com o dedo que você terá seu significado.
9. No mercado, existem livros de leitura simplificada em inglês (ou livros de leitura facilitada em inglês), que são divididos por níveis de inglês (do básico ao avançado) e existem vários títulos, desde clássicos até adaptações de filmes. 

Essas são as dicas que me ajudaram (e muito!) a começar ler livros em inglês. Foi como eu falei, ler na língua inglesa não é fácil. É meramente impossível você conhecer todas as palavras, expressões e gírias em inglês, então, não pare na primeira dificuldade. Persista. Quanto mais livros você ler, mais vocabulário você acumulará e mais fáceis ficarão as próximas leituras. 

Contem-me se vocês já leram algum livro em inglês ou se vocês têm curiosidade em ler algum livro específico em inglês. E, se não, que tal começar?  

E lembrem-se, "practice makes perfect" (''A prática leva à perfeição''). Persistam. Garanto que vale a pena.

6 comentários:

  1. Tentei ler meu primeiro livro em inglês, confesso que no início, fiquei um pouco confusa, mas depois conseguir ir me adaptando ao vocabulário e finalmente conseguir lê-lo. Agora estou pondo em prática a opção,ler um livro que já li em português, e realmente está muito mas fácil. Dicas valiosas, para quem quer começar a praticar.

    Abraços.

    http://batepapoliterarios2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Delcides Silverio Neto27 de janeiro de 2015 08:06

    Olá, tudo bem? Tenho muita vontade de começar a ler livros em inglês, por medo de estar perdendo o verdadeiro sentido dos livro com suas traduções, vc sabe me dizer se e diferente o original da tradução? Super curioso.




    abraço


    www.livricios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É bem normal ficarmos confusos no início mesmo. O que acontece é que muita gente desiste na primeira dificuldade. Se você persistir, consegue se adaptar à leitura. Se temos dificuldade na nossa própria língua, imagine em outra. É só persistir. :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bem e você? :)
    Gostei muito da sua pergunta. A tradução foi um dos maiores motivos para eu começar a ler livros em inglês.
    Com relação a sua pergunta, depende muito. Temos tradutores muito bons por aí, que conseguem passar o sentido por completo do texto original. Assim como temos muitas traduções mal feitas. Ou seja, depende muito. Mas vale a pena. É muito interessante saber como é aquele texto no original (na língua inglesa).
    Escolha um livro que você goste muito, compre o equivalente em inglês e compare para ver como foi feita a tradução. Posso dizer que é bem interessante. Tenta e depois me diz como foi. :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi Isis, tudo bem? Faz un tempo que estou com vontade de ler livros em Ingles. Meu nível é intermediário, ate que consigo entender bem algumas coisas. Estava pensando em começar pelo livro "A Culpa é das Estrelas", pois já li e é um livro curto. O que você sugere? Beijos e parabéns pelo post, muuuito bom! Sucesso 😉

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aghata! Tudo certinho. E você? Creio que você consiga ler sim, já que já sabe o que o livro aborda. Eu acho bem tranquilo o nível de inglês, pois a linguagem é bem simples. Mas, só para garantir, no site da Amazon (sem ser a do Brasil), você pode ler as primeiras páginas. Em cima da imagem da capa do livro, vem escrito ''Look inside''. Dá uma olhadinha, veja se consegue entender a maioria do que está escrito. :)

    Obrigada pelos elogios! Sucesso para você também! Tenho certeza que você conseguirá ler livros em inglês. :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo