12.3.14

Quote da semana #14 - O sol é para todos

(Coluna criada pelo blog True-Luv)

Eu sei que faz semanas que não posto quotes para discutirmos a respeito. Perdoem-me pelo lapso (tenho motivos, que vou explicar brevemente: início das aulas e períodos integrais de aulas), mas voltei com váárias quotes, e não somente uma, do livro O sol é para todos, que é a última resenha publicada aqui no blog. É simplesmente lindíssima a mensagem principal transmitida por ele, um clássico que indico fortemente à todos que gostam de uma leitura mais "papo cabeça", sabe?

- Bem, quase todo mundo acha que eles é que estão certos e que você está errado.
- Eles têm o direito de pensar isso, e suas opiniões devem ser respeitadas - disse Atticus. - Mas antes de poder viver com os outros, eu tenho de viver comigo mesmo. A consciência de um indivíduo não deve subordinar-se à lei da maioria.

- Preferia que você só atirasse em latas no quintal, mas sei que vai caçar passarinhos. Pode matar todos os gaios que quiser, se conseguir acertá-los, mas lembre-se de que é um pecado matar um pássaro imitador.
-Foi a única vez que ouvi Atticus dizer que alguma coisa era pecado. Perguntei o motivo a Mrs. Maudie.
- Seu pai tem razão - ela disse - Os pássaros imitadores nada fazem a não ser cantar para agradar aos nossos ouvidos. Eles não estragam o jardim de ninguém, não ninhos nos milharais, apenas cantam para alegrar os nossos corações. É por isso que é um pecado matá-los.

Os senhores conhecem a verdade, e a verdade é a seguinte: alguns negros mentem, alguns negros são imorais, não podemos confiar em alguns negros quando se trata de mulheres - brancas ou negras. Mas está é uma verdade que se aplica a toda a raça humana, e não a uma só raça em particular. Não há uma só pessoa neste tribunal que nunca tenha dito uma mentira, que nunca tenha cometido um ato imoral, e não existe homem no mundo que nunca tenha olhado para uma mulher com desejo.

- Não, Jem, eu acho que só existe um tipo de gente: gente.

- É direito odiar Hitler?
- Não - respondeu Atticus - Não é direito odiar ninguém.

Como comentei na resenha, os temas que surgem durante a leitura deste livro maravilhoso despertam reflexões sobre os direitos de cada ser humano, sem exceções, e sobre a bondade (ou a maldade) presente em toda a conduta social. Livro riquíssimo, em resumo!

E aí, gostaram das passagens? Concordam com as críticas? Já leram o livro? Vamos conversar sobre ;)

4 comentários:

  1. Leitores Possessivos13 de março de 2014 16:43

    Oi, Mell! Li sua resenha do livro e agora, depois da Quote da Semana, fiquei com ainda mais vontade de ler O sol é para todos. Acho que é daqueles que prende a atenção do leitor e nos deixa vidrados, além de tratar de vários assuntos interessantes, o que me encanta.

    Ah, preciso dizer que sou fã dos seus vídeos e sempre passo no seu canal no youtube, haha!

    Beijos,
    Ayanna
    http://leitorespossessivos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mell,

    Adorei as quotes! Esse livro parece ser daqueles que quando terminamos ficamos com várias questões para serem discutidas em nossa cabeça...Assisti sua resenha do livro e vi que você gostou bastante dele.
    O livro parece ter muitas discussões sobre o que é certo e errado e muitas reflexões a serem feitas, pelo que pude perceber através das quotes.

    Beijo :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mell! Adorei as quotes... Esse e um dos clássicos que quero muito ler... E as tempo que não leio um clássico. Preciso mudar isso!!

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br
    www.facebook.com/foreverabookaholic

    ResponderExcluir
  4. Estou com esse livro em casa pra ler *-* Depois que li 'Passarinha', fiquei com uma vontade gigantona de ler esse, que é um clássico, né. :)

    Beijoca ♥

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo