26.1.14

Quote da semana #11

(Imagem: Aqui.)







Hoje trago somente algumas das muitas passagens que marquei no livro Viagem Sentimental ao Japão, da escritora Paula Bajer. O livro é tocante e repleto de pensamentos da personagem principal, Anette, que me lembraram bastante os meus próprios. 

Nossa memória é tão estranha, tem personalidade própria. Ela se lembra de recortes esquisitos de tempo e espaço, não se submete nem um pouco à nossa vontade.

Não é segredo para ninguém, eu vivo afirmando isso: minha memória é praticamente inexistente. Só conserva consigo o que ela quer - e o que, geralmente, não me é tão importante assim. Detalhes de conversas, então? Posso esquecer...

Sabe qual é o seu problema, Anette? Você lê muito.

Acho que esse é um problema de muitos, então. Tenho um sério problema, pelo jeito.

São muitos os livros de cabeceira. Uma estante inteira.
Sempre me perguntam qual o meu livro preferido, mas sério mesmo que tenho que escolher apenas um? São tantas opções, tantos gêneros, tantos sentimentos e memórias... Impossível escolher apenas um. Eu tenho uma estante inteira de livros de cabeceira ;)

Ninguém tem nada com isso. Com o que eu gosto, o que eu não gosto de ler.

Me questionei esses dias sobre a necessidade de eu compartilhar o que leio e de ler sobre o que outras pessoas leem. Concluí que cada um tem a sua própria necessidade. Mas que, realmente, ninguém tem nada com isso: o gosto e o amor são próprios. Você é o único que sabe o quão feliz aquilo te faz.

Detesto essa realidade de descargas fazendo barulho, pessoas dançando aleatoriamente e luzes piscando assim sem nenhuma racionalidade.
Sempre me senti deslocada em festas e baladas. E a Anette soube expressar grande parte dessa minha sensação.

Esse livro se tornou um dos meus favoritos do mês de janeiro, principalmente porque eu me identifiquei muito com a personagem principal. O livro possui uma escrita muito fluida e cativante sob a perspectiva de Anette, o que nos posiciona sempre na mente dela. Em breve farei resenha escrita e em vídeo, nas quais explicarei melhor o que quero dizer. Adiantando, é um livro com escrita e enredo muito bons, e essas quotes já ajudam a comprovar isso!

12 comentários:

  1. Lendo seus comentários sobre as citações parece que somos parecidas! Um só livro favorito? Impossível!
    Também não sou muito festeira e tenho o mesmo sério problema. Ler demais. haha

    Fiquei curiosa pela resenha! Vou aguardar, até porque não conheço esse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso de ler muito realmente pode ser um problema às vezes. Ano passado que me deparei com isso e me coloquei para pensar. Às vezes, lendo demais, nós tendemos a esperar demais e, infelizmente, o ser humano ainda não é como nos livros...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha
    Adorei saber que eu também tenho um sério problema!!!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  4. Oi! Adorei os quotes! Vou procurar o livro para ler!
    Bjs, comenta nessa resenha por favor ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/01/resenha-dupla-cacadores-de-demonios.html

    ResponderExcluir
  5. Minha memória também só lembra do que quer!!
    Infelizmente a única coisa que dá pra fazer releituras e revisões são livros , filmes e série , já os momentos só acontecem uma vez [e infelizmente a memória não guarda todos]

    Todos temos um sério problema! :D \O/ [e digo uma coisa pra essa pessoa que está reclamando: daqui pra frente esse problema só vai piorar <3]

    Eu até consigo fazer uma listinha de livros favoritos e enfim não fiz taaaaaaantas leituras até hoje [só comecei a ler de fato há uns 4 anos e agora um pouco mais amadurecida estou começando a variar mais as futuras leituras] mas nada até hoje conquistou tanto meu coração como A Menina Que Roubava Livros.Primeiríssimo lugar absoluto <3

    Ninguém tem nada com o gosto de ninguém "ah mas você precisa ler clássicos você só lê YA que futilidade" Não acho isso.Apoio totalmente entrar de cabeça em novos gêneros mas se você achou chato não deve ler apenas pra colocar como "Lido" no Skoob e dizer que leu.A gente já tem tanta coisa chata na nossa vida que é obrigatório que é maldade transformar algo tão prazeroso quanto a leitura em algo maçante por pura bobeira.Cada um com seus gostos :)

    Também fujo de festas e baladas , vou realmente nas que são festas de amigas e comemoração de alguma coisa , mas prefiro coisas mais lights , isso de chegar em casa de madrugada depois de festas não é pra mim.Madrugada é pra dormir [e pra ler também :D]

    Como eu já falei Dona Mel , você vai me falir!!!!!!! Só pelos quotes já me interessei pelo livro , agora estou aguardando sua resenha e seu vídeo pra ver se eu me interesso ainda mais :)

    ResponderExcluir
  6. Que lindoooos os quotes! Também me identifiquei com muitos dos pensamentos de Anette. Super difícil escolher um livro de cabeceira, ou um livro preferido, e tal. E boates sempre me deixaram mal, sei lá, confusa, hahaha. Fui algumas vezes em minha adolescência só para saber o que eu "não devia" fazer com a minha vida, HUAHAUHA. Só até eu descobrir coisas muito mais interessantes pra fazer, hehe :)
    Beijo Mell linda <3

    ResponderExcluir
  7. Que legais os quotes, Mel! Fiquei com vontade de ler, parece ser bem interessante :D
    Beijo
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  8. Amei, Mell!
    Memória é uma coisa que tem uma vida própria mesmo.
    Eu tenho uma ótima memória, tanto que meus amigo perguntam tudo pra mim, até da vida deles!
    Mas é incrível o tipo de fragmentos que ela pode armazenar, alguns que doem tanto né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Mell!

    Mais um que já vou adicionar à lista de querências literárias :)
    Só pelas citações, já me identifiquei com a autora...e com você também, já que você se enxergou nessas passagens :)

    O pior, menina, é que andei comprando absurdos de livros nesse começo de ano. Vou ter que me controlar um pouco, e você não me ajuda ahahahaha

    Vou aguardar ansiosamente a resenha :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não sabia dessa personagem amante de literatura, para falar a verdade a única coisa que eu sei do livro é que tem uma capa muito legal. KKKK' Adorei os quotes, me identifiquei.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei das tuas reflexões em cada quote. Faz todo sentido ♥

    PS: IMPOSSÍVEL escolher um livro só. Filme até vai, mas livro? Muito difícil, aehauehae.

    Beijo

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  12. Me identifiquei total !!!!!

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo