22.12.13

Quote da semana #7 - A menina que roubava livros

Imagem: aqui.

 O mistério me entedia. Dá trabalho. Sei o que acontece, e você também. As maquinações que nos levam até lá é que me irritam, me deixam perplexa, me interessam e me estarrecem.

Eu também poderia dar o título de "Sobre o que penso de spoilers" para essa postagem, pois me surpreendi enquanto lia essa passagem e a Morte (sim, a narradora do livro, para quem ainda não sabe) me proporcionava, em poucas palavras, o porquê de eu não ligar para spoilers na maioria das vezes. Uma grande maioria não gosta deles, e os abomina (tanto é que muitas pessoas comentam nos meus vídeos lá no Youtube dizendo que solto spoilers), mas particularmente devo ser uma das poucas que não dá a mínima para saber do desenvolver da história. Eu sempre pensei que a forma como isso é construído é que realmente importa. O processo de escrita e de formação, como uma "química literária": me conquistando ou não. E isso só vou conseguir saber, não importa o quanto as pessoas tentem me influenciar, lendo. Entrando em contato com a escrita do autor.

Não que o mistério me entedie. Eu até me envolvo quando não sei nada sobre a história. Só que muitas vezes eu comecei a ler um livro porque queria saber como o autor chegaria até aquilo que alguém me contou da história. 

Eu gosto de descobrir o que a pessoa tem a me dizer, mas sobretudo gosto de perceber os artifícios escolhidos por ela. E isso ninguém poderá transformar num spoiler. Nunca. E é aí que está a grande graça de uma obra.

Claro que é somente a minha opinião. E um modo que achei para explicá-la. A menina que roubava livros está sendo uma leitura muito agradável e surpreendente. Posso dizer que estou aprendendo muito com o que a Morte está me narrando, que fui uma burra por ter adiado tanto essa leitura e que esse livro aparecerá e muito nesta coluna.

13 comentários:

  1. Também não me importo com spoilers. Às vezes me irrito de saber uma história antes, porque tem obras que até a expectativa é importante, mas no geral não me importo. Esse livro está nas minhas metas de leitura de 2014, mas não vou esperar não, quero começar logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, nem me fale, eu também não aguentei! Esse livro é pra minha meta de 2014, para ler em janeiro, mas comecei agora. Tive que parar, então eu realmente vou terminá-lo em janeiro, mas não consegui me conter rs
      Sim, às vezes me irrito também, mas em geral saber o que acontece só me faz querer ler o livro ainda mais :)

      Excluir
  2. Levei um susto quando li o quote e você falou em spoilers, achei que eu estava lendo algo super cheio de spoilers KKKKK Mas não. Enfim, acho que sou poucas entre aquelas que nunca leu "A menina que roubava livros", mas espero ter a oportunidade logo por conta do filme que já está chegando <3
    Para mim depende muito do livro, às vezes eu procuro spoilers para suprir minhas necessidades enquanto o "momento" não chega, sabe? Porém, às vezes eu prefiro não saber e ter a surpresa na hora. Deu pra entender? KKKKK
    Amei a postagem :D

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mell!
    Nunca havia pensado nos spoilers como algo positivo. Acho que como a maioria das pessoas criou-se um certo tabu em relação ao que se pode ou não falar. Eu mesma tomo mil cuidados para não falar nada de crucial.
    Mas concordo com você que com a visão pessoal de cada leitor, o spoiler é muito relativo.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  4. Eu amei este livro! Demorei para ficar presa a ele, mas quando aconteceu foi mágico. Lindo demais. Estou ansiosa pelo filme :)

    E quanto a spoilers, eu não gosto! Fico incomodada quando alguém me conta algo que será super importante para a história, mas quando isso acontece meu interesse poucas vezes diminui.

    Beijos

    www.ratasdebiblioteca.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Eu gostei muito da história mas não curti muito a narrativa do autor, mas é um bom livro e estou ansiosa para ver o filme.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Mel, tudo bem?

    Esse livro é tão lindo. É um dos meus preferidos. Tô querendo relê-lo antes do lançamento do filme. Espero que eu consiga. Amei o quote e, claro, a escolha do livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Mell! =)

    Gosto de spoilers quando não estou interessada no livro rsrs
    Spoiler é bom pra gente se envolver um pouco mais.

    Agora, quando estou muuito entretida com a história (tipo Harry Potter) e me contam o que vai acontecer (no sexto e sétimo livro) eu quero matar a pessoa haha

    Beijo!
    www.cometaseestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. ACHEI ALGUÉM QUE PENSA COMO EU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Eu também não ligo para spoilers [ok também não quero que me contem 100% da história mas um detalhe ou outro não me afetam] , eu preciso saber como o autor desenvolveu a história até chegar no ponto X.

    Por exemplo me contaram uns 5 personagens que iriam morrer em "A Esperança" e isso não me desanimou a continuar a ler , eu queria era saber como a Suzanne desenvolveu o fim da trilogia , como ela desenvolveu essas mortes.

    Inclusive que coluna bacana!! Adorei a ideia , é uma maneira de deixar os leitores do seu blog com vontade de conhecer mais o livro que deu origem ao quote.E realmente esse livro é cheio de passagens maravilhosas.Eu estou relendo e não cheguei nem na metade porque toda hora eu paro pra marcar um quote , o livro já tá todo colorido de tanta flag que eu já usei hahaha

    Mas não foi burra de adiar a leitura nada! Como já conversamos pelo Youtube , foi uma questão de esperar o momento certo para a leitura e o seu momento foi agora.Tem gente que só vai ler bem mais velho e vai amar , não importa , contanto que leiam o livro.Antes tarde do que nunca!

    Quando eu passar por esse quote no livro lembrarei imediatamente da nossa maneira de encarar spoilers , e marcarei esse quote com uma flag que eu separei para as partes que eu mais amo no livro [pra você ver como ele é especial , cada cor de flag significa uma coisa ... é muita frescura e muito amor <3] porque com poucos comentários você já se tornou uma blogueira que eu respeito bastante.Não imaginava que a sua interação com seus leitores era tão próxima e pessoal e isso me deixou MUITO feliz.Se todo mundo abandonar seu blog [credo *bate na madeira* é só uma hipótese , só uma hipótese] , pode ter certeza de eu estarei por aqui.

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mell!
    Li esse livro há aproximadamente 1 ano atrás, e olha, foi uma experiência impactante, vi você falando no video dele, quero ver sua reação com tudo que ainda vai acontecer do meio pra lá. E sempre achei o livre muito riquíssimo em pensamentos, em metáforas que Zusak usa, a linguagem dele é muito amor. Por isso que muitas pessoas desistem do livro, acham a forma que ele brinca com as palavras. Vou esperar a resenha <3

    Obrigado por acompanhar o blog <3
    Italo,
    http://leitorespossessivos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Mel! Peço primeiramente perdão por não comentar aqui embora veja seus vídeos com frequência, não sei porque isto ocorre mas peço desculpas. :)
    Bom, eu vi o filme " A menina que rouba livros" e ele foi tão incrível que aguardo ansiosa para ler o livro e espero fazê-lo em março.
    E quanto aos spoilers, não me importo até porque eu leio muitas resenhas e livros para guardar todos rs.
    Outra coisa, por exemplo, sabia o fim de A culpa é das estrelas quando o li e ainda assim chorei, porque o que te fará amar a conexão com um livro é a leitura.
    Perdão pelo tamanho.
    Beijos,
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, assisti algumas de suas resenhas e vi esse poste sobre o quote da morte e o que você pensa sobre spoiler.
    Quando li "A Menina que Roubava Livros", eu fiquei "P" da vida com a "Morte" por ela me dar este spoiler.. mas no final eu gostei pois ela me surpreendeu pois eu estava esperando este momento acontecer e não sabia quão grande ele era.

    Sobre o que você pensa sobre Spoiler. Eu queria ser como você, mas não consigo, hehe, gosto do suspense e é o que mais me prende em um livro, filme, etc.
    O mistério e ser surpreendido me fascinam.

    Gostei dos seus vídeos. Parabéns

    ResponderExcluir
  12. Também não ligo muito para spoiler... acho que quando se lê As Cronicas de Gelo e Fogo você aprende a lidar com pessoas jogando futuras mortes e outros tipos de spoiler na sua cara.

    Theo / Mania de Leitor

    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo