28.2.14

Discussão: tenho mais livros do que posso ler

Hoje resolvi fazer um post diferente dos que costumo escrever: quero levantar uma discussão. Mais precisamente uma discussão sobre compras de livros; e para fazer isso, vou compartilhar um pouco da minha experiência pessoal como leitora e, claro, compradora de livros.


Meu nome é Michelle, tenho 23 anos e sofro de um problema sério.

Desde meus 16 anos um fato tornou-se recorrente em minha vida: sempre tenho mais livros do que consigo ler. Nunca foi um número muito alto, normalmente uns cinco ou seis livros. Mas vou confessar que de uns anos para cá as coisas começaram a ficar um pouco descontroladas. Principalmente depois que criei o blog, em 2012, e o canal, um ano depois. Estimo que, no momento, devo ter mais de 50 livros não lidos na minha estante.

Não que eu ache ruim gastar dinheiro em livros; muito pelo contrário, no mundo de hoje, acho que quem lê é privilegiado, certo? O problema é a completa falta de controle na hora de comprar livros. Um exemplo: entro em uma livraria dizendo que comprarei, no máximo, um livro e só se tiver com um preço justo e se for algo que eu realmente quero ler. Mas aí, depois de alguns minutos observando as estantes e conferindo as novidades, saio da loja com dois ou três livros. Normalmente, com preços bons, mas ainda assim, não cumpri a minha palavra. Com as lojas online as coisas ficam ainda piores: ofertas toda semana, cinco livros pelo preço de dois, coleções completas por metade do preço, e por aí vai. Compras em sebos ocorrem de forma parecida, mas com menos gastos. Quando me dou conta, tenho uns dez livros novos no fim do mês, e só costumo ler a metade do número no mesmo período de tempo.

Confesso que, a principio, não me incomodei. Achei que fosse normal, já que havia acabado de entrar nesse mundo de blogs e canais literários. Pensei que seria uma fase e que, em breve, as coisas voltariam ao normal. Mas não voltaram. Em alguns meses compro mais, em outros compro menos, mas isso não importa, já que a pilha de livros não lidos continua a aumentar de uma forma que não é proporcional à quantidade de livros lidos. É assustador. Muitos livros, pouco tempo.

Pensando nessa situação que estou vivendo e sabendo que não sou a única, gostaria de saber quem aí sofre deste mesmo mal (?) e o que fazem nessas horas. Também adoraria ler a opinião de quem é um pouco mais controlado e de quem nunca parou para pensar nisso. Dicas serão muito bem-vindas.

59 comentários:

  1. Meu maior problema é ver livros que quero em promoção. Quando não vejo nenhuma, até que consigo dar uma controlada (de vez em quando rs), mas se tiver na promoção eu pego o cartão de crédito na carteira e quando vi já comprei.
    Foram poucas as vezes que sai de uma livraria sem pelo menos um livro. Se eu ficar muito tempo dentro de uma, começo a procurar muito e acho os que quero, ai já, né? Fica dificil controlar quando você tá com seu objeto de desejo bem ali em sua mão.
    No momento tenho entre 50 - 60 livros não lidos na estante. Acho que é um numero razoavel (minha irmã acha um absurdo e se pudesse me proibiria de comprar outro livros até ler todos), até porque já vi gente com uns 200.
    Já entrei 2 vezes em ressacas literárias que levaram meses e eu não lia nada, apenas comprava mais e mais. Nesses casos eu sou contra (apesar de ter feito hehe), mas enquanto eu estiver lendo sempre, só lamento a quem desagradar, mas o dinheiro é meu e eu vou continuar comprando livros com ou sem promoção.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  2. Há mais ou menos três anos eu só comprava livros se não tivesse nenhum parado na estante. Com as lojas virtuais meu controle foi por água abaixo, bastava ver uma promoção poderia até ser de livro que não estava na minha lista de desejados que eu comprava e para piorar arrumei um amigo muito próximo que também é um pouco compulsivo, começamos a comprar livros para lermos juntos.
    Ano passado comecei a anotar os títulos que havia comprado e chegando em abril me deparei com 10 livros que havia adquirido e nada de ter lido todos, aquele número me assustou muito e comecei a me controlar mais, ao final do ano deu um total de 14 livros adquiridos.
    Este ano determinei que quero reduzir ainda mais o meu número de compras, abrindo exceção apenas para promoções que realmente valem a pena. Neste mês comprei Ensaios do Truman Capote que estava realmente muito barato e só. Este ano percebi que estou realmente mais controlada.
    A minha dica é parar de acompanhar lojas virtuais e se for em livrarias não levar cartão de crédito e nem dinheiro. Funciona! =]

    ResponderExcluir
  3. Michas, minha meta pra 2014 é parar de comprar tantos livros.
    Prometi pra mim mesmo que, no máximo, compraria aquele livro que quero taaaaanto, ainda que ele esteja com preço alto. Nada de comprar livros só porque estão na promoção.
    Minha estante está lotada principalmente de livros que ganhei de editoras na época que eu tinha blog, livros que não tenho interesse de ler, mas ainda assim eles mandaram. Esses eu procuro trocar no Skoob. Foi uma ótima alternativa para deixar de lado essa compulsão pelas compras. Tenho fé que esse ano eu me curo hahaha
    Acho que o fato de ter tido um blog me influenciou muito a não só ler, mas também colecionar: sempre procurar ter todos os livros de uma série, ou até mesmo de um autor(a).
    Enfim, adorei a postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou na mesma situavao... Antes eu comprava tres livros, lia os tres e ficava meses sem comprar e enquanto isso ia relendo.. Agora compro em media uns 15 por mes (absurdo!) e nao leuo tudo isso num mes... Eu ja passei de 50.. Nao vou nem falar a quantidade pq e grande! E dificil me controlar.. Normalmente compro toda semana... To tentando parar um pouco pois tem muito lovro bom na minha estante q precisa see lido!!


    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ah e por sinal algo que tem me ajudado e colocar na opcao de pagamento com boleto.. Ai eu penso varias vezes antes de pagar o boleto... (Ultimamente tem dado certo)

    ResponderExcluir
  6. Controlada, jamais! Mas creio que estamos meio que todos na mesma situação. Depois que a Pam (do Garota it) começou a falar sobre isso percebi que esse consumismo desenfreado com livros está meio que espalhado pela blogosfera literária. Esse ano creio que comprei 2 livros (sério), mas só livros que eu realmente queria. Uma das coisas que está me ajudando é ter uma meta de leitura. Eu tenho 30 livros que vou ler até o final desse ano então vou preferencialmente comprá-los (alguns eu já tenho) então não vou deixar de ler, e mesmo assim não vou ser a louca das compras desenfreadas ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu sofro do mesmo problema :P O pior é que encontro livros que quero ler a um preço baixo e não dá para resistir....
    Ando a tentar diminuir as minhas compras, mas sem sucesso. Tenho cerca de 60 livros por ler e, tal como tu, não acho que seja mau gastar dinheiro com livros, mas devíamos ler os que temos na estante primeiro x)
    Vou tentar uma tática que vi, se não me engano, no canal da Tatiana Feltrin: só posso comprar um livro depois de ler x número de livros que estejam na minha estante :) O pior é quando esbarro em promoções :(
    Boa sorte Michelle!
    Beijinhos

    http://little-house-of-books.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Ju esses livros que voce nao tem interesse de ler quais seriam

    ResponderExcluir
  9. Eu nao sofro com isto pois, eu ligo na loja e pergunto o preco de um livro que eu quero muito dai eu vou com o dinheiro contado para nao me tentar e quando eu compro mais eu separo um dia especialmente para ler.

    ResponderExcluir
  10. Adoraria sofrer desse problema!
    Eu adoraria não resistir a qualquer promoção , mas como eu tenho que pedir autorização antes de comprar eu acabo recebendo muito "não" e aí fica complicado :c


    Eu compro bem pouco livro , o máximo que eu já comprei em um mês foram uns 6 livros e depois disso passei meses sem comprar.
    Meus pais acham absurdo eu querer mais livros tendo alguns para ler e eu já levei tanto "não" deles quando eu pedia pra comprar um livro , por mais barato que estivesse , que eu fui obrigada a aprender a me controlar.



    Ultimamente tenho gastado pouco e depois de uma ressaca de 4 meses (!!!!!!!!!! SIM FOI TERRÍVEL) comprei 4 livros , mas todos a menos de 15 reais e eram livros que eu tinha interesse , por mais que não fosse imediato.


    O que eu faço é pesquisar bastante , avaliar se realmente vale gastar pra ter o livro naquele momento e penso bem antes de fechar uma compra.Eu tenho um limite por mês , a minha mesada , então eu preciso guardar pra comprar o que eu realmente quero.


    Isso por um lado é ruim porque minha lista de desejados vai só aumentando , mas por outro me deu auto-controle.Fico muito assustada com pessoas que falam que gastavam mais do que deviam comprando coisas que nem queriam e isso me motivou também a ficar de olho na minha grana.


    Eu ainda não trabalho mas quando eu tiver minha grana eu certamente aumentarei a frequência de compra de livros , mas sempre pensando bem antes de fechar a compra.

    ResponderExcluir
  11. Eu sofro desse mal também, Michas! HAHA

    Só que em pouca quantidade. Tenho uns 3 a 5 livros não lidos na estante, e que vou deixando de lado. Realmente, cada semana quero um livro novo, e compro alguns. TENTO sempre me controlar, e espero que esse ano consiga ler esses que estão na estante.


    Ótimo post! HAHAHA


    Abraços,
    Italo.

    ResponderExcluir
  12. Até 2012 eu tb estava nesse nível compulsório acumulando livros pra ler.. aí me dei conta da situação e decidi não comprar nada em 2013. Claro que não aguentei, mas comprava um por mês. E fui lendo só os meus até atualizar toda a estante, hoje faltam uns 8 livros e continuo com a meta de comprar um por mês apenas. Talvez quando tiver um salário mais alto, eu me presenteie mais.

    Acredito que este seja um mal de que quase todos os leitores sofram... Ser dono/pai/mãe de um livro torna a leitura ainda mais especial, além do fato de poder olhar para a estante e recordar diversos momentos não só da leitura daquele livro, mas de como foi a compra, porque ele está ali, quem ele pode representar... e para alguns, como eu, é a possibilidade de emprestá-lo e dar mais vida àquela história.

    Bom, concluindo... não dá pra lutar contra isso, então que a gente continue comprando, mas sempre lendo o máximo possível antes de comprar outros. Até porque no futuro outros livros surgirão e vamos querer ler também! :D

    ResponderExcluir
  13. Oi, Michas!


    Sofremos do mesmo mal. :{ Tenho muitos livros não lidos aqui (e livros que quero ler! o que acaba desesperando ainda mais), mas ainda assim sempre compro algum. Esse ano estou tentando segurar a mão. Já estamos em Março e ainda não comprei nenhum livro. Já entrei em sites de livrarias virtuais várias vezes esse ano, mas consegui me controlar e fechar o site sem comprar nada.

    O que eu estou tentando fazer é: uma lista com outras coisas que quero comprar. Antes, todo dinheiro 'extra' que eu tinha, o que eu fazia? Comprava livros. Agora estou tentando dar prioridade a outras coisas. Algumas peças de roupa que queria, cd's, dvd's, juntando dinheiro pra algum passeio que quero fazer, enfim. Tentando priorizar outras coisas. Tem funcionado, de certa forma, rs.

    Beijão e boas leituras.
    Amanda, Lendo & Comentando.

    ResponderExcluir
  14. Valkiria Silva Pereira3 de março de 2014 07:39

    Oi Michas, tudo bem?

    Eu também estava com um problema desse (na verdade, ainda estou...). Mas achei uma solução, decidi não comprar livros até eu terminar os que eu não li. Estou usando toda minha força de vontade. Também estou evitando livrarias físicas e virtuais.

    Também só compro um livro que não vou ler no momento se eu tiver certeza que vou ler depois, pois se eu comprar um livro que eu não quero tanto eu não leio e também não tenho mais vontade de ler...

    Boas Leituras!
    Beeeeeijo;*

    ResponderExcluir
  15. Eu ano passado comprei muitooos livros, minha coleção passou de 0 livros para 60 em poucos meses, teve mês que comprei 12 de uma vez só. Geralmente comprava de uma vez no mês pois moro em cidade pequena e aki não tem livraria, então comprava sempre na submarino, e para aproveitar o frete e tudo mais ja comprava um monte de uma vez.. Ou seja comprava 12 e conseguia ler no máximo 4 ou 5 no mês.. RESULTADO: devo ter mais de 30 livros ainda não lidos na minha estante.
    O que me fez parar de comprar livros? Desde o fim do ano passado não comprei nenhum mais, pois estou estudando pra concurso público então não estou lendo livros de literatura, pois todo meu tempo livre estou usando para ler os livros e apostilas do cursinho, isso me desestimulou a continuar comprando... mas quando passar a fase dos estudos e eu passar no concurso acredito que vou comprar até mais que antes, pois vou ter mais tempo pra ler e mais dinheiro pra gastar.. kkkk
    Eu quero ter uma estante imensa na minha sala cheia de livross.. meu sonhoo!!!
    Não acho que ter muitos livros ainda não lidos seja um problema, pois um dia você vai lê-los e se não ler alguem terá oportunidade de ler, talvez compense mais ter muiitos livros sem ter lido que muitas roupas ou sapatos que não usaa.. é Lindoo olhar uma estante cheiaa de livros e saber que são todos seu e estão ali a disposição para ler a hora que você quiser..

    ResponderExcluir
  16. Tenho esse problema também Michelle, mas no meu caso tenho a sorte de andar sem dinheiro rS'. Há duas semanas entrei na saraiva e vi preços baixos brilhando em todo os cantos e depois de quarenta minutos lá dentro consegui sair com apenas um panfleto de novidades na mão. Foi duro e também um alívio. Tive de repetir várias vezes o mantra "tenho que me controlar" e "no site está mais barato" rS'.

    Livros são demais e nunca são demais!

    Bjoss!

    ResponderExcluir
  17. Promoções e cartão de crédito são os meus pesadelos nessas horas. Se for em loja online então, pior! Não conheço a ideia de entrar em uma livraria e sair sem nenhum livro nas mãos; me soa completamente estranho, errado ahaha
    Deve ser muito desesperador não sentir vontade de ler e, ainda assim, não conseguir controlar a vontade de continuar comprando livros, né? Nunca passei por isso e espero não ter que passar. :/
    Mas acho que concordo com você: se estou lendo, não há razão para não continuar aumentando a biblioteca particular, né? Até porque, como você disse, o dinheiro é meu, certo? Sinto muito à quem não agradar ahahaha :)
    Adorei saber a sua opinião :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Lojas online são o fim para quem está tentando se controlar, né? Principalmente quando recebemos aqueles e-mails com ofertas imperdíveis :/
    Amigos loucos por livros também não ajudam nessas horas; na verdade, nos apoiam e compram compulsivamente com a gente ahaha
    Mesmo com esse meu descontrole, não me sinto tão culpada porque, pelo menos nas compras deste ano, foram livros que eu realmente quero ler e que estavam com preços muito bons. Não comprei nada pelo impulso e sem pesquisar sobre, então, fico mais tranquila. Espero conseguir reduzir as compras até o fim do ano, já que tenho muita coisa para ler. Vejamos se eu consigo :)
    Ensaios de Truman Capote <3 Deve ser incrível! Vou adicionar à lista de compras de um futuro distante ahahaha
    Vou seguir a sua dica! Apagarei os e-mails de livrarias sem ler e vou evitar andar com cartão de crédito quando for em livrarias :) Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. "Nada de comprar livros só porque estão na promoção". Ju, você disse algo que estou aplicando à minha vida de leitora e 2014. Comprei muitos livros sim e na promoção, mas são livros que estavam na lista de desejados há alguns meses, anos...então, são livros que realmente me interessam e que eu quero muito ler. Por isso não me sinto tão mal.
    Preciso aprender a usar as trocas do Skoob. Sempre digo isso, mas morro de preguiça de aprender. Acho que me ajudaria, pelo menos a me livrar de algumas coisas que não quero mais. Costumo doar para biblioteca - o que eu acho bastante válido -, mas troca é uma boa ideia. Tem sebo que faz isso também, né? Vou ver se me informo mais :)
    Fico muito feliz que tenha gostado do post :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Camylla, há uns meses comprava livros toda semana. Agora, tenho me controlado mais. Mas ainda assim, não consigo ficar sem comprar nada durante um mês inteiro e nesse início de ano me descontrolei completamente. Te entendo ahaha
    Alguns comentários acima, uma pessoa me sugeriu evitar visitar lojas online e não levar cartão quando for para uma livraria. Pode ser que funcione, né? Vou tentar :)

    ResponderExcluir
  21. Vou ver se começo a usar essa dica do boleto bancário. Morro de preguiça de pagar boleto e essa preguiça pode ser usada como um incentivo para não comprar livros novos por um tempo :)

    ResponderExcluir
  22. Claudinha, foi justamente depois de ler o post da Pam que eu comecei a prestar atenção na quantidade de livros não lidos na minha estante e livros novos que chegavam. É algo bastante assustador, né?
    A ideia das metas é ótima, mas comigo não funcionaria porque eu odeio metas. A não ser que sejam bem amplas, tipo, ler um clássico por mês; dessa forma, consigo ler muitos dos livros que já tenho aqui. Mas ainda assim, continuo a comprar livros novos. O que e consola na quantidade de livros comprados este ano (estamos em março ainda!) é que são todos livros que eu queria muito ler e que estavam com preços ótimos. Mas, ainda assim, preciso me controlar. Preciso tentar ficar uns meses sem comprar nada, porque tenho muita coisa legal para ler aqui. Comprar apenas aquilo que será inevitável, como uma sequência ou um livro de algum autor que gosto muito...

    ResponderExcluir
  23. Isabela, é uma boa essa coisa de ligar antes e já chegar lá sabendo o que vai fazer. Preciso aprender a fazer isso :)

    ResponderExcluir
  24. Catarina, livros que quero muito e em promoção são a minha maior alegria e o meu maior pesadelo, ahaha.
    Também não vejo problema em comprar livros, mas é muito triste quando esquecemos algum na estante, né? Às vezes, são livros que queremos muito ler, mas acabamos nos esquecendo.
    Vou ver se uso essa tática de só comprar livros novos quando um número X for lido. É uma boa forma de se controlar, né? Uma coisa que me sugeriram é evitar entrar em lojas online e levar cartão de crédito quando for na livraria. Pode ser que ajude :)
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Amanda, quando eu tinha que pedir a permissão dos meus pais, as coisas eram muito mais simples e controladas :/
    Tenho buscado pesquisar mais sobre os livros que me interessam e só quando tenho certeza de que serão de meu agrado, compro. E ainda assim, espero que entrem em promoção. É, essa coisa de gastar mais do que pode com coisas que nem sempre são do interesse é um pouco preocupante. Felizmente, não é o meu caso. Nunca gastei mais do que podia e, como disse, quando compro, são livros que quero muito.
    Está certíssima em querer se informar muito bem antes de investir o seu dinheiro! Parabéns pela organização e autocontrole :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Controle é a palavra para 2014, Italo! Hehe, vou tentar reduzir os livros não lidos na minha estante e, ao mesmo tempo, evitar comprar livros novos. Fugir de lojas online e promoções pode ajudar também! Não dá para viver desse jeito, ahha!
    Boa sorte para a gente :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Walter, que comentário bonito! Gostei muito da forma como você falou sobre o que os livros representam para você e o que tê-los na estante pode significar. Gosto muito de recordar os momentos que vivi enquanto mergulhava em uma história, ou da importância que a mesma teve em minha vida no momento em que foi realizada :)
    A sua ideia de comprar apenas um livro novo por mês enquanto ia atualizando a estante é ótima. Vou ver se mais para a frente, quando tiver lido pelo menos um número considerável do que tenho aqui, aplico essa tática. :)

    ResponderExcluir
  28. Amanda, essa ideia de priorizar outras coisas é muito boa, porque, por mais que comprar livros seja ótimo, também precisamos de outras coisas, como roupas, por exemplo. Eu AMO comprar Cd's, acredita? Ano passado comprei tanto livro e só um cd. Preciso voltar com a minha coleção, poxa! DVD's também são itens que gosto de ter, mas que acabei deixando de lado por conta dos livros. Vou ver se faço isso, pode ser que ajude :)
    Beijos e boas leituras para você :)

    ResponderExcluir
  29. Valkiria, essa ideia de comprar livros que só temos certeza de que vamos ler é muito boa. Tenho feito isso. Esse ano só comprei clássicos que estão na minha lista há alguns anos e alguns livros mais contemporâneos de autores que admiro o trabalho e que sei que vou ler. Vou ver se reduzo as compras até ter lido um número razoável dos livros que já tenho por aqui :)
    Obrigada pelas sugestões :)
    Boas leituras e beijos!

    ResponderExcluir
  30. Rafa, gosto muito de pensar que tenho ótimos livros à minha disposição só esperando para ser lidos. O que me assusta é quando compro alguma coisa sem ter muita certeza se vou gostar e aí, simplesmente, desisto de ler ou abandono na estante, sabendo que, provavelmente, nunca lerei. O que tenho buscado fazer ultimamente é pesquisar bem sobre os livros que me interessam e só comprar quando sei que vou ler em algum momento da minha vida. Dessa forma, adquiri alguns clássicos e também livros contemporâneos de autores que admiro.
    Também acho lindo ter uma estante cheia de livros. Ler é uma das melhores experiências que existem :)

    ResponderExcluir
  31. "Livros são demais e nunca são demais". Adorei, George! Essa coisa de "no site está mais barato" ajuda muito, porque podemos economizar bastante na compra. Mas também é bem maluco, porque, normalmente é em loja online que gasto mais, por causa das maravilhosas promoções!
    Mas que bom que conseguiu se controlar! Preciso aprender a fazer isso também :)

    ResponderExcluir
  32. Eu fiz um desafio a mim mesmo Michelle. Peguei a quantidade de livros que tinha por serem lidos e fiz uma divisão. Eu tinha uns 15, então fixei a meta de que só poderia comprar um livro (comprar, ganhar pode sempre rs) a cada 5 títulos lidos. Claro que com 50 livros a meta aumenta né. Por que não tenta?


    Bjoo!

    ResponderExcluir
  33. Nossa, sempre achamos que somos os únicos! Me identifiquei, porque chega a ser uma obsessão!!! Compulsiva ao extremo!

    Indiquei o post lá no Top Posts!

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  34. Este é realmente um problema que muitos leitores enfrentam!
    Também tenho vários livros não lidos, mas não que eu compre vários por mês, é que eu frequento muito a biblioteca e acabo lendo os livros de lá e não os meus, mas estou tentando equilibrar isso.

    ResponderExcluir
  35. George, acho que vou tentar aplicar isso à minha situação. A cada cinco livros, posso comprar um novo. Vamos ver se funciona :)
    Obrigada pela dica :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  36. Soraya, não se preocupe! Não está sozinha! Nós (eu e todos os que comentaram por aqui) te entendemos! Um dia a gente aprende a se controlar mais :)
    Obrigada por indicar o post :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. De um tempo para cá eu sempre leio blogs e assisto os vlogs literários e percebi que este ano pelo menos 5 pessoas donas de blogs resolveram parar de comprar livros este ano e ler todos aqueles não lidos que estão acumulados nas suas estantes. Bom, antes de ler estes blogs, eu já havia prometido fazer o mesmo este ano. Tenho mais de 30 livros que ainda não li na minha estante, mas diferentemente dos blogueiros resolvi não só não comprar livros, até ter lido todos os que já possuo, mas também resolvi juntar dinheiro para quando eu terminar de ler todos, me esbaldar e fazer um rancho literário, podendo comprar quase tudo o que eu quiser. hehehe Acho que esse problema de acúmulo de livros não lidos, para pessoas como nós que são apaixonadas por literatura, é algo extremamente normal, apesar de ser algo negativo, pois o dinheiro que gastamos com aqueles livros que já estão há muito tempo guardados (mais de um ano geralmente) poderia talvez ter sido gasto com algo mais necessário/urgente ou até mesmo economizado. Mas quero ver se eu e os blogueiros conseguiremos nos controlar. hehehe Adorei o post =) abraços

    ResponderExcluir
  38. Sofro do mesmo problema, decidi que não irei comprar mais livros com preços acima de 15$ (está sendo bem difícil mas até agora está funcionando bem) assim já consigo evitar uma grande compra de livros e gastos exacerbados (mas o submarino acaba não colaborando muito comigo).
    Embora eu considere isso como um problema achei uma ótima solução, quando compro um determinado livro eu leio pelo menos um capítulo dele, não importa quantos outros livros eu já esteja lendo, e toda semana eu procuro ler pelo menos um capítulo de algum livro da minha estante que comprei e está parado, por mais que seja uma leitura lenta posso descobrir em alguma parte do livro que ele é realmente interessante e assim termino a leitura mais rápido ou caso eu não goste tanto do livro "de grão em grão a galinha enche o papo", nesse caso, de capítulo em capítulo eu termino o livro :)

    ResponderExcluir
  39. Michas, a partir do momento que soube que existiam blogs/canais literários, foi uma desgraça para mim. Não consigo deixar de comprar livros e a minha pilha está a crescer cada vez mais, parece que há sempre promoções espectaculares, feiras de livros irresistíveis, etc. Para além de ser viciada em livros, fiquei também viciada nos canais, em ver as novidades, as comprinhas, tudo!
    Parabéns pelo teu trabalho e pelo da Mel ;) Beijos

    ResponderExcluir
  40. Não compro tantos livros quanto você, mas também leio menos (em média um livro por mês) e tenho vários títulos parados na estante. Se você lê com tanta frequência eu não vejo muito problema em se acumular livros já que mais cedo ou mais tarde você vai acabar lendo!

    ResponderExcluir
  41. Olha, sofro também. Tenho uns 10 que eu ainda não li e fora os que eu comprei agora. Mas a culpa disso é que eu leio muita trilogia ou série, então qd eu menos espero, estou lendo as continuações. Mas agora estou mudando e tentando me controlar mais rs. Evito entrar nas livrarias físicas e on-line.

    ResponderExcluir
  42. Olha, me doi dizer mas sofro o mesmo, ou bem mais, tenho 15 anos e minha paixao por livros começou a uns 2 anos mais ou menos quase 3, e ja tenho um total de 48 livros nao lidos em minha estante, e o maior problema que eu enfrento é que todos eles eu realmente quero ler e tenho um carinho imenso por todos, se descobrir uma soluçao para minha ou nossa exagerada compulsao por comprar livros eu ficaria muito grata em saber rsrsrs

    ResponderExcluir
  43. Ritchelle Christhine6 de maio de 2014 12:03

    Olá gostaria de saber se sofro de algum Distúrbio compulsivo obsessivo de comprar livros kkkkk

    Bom resumindo minha história... Eu sempre li na minha infância e na adolescência somente os livros que a escola deixava a disposição dos alunos, nem eu nem meus pais tínhamos dinheiro pra comprar livros, enfim com 16 anos casei e um ano depois tive minha filha, depois comecei faculdade de engenharia civil (grande sonho), ou seja, gastos em cima de gastos (nunca sobrava tempo e dinheiro) e a lista de "um dia eu vou comprar ou um dia vou ler" só aumentando , mas de uns meses pra cá minha situação financeira melhorou bastante (hora de correr atrás do tempo perdido) resultado só desse mês!

    - Livro -A Menina que Roubava Livros
    - Livro - As Crônicas de Nárnia - Volume Único
    - Crônicas de gelo e fogo (5 livros)
    - A Culpa É Das Estrelas
    - Querido John
    - Quem E Você, Alasca?
    - Coleção Harry Potter (edição limitada os 7 livros)
    - Box: O Poderoso Chefão (4 livros)
    - Box Saga Crepúsculo + A breve e segunda vida...( 5 livros)
    - Box Jogos Vorazes (3 livros)
    - Box da Trilogia de 50 tons de cinza
    - Os Goonies (edição especial)
    - O Príncipe (Maquiavel)
    - O livro dos cinco anéis
    - A arte da guerra

    Help! digam que eu não sou louca!
    É livro por pelo menos seis meses de leitura e mesmo assim não paro de pensar naquele livro que ta de promoção ou em qual livro vou comprar mês que vem...

    ResponderExcluir
  44. Oi, Ritchelle! Fique calma, você não está louca! Acho que todo leitor acaba passando, mais cedo ou mais tarde, por uma fase maluca de compras descontroladas. No seu caso, tem o fato de que você não pode comprar por um tempo e agora pode, né? E aí, o Submarino, como sempre, não ajuda! Acho que enquanto você não estiver se sentindo incomodada com a quantidade de livros comprados/não lidos e os gastos não estejam prejudicando a sua situação financeira, não tem problema :)


    Boas leituras!

    ResponderExcluir
  45. É, acho que o equilíbrio é importante. Que bom que você pelo menos consegue evitar comprar todos os meses, né? Assim o acúmulo é menor, acho.

    ResponderExcluir
  46. Ingrid, desde que comecei a fazer parte dessa comunidade literária do Youtube, meus gastos com livros aumentaram muito! Que legal essa ideia de não comprar nada enquanto vai lendo o que já tem e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro para as futuras compras! Espero que esteja funcionando, pois é um ótimo incentivo, né?


    Força para a gente! Fico feliz que tenha gostado do post e desculpe pela demora em responder :)


    Abraços

    ResponderExcluir
  47. Anna, nem me fale no Submarino! Tenho deletado os emails que recebo sem nem abrir! Só assim para conseguir fugir das promoções!


    Está funcionando essa ideia de ler pelo menos um capítulo por semana de um livro que esteja parado? O ritmo da leitura continua fluindo? Achei interessante essa ideia :)

    ResponderExcluir
  48. Daniela, concordo! Desde que conheci os canais e blogs literários, meus gastos com livros aumentaram muito até chegarem ao momento atual em que decidi fazer uma pausa. Nem fale nas promoções espetaculares e irresistíveis! Apago todos os emails que recebo de lojas online sem sequer ler. Foi a forma que encontrei para escapar da tentação. E, mesmo

    ResponderExcluir
  49. É, essa é uma forma de ver as coisas, Kika! Mas é que eu fico apavorada com a quantidade de livros não lidos e que quero muito ler, hehe. Tudo bem que, cedo ou tarde, devo lê-los, mas precisei fazer essa pausa. Nem que seja só até a Bienal, né?

    ResponderExcluir
  50. Séries são um problema mesmo, porque nos empolgamos e queremos logo as continuações. Uma coisa que faço é evitar começar a ler séries que ainda não foram concluídas, aí, quando quero ler, procuro uma promoção e compro tudo de uma vez. Tem ajudado. :)

    ResponderExcluir
  51. Hahaha, Carlie, você não está sozinha! Estamos todos à procura de uma solução para a nossa compulsão de comprar livros!

    ResponderExcluir
  52. O segredo é comprar livros que realmente você vá utilizar o conteúdo, com temáticas que uma hora ou outra você realmente vai precisar ter. Eu odiava ler, nunca gostei, mas agora estou começando e PUM! Vejo livros e mais livros interessantes que quero ter que um dia provavelmente vou precisar. (Nesse momento estou comprando um rsrsrsrs)


    Livros de ficção são facilmente encontrados, então não tenha pressa em compra-los. Uma outra questão é a raridade do livro, se for raro, se demorar muito entre a impressão de uma edição e outra, então vale a pena comprar. É assim que estou me adaptando. Atualmente estou apenas com 9 livros, todos da minha área (História), nenhum lido completamente, mas sei que vou precisar lelos, vou precisar dessas informações então já estão aqui, seguros, isso me da uma sensação de conforto.


    Espero ter ajudado, livros nunca são demais, mas eles tem que ter alguma valia pra nossa vida, ou serão apenas páginas com letras ocupando espaço na nossa estante.

    ResponderExcluir
  53. Achei este blog lindo pesquisando o assunto. Gosto de filosofia, ciências sociais, política, psicologia, comunicação social, mas o grosso das minhas despesas com livros é direcionado à literatura técnica da minha área. Por serem livros técnicos, levam ainda mais tempo para ler, e a cada mês a minha pilha vai aumentando. Não tenho o menor escrúpulo financeiro: se achar algo realmente importante, pode ter o preço que for, eu compro. Sou tão doente que vou todos os dias a uma livraria, mesmo sem dinheiro. Eu fico mirando os livros que quero; faço uma lista negra de tudo o que pretendo comprar em minha mente e vou adquirindo um por um, com calma, a cada mês, como se fosse um assassino em série aniquilando suas vítimas. Hoje eu trouxe pra casa um livro de Manuel Castells. Ontem, um de um tal Rafael Vergili: não estava na minha lista (nela só mantenho os top books of the world), comprei por curiosidade, pelo preço e por me parecer conceitualmente útil.


    Tem livros muito caros que já miro há mais de dois anos, mas, por conta de outros que são prioritários ou irresistíveis, eu fico marcando, olhando... passo todos os dias por eles... eles sabem que serão meus e eu converso com eles sobre isso abertamente. A morte deles é uma questão de tempo. Os funcionários da livraria devem me achar psicótico, mas não dou importância.


    No mais, pensei que tivesse algum tipo de distúrbio mental raro, mas parece que não estou sozinho e isso me agrada. E a quem interessar possa, o hábito de comprar livros e empilhá-los sem ler é chamado pela palavra japonesa "tsundoku".


    Em tempo: sei que um dia lerei todos os meus livros não-técnicos que ainda não li.

    ResponderExcluir
  54. Te entendo...estou com uns 10 livros ainda não lidos...uma vez eu resolvi ler 6 livros ao mesmo tempo....deixava um no trabalho...um na bolsa um no carro e em casa ficavam os outros...a cada tempinho que eu tinha lia um capitulo de um...em 1 mes e meio mais ou menos li todos...por exemplo...horário de almoço no trabalho....lia o da bolsa...o do carro e o que ficava no trabalho (isso em dias que eu não tinha muito o que fazer para passar o horário de almoço) ai lia um capitulo de cada um desses 3...enfim...foi uma aventura muito maluca isso...mas ultimamente, tem sido difícil ter esse tempinho para ler nem que seja um capitulo...mas de qlker forma...sempre deixo um na bolsa e um na cabeceira da cama...vai que surge um tempinho na sala de espera do medico...vai que o sono acaba no meio da noite...e ai...sempre terei meus livros por perto para passar o tempo...um dia consiguiremos ler todos os livros que nos esperam na estante.... beijos e boa sorte pra nós!!!!

    ResponderExcluir
  55. Já tenho mais de 100 não lidos ! :O
    Preciso parar de comprar! hahaha

    ResponderExcluir
  56. O que fazer? Doe os não lidos pra mim. Pois tenho tempo e não tenho mais dinheiro pra comprar livros :/

    ResponderExcluir
  57. eu tenho muito medo de compra um livra da intenete que meu pais brique com migo...

    ResponderExcluir
  58. Por que, Yasmin? E o certo é eles comprarem para você :)

    ResponderExcluir
  59. Bruno Sanches Pinheiro1 de abril de 2015 10:30

    Realmente é muito comum esse tipo de problema em meio a nós leitores.
    Particularmente eu não sofro com isso, no entanto que todos os livros que possuo já foram lidos, e estou aguardando alguns lançamentos desse mes...
    Acho que a principal fonte de geração desse descontrole todo, são os sites onlines, com suas promoções diversas. Eu costumo comprar meus livros em livrarias físicas. E na minha opinião, pelo fato dos livros serem um pouquinho mais caros, costuma-se gastar menos, e com isso, dosar suas compras.
    Essa questão de que livros em livrarias físicas são caros, não me impedem de gastar nos livros que quero, e sei que os lerei assim que adquirí-los. Ainda mais pelo fato de que consigo bons descontos em algumas livrarias que compro. Evitar pesquisar por sugestões de livros novos, enquanto temos alguns pendentes conosco, certamente nos ajuda nessa questão, assim como acessar sites que vendam livros.
    Agora gostaria de levantar uma questão para voces: O que vale mais a pena, gastar um poquinho mais em um livro ou livros que voce pretende muito ler, podendo ter um auto controle melhor?
    Ou acessar sites de promoções e gastar compulsivamente em livros para ficarem estacionados em suas estantes, e ainda por cima gastar muito mais devido a quantidade de livros que voce comprou?(Muitos dos quais nem sequer pretendia comprar, e em alguns casos, livros que nem sequer conhecemos e compramos por causa do precinho)

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo