29.1.14

Resenha: Poseidon

Poseidon, #1 O legado de Syrena, escrito por Anna Banks.
Editora: Novo Conceito.
Páginas: 285
ISBN: 9788581633152
Galen é o príncipe de Syrena enviando à terra para encontrar uma garota que pode se comunicar com peixes. Emma está de férias na praia quando ela litaralmente corre de encontro a Galen. Ambos sentem um conexão, mas vai demorar vários encontros incluindo um mortal com um tubarão para Galen se convencer dos dons de Emma. Agora se ele pelo menos pudesse convencer Emma de que ela segura consigo a chave para seu reino... Contado a partir de ambos dos pontos de vistas, Emma e Galen, aqui está uma história de peixe fora d'água, humor que intriga e ondas de romance.


Poseidon narra a incrível história de um mundo habitado não somente por humanos, como também por Syrenas - ou, como conhecemos, sereias. Sob rígidas leis que os proíbem de sair do mar e, mais ainda, de ter contato com humanos, os Syrenas vivem com regras e uma cultura próprias. Divididos em dois reinos, o de Tritão e o de Poseidon, travam uma inimizade há décadas. Inimizade esta deflagrada pela presença dos humanos debaixo d'água. E é por isso que Galen, o príncipe do reino de Tritão, encontra dificuldades com o seu papel como embaixador na terra: eles não conhecem a nossa cultura e odeiam qualquer humano

E costumava ser assim com Galen, até conhecer humanos que o fizeram mudar de opinião. Primeiro, o dr. Milligan, provando sua confiança ao não delatar a sua existência para o mundo humano. Depois Rachel, uma ex-mafiosa que foi salva pelo príncipe e, depois disso, passou a segui-lo e a cuidar dele como mãe.

Só que a condição de odiar humanos muda drasticamente sobretudo quando conhece Emma.

Emma é uma garota comum dos Estados Unidos que decide passar uns dias de suas férias na praia com a sua melhor-amiga-quase-irmã Chloe - ou, pelo menos, comum até elas conhecerem Galen e Emma descobrir que suas diferenças em relação às garotas da sua idade vão além de sua incomum cor de olhos, o violeta (que, aliás, ela compartilha com Galen). Ou de seus cabelos e pele quase brancos.

Porém, a dor de perder a sua amiga num ataque de tubarão durante as férias parece se intensificar quando retorna para casa e vê que Galen está ali na sua escola, em todas as aulas nas quais ela está matriculada. O que ele estava fazendo ali, parecendo persegui-la? E por que ela se sente tão atraída por ele (tirando, é claro, o fato dele ser extremamente lindo)?


O livro é uma mistura de sobrenatural com YA (young adult). Possui seus clichês, como um triângulo amoroso, um romance meloso e proibido e personagens sempre fisicamente bonitos, porém é de uma criatividade impressionante. A temática das sereias é muito bacana, principalmente se levarmos em conta que a autora criou todo um contexto histórico, além de culturas e reinos. Apesar desse livro não abordar tanto a cultura ou o mundo desses seres místicos, ainda assim há muita coisa para ser explicada ao leitor, já que a história narra o primeiro contato que Emma tem com a existência dos Syrenas. Creio que nos próximos volumes da série o mundo subaquático seja melhor explorado e, de certa forma, detalhado ao leitor.

Os personagens são muito carismáticos e cada um tem uma personalidade bem marcante. A irmã, e também princesa, espontânea e petulante. O melhor amigo engraçado e indelicado. A amiga-quase-mãe cuidadosa e prestativa. O amigo-e-também-biólogo-marinho que inspira confiança e lealdade. Além da mãe de Emma, super protetora e ausente. E como deixar de lado a melhor amiga Chloe? Enérgica e de autoastral, foi a personagem mais cativante de todo o livro, mesmo aparecendo apenas no primeiro capítulo.

A narrativa é fluida e envolvente. Os capítulos são intercalados por dois narradores diferentes: um em primeira pessoa, na voz de Emma, e outro em terceira pessoa, onisciente, e que parece acompanhar a perspectiva de Galen. Essa característica pode confundir o leitor num primeiro momento, mas logo ele se acostuma à escrita e à narrativa, percebendo que é um viés muito bom para demonstrar o ponto de vista dos personagens principais.

O desenvolver da história se mostrou um pouco parado e sem muitas aventuras, e eu esperava o contrário. Porém, este primeiro livro se mostra muito mais uma introdução do que um desenrolar, até porque os personagens precisam se habituar à descoberta da Emma - e ela própria sobre a sua situação como uma possível Syrena. O mais bacana desse livro sobrenatural é que ele possui possíveis explicações para o caso dela. Como há o biólogo e cientista que ajuda Galen, eles tentam desvendar os mistérios através de exames, inclusive de sangue. Gostei disso, pois é difícil um livro sobrenatural tentar incluir algumas respostas em relação à condição mística. 

E o que dizer do final surpreendente? A história é, em sua maior parte, previsível, como é comum num livro YA ou sobrenatural. Porém, além de em alguns momentos da história, o final foi totalmente angustiante e inimaginável. As pistas estavam lá para serem lidas nas entrelinhas, porém o leitor possivelmente não desconfiaria da verdade - como aconteceu comigo. Só fui entender o que estava acontecendo praticamente na penúltima linha do último parágrafo do livro. E isso é um ponto muito positivo do livro! Agora estou ansiosa pela continuação - e será difícil qualquer leitor não se sentir do mesmo modo.

12 comentários:

  1. Oi!
    Vi várias coisas que me interessaram na resenha: clichê, mas criativo, a história em si, claro, narrativa fluida e final inimaginável.
    Você usou as palavras certas para me convencer, porque pelo título e capa eu não tinha me animado rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. Ai, por que esse livro ainda não chegou pra mim? Estou curiosíssima e quero muito ler. Parece ser uma boa história! Quando eu ler, te falo e a gente discute, pode ser?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Estava muito curiosa para ler uma resenha desse livro, e agora consegui. Gostei muito da resenha e agora sei sobre o que esse livro se trata que já vou adicionar ele na minha lista de leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai Meu Deus Mell!!
    Com certeza comprarei esse livro e lerei o mais rápido que eu puder.
    Adoro esse tipo de história e não preciso nem dizer que a tua resenha me deixou mega curiosa. Já é quase certo que me apaixonarei pelo Galen *-*
    Emfim, comprarei sem sombras de dúvida. O chato é que é uma série e to fugindo de livros com continuações :/ Mesmo assim... lerei.
    Beijos Mell
    Gaby
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito curiosa para ler esse livro, ainda não tinha procurado muito a respeito dele, mas depois de ler sua resenha já coloquei na listinha!
    Te indiquei para a tag O que te diz o livro, passa lá para conferir:
    http://www.borboletasliteraria.blogspot.com.br/2014/01/tag-o-que-te-diz-o-livro.html

    Beijos
    Borboletas Literárias

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha!
    Já li alguns livros sobre Sereias e acabei de decepcionando... Nenhum autor soube explorar essas criaturas tão legais. Mas fiquei a fim de ler Poseidon. Vou adiantá-lo na fila das leituras. hahaha

    Adorei seu blog! To seguindo :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma história maravilhosa, eu amo romances sobrenaturais, mas tem uma coisa que me irrita muito que é o triângulo amoroso. :/

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Mell, ganhei esse livro da NC e esse vai ser o próximo a ser lido! Nota 8 é uma boa avaliação, fiquei super curiosa com a história!

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu nem estava com vontade de ler esse livro...
    Até o último parágrafo da sua resenha hahaha
    Parece ser bastante interessante... mas isso de triângulo amoroso me desanimou :(
    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada sobre sereias (acho que comentei na resenha do Lobo do Mar que tenho implicância com temas relacionados ao mar), mas tenho tentado conhecer coisas diferentes. Quem sabe dê uma chance para ele hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Acho muito bacana quando o livro intercala narradores, sabe. Dá um dinamismo sensacional pra história. Eu gostei da proposta desse livro, não pelos clichês, mas pelas reviravoltas.

    Infelizmente estou fugindo de séries no momento, aheuhaeuhae. :P

    Beijo, Meeellll!!! <3

    ResponderExcluir
  12. Olá, Mell? Tudo bom?

    Primeiramente gostaria de dizer que amei seu blog, encontrei ele por acaso na internet e gostei muito! Já estou seguindo *-* Em relação ao post, Poseidon foi minha ultima leitura e gostei muito também! Eu infelizmente percebi as dicas nas entrelinhas e adivinhei tudo muito cedo :/ Não vejo a hora de ler o próximo volume!

    Beijinhos

    Bia - Blog Escrevendo Mundos
    www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo