21.3.14

Falando sobre livros

Oi, gente! Tudo bem? Fiquei muito feliz quando a Mell me convidou para ser colunista aqui no Literature-se e acho que a melhor forma de começar essa parceria é me apresentando para vocês. Me chamo Michelle (mas pode me chamar de Michas), tenho 23 anos e adoro ler. Também tenho um canal no Youtube e foi por lá que conheci a Mell e o trabalho dela. Foi assim que percebi também que temos gostos literários bem parecidos. Por isso, espero que gostem do que vou escrever por aqui.

Ainda na linha de apresentações, gostaria de aproveitar este primeiro post para apresentar alguns fatos e preferências literários que tenho e acho que a tag Falando Sobre Livros (que eu vi no blog Sonhar de Olhos Abertos) vai me ajudar. Ninguém me marcou, mas quis responder mesmo assim. Sou dessas. Vamos às perguntas?


1. Qual foi o primeiro livro que você leu?
Essa é uma pergunta meio difícil, já que não tenho uma recordação muito precisa do primeiro livro que li. Lembro que aos 8 anos adorava O Menino Maluquinho, do Ziraldo. Li várias vezes e acho que está entre as minhas primeiras leituras.

2. Qual é o seu livro preferido?
Outra pergunta difícil já que é impossível para esta que vos escreve escolher apenas um livro entre os que considera seus favoritos. Aqui estão alguns: O Apanhador no Campo de Centeio, O Morro dos Ventos Uivantes, O Pequeno Príncipe, A Sombra do Vento, As aventuras de Tom Sawyer, Harry Potter e a Pedra Filosofal ( na verdade, é a série toda) e A História Sem Fim.

3. Que livro você está lendo?
Sou uma pessoa que, de vez enquanto, empaca nas leituras. Quando isso acontece, começo a ler outro, por isso, estou sempre lendo mais de um livro "ao mesmo tempo". Os do momento são: Insurgente, de Veronica Roth, e Lolita, de Vladmir Nabokov.

4. Existe algum livro que você abandonou?
De acordo com meu perfil no Skoob, abandonei cinco livros na minha vida. O mais recente é A menina que roubava livros. Tentei, gente, mas não deu. Me desculpem.

5. Qual livro você leu por indicação de alguém e gostou? E qual odiou?
Desde que comecei a assistir vídeos no Youtube acabei conhecendo muitos autores e muitos livros. E sim, alguns foram ótimas recomendações, enquanto outros foram grandes decepções. Gostei bastante de O Circo da Noite e O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, mas não consegui amar Anna e o Beijo Francês.

6. Liste três casais literários que você gosta.
Cathy e Heathcliff (O Morro dos Ventos Uivantes), Rony e Hermione ( Série Harry Potter) e Elizabeth Bennet e Mr. Darcy (Orgulho e Preconceito).

7. Quais são os três personagens femininos de que você mais gosta? E os masculinos?
No momento, as personagens femininas são Celia Bowen (O Circo da Noite), Sadie Kane (As Crônicas dos Kane) e a Lettie (O Oceano no Fim do Caminho). E os meus personagens masculinos preferidos da vida são Mr. Darcy (Orgulho e Preconceito), Fermín Romero de Torres (A Sombra do Vento) e Holden Caufield (O Apanhador no Campo de Centeio).

8. Alguma personagem feminina que você não gosta? E masculina?
Odeio profundamente a Daisy Buchannan, de O Grande Gasby,e o Gale, de Jogos Vorazes.

9. De qual livro você mudaria o final?
Mudaria o final de As Relíquias da Morte, tirando aquele "19 anos depois". Adoro a série Harry Potter e seu desfecho, mas achei esse epílogo muito infeliz (por falta de palavra melhor); entendo que a autora queria mostrar como a vida dos personagens ficou, mas ainda assim, não gostei da forma como foi feito.

10. Recomende dois livros (e insira a sinopse deles).

A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón)
Ambientado na Barcelona pós-Guerra Civil Espanhola, o livro traz a história de Daniel Sempere, um rapaz de 16 anos que, quando criança, conheceu o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, ele teve contato com A Sombra do Vento, livro de um escritor desconhecido chamado Julián Carax. Ao longo dos anos, o Daniel continuou fascinado pelo livro e procurou saber mais sobre o autor e suas obras, mas jamais conseguiu descobrir informações de seu paradeiro. As coisas começam a ficar mais misteriosas quando um sujeito saído das sombras começa a queimar os livros de Carax.

E não sobrou nenhum (Agatha Christie)
Dez pessoas são convidadas por um misterioso anfitrião para passar alguns dias em uma casa de praia. Na primeira noite após a chegada dos convidados todos escutam uma voz que parece sair das paredes da sala. A voz acusa a todos no recinto de terem cometido algum crime que, mesmo sem a intenção, acabou levando a morte de alguma pessoa. Nos próximos dias, pessoas começam a morrer e a única pista para o que pode estar acontecendo está na letra de uma cantiga infantil.


Espero que tenham gostado das minhas resposta e recomendações. Alguém aí já leu algum desses livros? Me digam o que acharam nos comentários. Não vou marcar ninguém nessa tag, mas quem quiser, pode responder. Só não esqueçam de colocar os créditos, ok? Adoraria ver as respostas da Mell para essa tag, e vocês? Ah, sintam-se à vontade para sugerir posts que vocês gostariam que eu escrevesse, ok? Agora vou ficando por aqui! Até o próximo post :)


 » Blog » Facebook » Youtube » Skoob » Twitter

16 comentários:

  1. ME DÁ UM ABRAÇO:

    - (...) O mais recente é A menina que roubava livros. Tentei, gente, mas não deu. Me desculpem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaa, abraço! Realmente não consegui gostar desse livro...

      Excluir
  2. Amei! Que legal, pena que não gostou de A Menina que Roubava Livros, mas é assim mesmo, minha mãe também achou péssimo, gosto é gosto! E também não gostei do "19 anos depois", fiquei bem decepcionada com aquilo. Adorei a tag!
    Beijos, Lu!
    http://gimmeflowers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Luana, queria tanto ter gostado de A menina que roubava livros, mas a narrativa da Morte me irritou muito. Não conseguir ir adiante. Mas fico feliz por saber que não fui a única :)

      Nossa, me frustrei demais com o epílogo de Harry Potter. Não acho que fez juz à série. :(

      Fico feliz que tenha gostado da tag :)

      Beijos

      Excluir
  3. Perguntar sobre o primeiro livro é cruel, ehn? hahaha

    Tentei ler O Morro dos Ventos Uivantes, mas acho que não era a hora ainda rs E eu amo de paixão O Apanhador no Campo de Centeio. Mas pra que ser tão caro assim? Já viu o preço da edição brasileira? <3 E a Daisy é puro ódio, mesmo! Arght!!

    Acho que ela deveria ter tirado o epílogo e continuado a série a partir de 19 anos depois HAHAHA Simples.

    E sou louca para ler E Não Sobrou Nenhum, mas sabe do meu drama para achar a edição que mais quero, certo? Não acho de jeito nenhum :(

    Beijão, Michas, e obrigada por ter topado essa parceria. Amei o post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível saber qual foi o primeiro livro que li, ahaha!

      O Morro dos Ventos Uivantes pode ser um livro meio estranho no começo. Recomendo a leitura em época de inverno, sabe? Dia frio, com chuvinha...
      O Apanhador no Campo de Centeio é incrível, preciso reler de novo. Toda vez que leio me lembro do motivo de amar tanto essa história. Eu acho um ABSURDO o preço do livro aqui no Brasil. E só tem uma edição, né? Um horror!

      Se eu pudesse entrar em uma história e dar um soco na cara de um personagem, bateria na Daisy. ODEIO A DAISY.

      Menina, é impossível achar essas edições lindas da Agatha, viu? Tô querendo uma que nem a sua de O Assassinato de Roger Ackroyd e quem disse que acho? Aliás, quase impossível achar esse livro. Não tem nenhuma editora publicando :(

      Beijos, Mell. E eu é que agradeço pelo convite :)

      Excluir
  4. Oi Michas, prazer kkkk.
    Legal te conhecer.
    Tá, parei com a brinks.

    Daisy e Gale são odiáveis mesmo, acho que não existe resposta melhor.
    Agora, me surpreendi com a Sadie, sério mesmo que vc gosta tanto dela assim?
    E acho que sou a única pessoa do mundo que realmente gosta daquele epílogo de HP.
    Beijos e muito sucesso aqui no Literature-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, oi, Stela! Prazer em te conhecer também :)

      Nossa, Daisy e Gale estão na minha lista de personagens detestáveis. Acho que nenhuma supera a Daisy na categoria feminina. Na masculina, temos sempre o Jared. E o Edward.

      Adorei a Sadie Kane! A narrativa dela sempre me fazia dar gargalhadas, o humor e o sarcasmo dela são ótimos. Adoro a Sadie ahahah

      Stela, acho, de verdade, que você é a única que gostou do epílogo de HP. Não que o futuro de Harry e seus amigos tenha sido ruim, mas a forma como foi colocado...ai, muito infeliz. Não gostei mesmo.

      Beijos e muito sucesso para você também :)

      Excluir
  5. Muito bom ter vc por aqui...rs
    Quando eu li A menina que roubava livro no começo n curti mas insisti e depois td fez um certo sentido.
    Eu recomendo o filme que é mt fiel ao livro mas tirou algumas parte que na minha opinião deixou o filme mt bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Talita! Fico feliz que tenha gostado da minha presença por aqui :)

      Bom, já me disseram que A menina que roubava livros melhora mais pra frente, mas não consegui ir adiante. É ótimo saber que o filme tirou as partes "chatas", pois me deixa com vontade de conferir :)

      Excluir
  6. Olá! Gostei muito de saber de uma nova colunista! Gostei da TAG, acho q vou fazer, pq tbm sou dessas! kkk! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mah!

      Fico feliz que tenha gostado da coluna e da tag! Responda sim, depois passe o link para a gente conferir :)

      Beijos

      Excluir
  7. já me encantei absolutamente por você! Seu gosto literário é simplesmente perfeito. Tirando Harry Potter (agora eu que tenho que pedir desculpas hahaha).
    E Mr. Darcy.... Quem não ama esse casal? Você já ganhou um canto no meu coração rs
    Beijos


    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  8. Como assim você odeia o Gale? HAHAHA. Enfim, seja bem vinda ao blog! Conte comigo aqui para te prestigiar sempre. ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Nao consigo me lembrar o primeiro livro qu li... E pedir muito kkkk


    E sobre a sombra do vento: preciso ler esse livro! So ouco elogios!!

    Que bom q vc vai escrever aqui tambem! Adoro o canal das duas!

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Michas! Também empaquei na Menina que roubava livros. Já recebi milhões de ORDENS pra voltar a ler por que vale a pena, enfim.... voltarei um dia hehe
    Outro livro que não consegui terminar foi A Sombra do Vento. Sei que o Záfon é viciante (uma amiga minha o ama), me identifiquei muito com o Daniel pelo vínculo sntimental que ele tem com os livros que parece muito com o meu, mas não conseguia progredir no livro. Achei que ficou um pouco parado naquele mistério, enfim.... esse não sei se vou retomar por que era emprestado, mas quem sabe...
    Não conhecia o blog, mas já gostei.
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo