Editora: Aleph
Páginas: 336
ISBN: 9788576571551
No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas do cinema por Stanley Kubrick.
Sobre o que se trata
“As barreiras da distância estão desmoronando; um dia encontraremos nossos iguais, ou nossos senhores, entre as estrelas. Os homens têm levado muito tempo para encarar essa perspectiva; alguns ainda esperam que ela jamais venha a se tornar realidade. Cada vez mais pessoas, entretanto, estão se perguntando: “Por que esses encontros ainda não aconteceram, já que nós mesmos estamos prestes a nos aventurar no espaço?” (…) Eis aqui uma possível resposta a essa pergunta muito sensata. Mas, por favor, lembrem-se: esta é apenas uma obra de ficção. A verdade, como sempre, será muito mais estranha", em prefácio escrito pelo autor. [Fonte]
Uma odisseia no espaço é dividido em seis partes. Já na primeira, o leitor é inserido num ambiente hostil e muito remoto, onde os seres humanos ainda não existem, mas seus ancestrais homens-macacos, sim. Porém, essa espécie ainda não desenvolveu a racionalidade, sendo vítima de inúmeros ataques de predadores e do próprio meio em que vive. Tudo muda quando um monolito (ou monólito, como preferir) surge em vários pontos da Terra. Um deles passa a comandar um grupo desses homens-macacos e, a partir disso, esses seres começam a desenvolver técnicas de sobrevivência, como ao descobrir, através dos comandos desse estranho objeto retangular e preto, que pedras servem para matar outros animais que costumam predá-los.
Disso, há um salto temporal para 2001, onde um astronauta recebe a missão de ir até a lua para ajudar a solucionar um aparente mistério encontrado por lá. Nesta segunda parte, é apresentado o motivo de toda a odisseia que ocorrerá a partir da terceira parte. Tal odisseia consiste numa viagem pelo espaço em busca de respostas a certos questionamentos levantados pelo mistério lunar.
Minhas impressões
2001 foi o primeiro livro do gênero ficção científica que li e, adiantando, foi uma das melhores experiências de leituras que tive. E uma das mais peculiares, também.
Digo isso porque a história além de proporcionar aventuras que me fizeram viajar para locais totalmente inimagináveis, trata de questões existenciais de tamanha importância, principalmente ao abordar a possibilidade de vida fora da Terra. Sou bastante curiosa quanto a esse tema, e mais do que tópicos sensacionalistas, gosto de ler sobre ele com seriedade. E é exatamente isso que o autor faz.
A escrita é um dos pontos mais positivos do livro. Por se tratar de ficção científica e de uma viagem no espaço, é claro que o livro tem termos técnicos e situações desconhecidas por nós (sobretudo por quem não é da área da física e da astronomia), porém em nenhum momento me senti entediada ou sem entender o que estava se passando. O autor sabe explicar muito bem tudo o que expõe, e não me fez perder o interesse por aquilo que estava sendo narrado. Talvez esse seja o ponto alto da obra criada por Clarke. Ela é realmente muito bem escrita.
Além do questionamento sobre a vida e o universo, que está presente sobretudo nos momentos finais da história - onde, curiosamente, ocorre o clímax -, há algumas críticas incitadas pelo autor. Uma delas é direcionada ao sistema técnico e informacional da época, comandado sobretudo por uma mega empresa de informática, a IBM. A nave espacial da odisseia, chamada de Discovery, é comandada não pelos humanos, mas sim por HAL 9000, um computador programado para não ter falhas. Porém, no decorrer da aventura, algumas situações colocam em risco a perfeição da máquina. Será que o sistema é realmente eficaz e inteiramente funcional? HAL seria, ainda, as letras que precedem as de IBM.
E para quem gosta do filme homônimo e ainda não leu este livro, uma notícia boa: este é um daqueles raros casos em que o filme não foi baseado no livro. Ainda, tanto o roteiro do filme quanto o livro em si foram escritos ao mesmo tempo. E Clarke participou do processo de criação do roteiro junto de Stanley Kubrick. Por isso, dizem que ambas as histórias são bem fieis, apesar das divergências que sempre existirão na questão filme x livro.
Eu adoro livros em que o assunto se passa no espaço, universo, planetas.. Isso me faz querer ler. Já tinha ouvido falar nesse livro e super já tá na minha wishlist! =) Quero muito ler!
ResponderExcluirhttp://quasedemanha.com
Oi Mell!
ResponderExcluirQue coincidência, postei minha resenha desse livro hoje também, ahehaehae. ♥
É fantástico, né? Eu fiquei apaixonada. Achei a escrita bem simples, diferente do que eu esperava de uma obra de ficção científica desse calibre. E cara, essa edição ♥ é espetacular, né?
Eu li alguns livros esse ano, e vou te dizer que 2001 está no topo dos favoritos de 2014. :DDDD
Beijão, linda ♥
Oi, td bom?
ResponderExcluirPrimeiro, o cabelo tá lindo! :D
Eu ando super afim de ler ficção científica (é até engraçado, nunca tinha me atraído antes, mas tenho ouvido falar tão bem que deu vontade). Não assisti ao filme e confesso que esse livro me chamou a atenção, a priori, por causa da edição linda! haha
Beijos
http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br
Oi...
ResponderExcluirNunca li NADA de ficção científica.. E sua resenha me chamou mta atenção :)
Nada a ver c o assunto: seu cabelo ta lindo!
http://foreverabookaholic.blogspot.com.br
Oi Mell, lembrei do vídeo da Bookshelf Tour e lembro que você tava atras de uns apoios de livro, olha aqui http://www.etna.com.br/APARADOR-LIVRO--FLOWER-METAL-82317.aspx/p
ResponderExcluirNunca tinha lido, também, e adorei esse primeiro contato ;) Dê uma chance, depois me diga o que achou.
ResponderExcluirAh, e obrigada hahahaha Tomei coragem ;)
Oi, Rafa! Muito obrigada, tive que tomar coragem para cortar, mas agora está tudo mais prático hahaha
ResponderExcluirEu também nunca tinha me atraído, agora estou doidinha pelo gênero. Veremos como serão as próximas leituras que farei dele... A edição é lindona, e adoro o tema abordado pelo livro. Ele consegue ser bem filosófico, misturar exatas com humanas de formas diferentes ;) Se der uma chance ao gênero, me conte depois o que achou, tá?
Beijão!
Aee, que lindo! Estava esperando a sua resenha, mesmo. Só que, ainda não consegui sentar pra ler :(((((((( Cursinho sugando minha vida "social" :((((( E meus prazeres :((((
ResponderExcluirEdição, escrita, tema... Tudo de primeira mesmo! Amei :)
Ele também está entre os melhores até o momento, mas nada superou O sol é para todos, ainda. Já leu esse?
Beijão <3333
É muito bacana esse tema, mesmo, Isa! Ainda mais com a filosofia por detrás dele... Leia, sim ;) Depois me conte o que achou.
ResponderExcluirBeijos
Ainda não li esse não, Mell! Mas tenho ele lá em casa pra ler *-* haheahe. Mas vou te dizer que tá difícil de bater 2001, hein, vai ter que ser MTO BOM, aheuhaeae. Beijo!!!
ResponderExcluirLouca pra ler esse livro. Além da historia sensacional ele é lindo, com esse design imitando um monolito. A editora esta de parabéns por essa edição :)
ResponderExcluirNecessito muiiiito desse livro.... História me chamou atenção tanto pela resenha escrita quanto pela em vídeo! Super ansiosa para te-lo em mãos apesar do preço abusivo.. :))
ResponderExcluirOi tudo bem? Nossa quero muito este livro... sou fã das publicações da Aleph :)
ResponderExcluirmuito amor *_*
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro , amo o filme , então o livro deve ser melhor ainda :3
ResponderExcluirQuero muito!!!! Louca pra ser sorteada!!!! Uhu
ResponderExcluirquero bastante ler o livro, sempre tive vontade de ler mas nunca consigo comprar :((((
ResponderExcluirNossa, esse livro parece ser muito bom. Parabéns, adorei a resenha!
ResponderExcluirNunca li Ficção Científica e pela resenha ,esse parece ser um bom livro pra começar :)
ResponderExcluirQuero Ler esse livroo
ResponderExcluirTenho que ler....deve ser massa
ResponderExcluirTenho que ler urgente
ResponderExcluirEu ja vi algumas resenhas sobre o livro e acho a arte gráfica dele linda. Simples, mas perfeita *0*
ResponderExcluirEu quero <3
ResponderExcluirAdorei a resenha, Mell! Nunca li Ficção Científica, acho que quero muito começar por esse, visto que você fez o mesmo e adorou! Beijos
ResponderExcluirEsse livro deve ser muito bom e a edição desse livro que parece um Monólito é lindo.
ResponderExcluirDoido pra ler esse livro *-*
ResponderExcluir2001 também será a minha primeira imersão em ficção científica :)
ResponderExcluir2001 também será a minha primeira imersão em ficção científica!
ResponderExcluirGostei da resenha. Amo o filme, especialmente por ser dirigido pelo Kubrick, e o livro deve ser um complemento genial para o final do filme, o qual muita gente não entende. E gostei bastante da editora ter feito o livro na forma do monólito...
ResponderExcluirEsse livro já e perfeito por ser ficção científica! =D
ResponderExcluiraaaaah Mell! Tenho tantos livros na lista de compras (socorro!), mas esse me parece que vai "furar fila" rs. Primeiro: a edição lin-da! Segundo: o tema interessante! E pra completar: sua resenha! Preciso ler o livro e assistir ao filme pra ontem!
ResponderExcluirLivro lindo *--* louca pra lê-lo já a muito tempo!! (adoorei a resenha, dá mais vontade ainda)
ResponderExcluirJá vi muitas pessoas falando desse livro. Uma amiga também me disse que é bom. Então estou ansioso para lê-lo.
ResponderExcluirHum.. muito bom!! Esses pontos de vista filosóficos, portanto questionadores são o máximo. E astrofísica também é linda!!! Possíveis experiencias virão com este lindo livro!
ResponderExcluirEstou louca por esse livro Mel, achei linda essa edição.
ResponderExcluirDepois dessa resenha minha vontade de ler esse livro aumentou mil vezes! amei
ResponderExcluirO filme até hoje é a melhor visão futurística de um diretor, não vejo a hora de ver o livro...
ResponderExcluirMell eu li o livro recentemente e achei assim demais,foi Muito bom mesmo muito obrigado pela recomendação,no início o livro realmente estava meio chatinho mas depois ficou muito legal.
ResponderExcluirEstou muito ansiosa para ler esse livro *-*
ResponderExcluirDeve ser muito bom. Dos livros que eu li que o Kubrick adaptou para o cinema, os roteiros não eram lá muito fiéis a obra original, mas isso de não ser adaptação acaba com isso no caso do 2001.
ResponderExcluirParece um ótimo livro!!!
ResponderExcluirAdorei a sua resnha como sempre elas me ajudaram bastante,estou muito interessada :) Beijo Mel
ResponderExcluirPreciso urgentemente desse livro!
ResponderExcluirNunca li, mas quando assisti ao filme do Kubrick me apaixonei. Preciso muito desse livro! E aliás, que edição maravilhosa hein? Beijão, Mel!
ResponderExcluir