3.8.14

10 livros que as pessoas fingem ter lido

Quando o assunto é literatura clássica, sempre tem aquele grupo de pessoas que, me desculpem, demonstram ser pedantes e intransigentes. Aí me pergunto se realmente leram tanto quanto parecem e dizem ter lido. 

Ultimamente meu hábito literário tem mudado bastante. De um perfil literário que só enquadrava Young Adults e contemporâneos, passei para um definido por uma mescla que considero ser bastante saudável para a minha idade: o dos YAs/contemporâneos e clássicos. Essa vontade me dominou aos poucos, mas minha curiosidade sobre os clássicos me leva a várias matérias e pesquisas interessantes. Uma delas é a publicada pelo The Guardian e intitulada "Open thread: have you ever lied about reading a book?"


A pesquisa revelou que mais da metade dos entrevistados possuem livros não lidos na estante. Aí está um ponto que me incomodou. A Michas já falou aqui no blog sobre ter mais livros do que se consegue ler, mas é uma boa oportunidade para dizer o que penso, pois tenho muitos (muitos mesmo) livros não lidos. Em parte por conta das promoções, mas vou dizer que adoro ter a possibilidade de ler um livro em qualquer momento que me dê vontade. E já possuir vários livros que se quer ler um dia, mesmo sem ter lido ainda, é uma vantagem quanto a isso. Eis aí o motivo de eu ter mais livros não lidos do que eu gostaria.

1) 1984 de George Orwell (26%)

2) Guerra e Paz de Leo Tolstoy (19%)

3) Grandes Esperanças de Charles Dickens (18%)

4) O apanhador no campo de centeio de JD Salinger (15%)

5) Uma Passagem para a Índia de EM Forster (12%)

6) O senhor dos anéis de JRR Tolkien (11%)

7) O sol é para todos da Harper Lee (10%)

8) Crime e castigo de Fyodor Dostoevsky (8%)

9) Orgulho e preconceito da Jane Austen (8%)

10) Jane Eyre da Charlotte Bronte (5%)

O livro mais mencionado foi 1984, do Orwell, recentemente resenhado aqui no blog e no youtube. Esse é um dos livros que eu mais tive vontade de ler e que eu mais demorei para ler. Em partes por conta de sua temática, mas nunca precisei mentir sobre isso. Aliás, risquei os livros que eu já li, e não, não menti sobre absolutamente nenhum rs Bem que eu gostaria de já ter lido Jane Eyre, Crime e castigo e O senhor dos anéis, dois livros que também estão há muito tempo em minha lista de livros para ler.

Interessante notar que muitos da lista possuem uma adaptação cinematográfica famosa sendo este possivelmente um dos motivos que levam à mentira. Outra pista é a incidência de alguns na sala de aula (quem nunca quis ter aulas de "inglês" nos EUA para aprender sobre muitos livros bacanas?)

E você, já fingiu ter lido algum livro? E dessa lista, qual ou quais já leu? Deixe nos comentários o que pensa a respeito :)

12 comentários:

  1. Eu sempre fui curiosa quanto aos clássicos, mesmo eu lendo mais YA. Sempre tive curiosidade, porque, afinal se é considerado clássico deve ter um bom motivo pra isso. O meu problema sempre foi mais com os clássicos brasileiros, que, mesmo com vontade de ler, eu ainda torço o nariz. Mas enfim, da lista eu li somente 1984 (e demorei bastante, por causa da temática também :P) Mas sou louca por 'O senhor dos anéis' e por 'O apanhador no campo de centeio'. Alguns outros eu tenho muita vontade de ler, muita mesmo. E outros, eu não conhecia o título ;)
    E nunca fingi ter lido um livro, por incrível que pareça ;) Mas acho que já fingi ter assistido um filme ~clássico~ uhehehe xD
    Kissus

    ResponderExcluir
  2. Li 7 desses livros! Me surpreendi um monte com o número!
    Não sei por que as pessoas sentem necessidade de mentir ter lido algo (isso também serve pra filmes, séries e coisas do gênero). Se a leitura não é compartilhada por alguém, não há necessidade de sentir vergonha: sempre vejo isso como oportunidade de aumentar meu próprio repertório de leituras e dar chance pra aquele livro empoeirado lá na estante.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mell,
    não me envergonho de não ter lido nenhum dos livros citados até hoje pois acho que para certos tipos de leitura precisamos ter pouco de maturidade e bagagem intelectual para compreender a crítica que ele faz. Hoje eu me sinto mais segura para ler "Crime e castigo" do que há seis, sete anos. Atualmente estou alternando "jovens adultos" com clássicos e os próximos da minha lista serão "O sol é para todos" e "Dom Casmurro".


    Ah, esqueci de falar, eu fiz um blog, não sei se você viu no Instagram. O endereço é : www.livroscafeeprosa.blogspot.com


    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Dos livros citados o Apanhador no Campo de Centeio é o meu preferido (e já lido realmente). Bem curiosa a lista. Só li três do total. Com vontade de começar Orgulho e Preconceito e Passagem para a Índia :)

    ResponderExcluir
  5. Território das G.5 de agosto de 2014 20:39

    Olá, Mell
    Tudo bem?
    Dos livros citados, vou confessar que ainda não li nenhum rsrsrs.. 1984 é o livro que eu mais quero ler dessa lista, vamos ver se eu consigo.. Amei os dados!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  6. Nunca menti sobre isso. Tem vários da lista que nem tenho, alguns até que sou louca para ler. Só li Orgulho e Preconceito. E nem tenho vergonha de dizer isso. rs

    Cada um no seu tempo e com suas escolhas. Não é?!

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  7. Não li nenhum desses kkkkk. Fingi ter lido "a hospedeira", da mesma autora do crepúsculo, e meu Deus!!! Alguém na face da terra aguentou ler aquilo?? Esse livro foi o único livro da minha vida que eu passei pra frente. Mesmo que eu desgoste do livro eu ainda fico com ele, mas a hospedeira foi ódio eterno.

    ResponderExcluir
  8. Acho que nunca menti sobre isso. Não faz sentido nenhum, o que você ganha com isso, Kudos?
    Infelizmente as pessoas dão muito valor para o que as outras pensam delas, além de viver como se estivessem sempre brigando pra ver qual é a mais 'cool'. A vantagem de não ligar muito pra isso é justamente não perder tempo fazendo de conta que leu, e usar esse tempo pra realmente ler algo.


    Beijos,
    Thiago - http://gentlegeek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Mell, você acha que O Sol é Para Todos é um livro difícil de entender? Tenho 12 anos e queria lê-lo, mas tenho medo de que não seja exatamente para minha idade (É, eu amo ler). Beijos!
    www.umaunicornio-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Visita meu blog também, por favor! O link tá aí em cima :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Mel! Pois então, fico bastante chateada com o preconceito que as pessoas tem com quem não lê clássicos. Eu particularmente ainda não estou nessa onda, mas acredito que um dia possa me interessar por alguns destes da lista.
    Ótimo post, como sempre :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Mell, acho muito relevante o que falou, mas faltou lembrar de outra coisa mais chata que pessoas que fingem ter lido... Os que não leram e falam mal.. :3 ninguém é obrigado a ler, mas n ler e ainda meter o pau na história que ouviu (ou viu em adaptações cinematográficas) é tenso... Faço filosofia e já perdi as contas de quantas vezes ouvi pessoas falando mal da obra ou do filósofo/sociólogo que escreveu sem ter lido. "Pseudo cults", não faço ideia do que ganham c esse tipo de coisa...

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo