15.12.13

Quote da semana #6 - O projeto Rosie

Meme criado pela Tamara do blog True Luv. (Imagem: aqui.)
Ando em dívida com o blog. Recentemente descobri que não fiz resenha escrita de vários livros, inclusive O grande Gatsby, o melhor livro que li esse ano (até o momento.) E com O projeto Rosie não é diferente, eu só fiz vídeo-resenha e aqui no blog nada dele aparecer :( Mas prometo que ainda resenho esses livros por aqui...

O projeto Rosie é simplesmente o chick-lit que mais gostei de ler esse ano. Amável e peculiar, o enredo conta a história de um professor geneticista portador da síndrome de Asperger (o que faz dele um projeto de Sheldon Cooper, do Big Bang Theory) que decide que já está na hora dele encontrar uma esposa. E é aí que entra Rosie na cena, que ele pensa ser uma possível candidata ao cargo de esposa (porque, sim, o Don possui o hábito de fazer planilhas, projetos e questionários, inclusive para encontrar a parceira ideal.) Porém, ela se revela o oposto de Don e de suas exigências quanto às mulheres; ela bebe, fuma, não tem um emprego bom... Só que Don acaba se apegando a Rosie, sobretudo ao tentar ajudá-la na procura do seu pai biológico.

- Sua aparência deveria ser irrelevante para a opinião do seu parceiro sobre você.
- A vida é cheia de "deveria" - disse Rosie. - O geneticista é você. Todo mundo repara na aparência das pessoas, até você.
- Verdade, mas não deixo isso afetar minha opinião sobre elas.

Inerente à questão de o quanto a beleza nos influencia, o ser humano se importa, sim, com a aparência física. O mais bacana dessa quote é perceber que o Don é uma pessoa "pé no chão" e doce. Sim, doce. Don é complicado, cheio de manias e, sim, autista, só que também é carismático, compreensível e honesto. Ele concorda: ele repara na aparência das pessoas. Como é a regra para qualquer outra pessoa (não negue.) Só que ele não se deixa levar somente por isso. Não é, e não deveria ser, um dos principais pontos para se analisar uma pessoa. Mas a vida é repleta de "deveria", como disse Rosie... E o comum não segue o pensamento de Don: as pessoas julgam pela aparência.

27 comentários:

  1. Quote muito bom, reflexivo, e sim, damos importância a beleza física exterior, mas como o Don, acredito que isso não nos deveria afetar sobre nossas opiniões sobre elas.
    Pois o interior é o mais importante e nem sempre os dois estão lado a lado em uma pessoa... Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deveria, infelizmente ainda assim todo mundo se importa. É algo que pesa em nossas decisões também, na maioria das vezes.
      Mas com certeza, o interior sempre se sobressairá para mim...

      Excluir
  2. Esse livro é simplesmente maravilhoso! O Don é um personagem muito carismático, mesmo com todos os seus problemas e defeitos. Ele é incrível e qualquer possa que leia esse livro, se apaixona por ele. É impossível não gostar.
    Amo esse quote.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu adoro o personagem principal! Por ser diferente é que adoro o livro.
      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  3. Nossa, deve ser peculiar mesmo, ainda mais sendo um chick-lit narrado por um homem, rsrsrs. Mas eu gostei do quote, é realmente interessante como a aparência influencia na nossa opinião a respeito das coisas e pessoas, realmente não deveria ser assim.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Acabei esquecendo de citar essa característica. Personagens masculinos principais, quando bem construídos, é muito bacana :)
      E nos influenciamos pela aparência, isso é fato. O quanto é que varia...
      Obrigada por comentar :D

      Excluir
  4. Oi Mell, tudo bem?

    Eu coloquei esse livro na minha lista pra comprar durante a Bienal aqui do Rio. Chegou na hora e eu fiquei tão doida com tanto livro que comprei vários e deixei esse de lado. Quero muito ler, falam muito bem do livro, ainda mais que é chick lit com protagonista masculino =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, tenho certeza que comprou livros incríveis também, mas leia leia leia! E protagonista masculino bem trabalhado é amor rs
      Beijo, obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Ah, esse livro! <3 Sério, O Projeto Rosie foi uma leitura deliciosa tanto em termos de entretenimento, quanto para me fazer refletir sobre algumas coisinhas que ficaram nas entrelinhas.
    Esse quote é um exemplo delas. Super legal mesmo você ter colocado em destaque. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza. Tem também a questão do preconceito nas entrelinhas, apesar de não trabalhado no livro...
      Muito obrigada pela presença :)

      Excluir
  6. Na época do lançamento dese livro fiquei morrendo de vontade de ler ele, mas acredita que acabei esquecendo? Vou anotar aqui para não acontecer de novo hehehehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esqueça mais, Sil, é muito bom o livro na categoria dele :)

      Excluir
  7. Só tinha visto o nome/capa desse livro por aí e achei que era uma coisa *completamente* diferente (aiai, aquela velha história de não julgar um livro pela capa...)

    Gostei bastante da premissa e adorei esse quote. Sim, não tem como negar, todo mundo repara na aparência dos outros. Acho que a diferença é em tentar ser mais como o Don, e não deixar isso influenciar em como pensamos essas pessoas (o que nem sempre é fácil). É basicamente o "não julgar um livro pela capa", né?

    Vou assistir sua vídeo-resenha, nem sabia que você postava coisas "exclusivas" no canal, Mell!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha Fer, o quanto eu julgo pela capa, é algo indizível de tão feio! Mas digamos que às vezes acerto... E que esse livro passa uma mensagem diferente, mesmo, quando se olha somente a capa. A capa me agradou, mas confesso que a sinopse falou mais alto dessa vez. E acabei não saindo decepcionada com nenhum dos dois :)
      Nem sempre é fácil, realmente. Somos tão influenciáveis quanto à imagem ou quanto a que algo transparece (pela superficialidade, digamos), que dá dó só de pensar. Mas infelizmente é assim. Precisamos sempre nos policiar quanto a isso... E moderar no julgamento de "capas", realmente...
      Não sabia, Fer? Eu ando divulgando pouco por aqui, devo admitir rs E postando poucas resenhas, também... Espero que goste de lá também :)
      Beijo, obrigada pela presença, Fer :)

      Excluir
  8. Mel, o seu blog está lindo como sempre :D
    Amei esse quote, minha irmã já leu esse livro e amou! Mal posso esperar para ler *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, nunca sei quem é quem que comenta :(( Desculpe :((
      Mas leia, sim, é realmente muito bom. Quase certeza de que vai gostar :))

      Excluir
  9. Ei,
    eu sou louca por esse livro desde que vi a capa dele. Não sou muito fã de livros nesse estilo, mas atualmente tenho lido vários. E esse parece ser lindo, preciso lê-lo, haha.

    Bye,
    Iasmin - Febre Literária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não é fã por conta dos clichês, vai adorá-lo justamente por ter alguns pontos que fogem à normalidade dos chick-lits :) Dê uma chance, talvez goste :)
      Beijos

      Excluir
  10. wowww que Quote hem?
    Eu morro de vontade de ler esse livro, parece ser tão fofinho *O*
    Beijos,
    paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, é fofo de certa maneira rs De uma maneira diferente, digamos! Acho que iria gostar :)
      Beijos, e obrigada pela presença :)

      Excluir
  11. Adorei a quote Mell! É um dilema na vida de todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, e acho que sempre será. É a nossa essência..

      Excluir
  12. Oi, Mell!
    Apesar de não ser muito fã do gênero chick lit, já ouvi vários comentários positivos sobre esse livro. É um projeto de leitura futuro meu, com certeza.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive oportunidade de ler o livro
    Mas gostei bastante dos quotes

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li "O projeto Rosie" mas a Alba do Psycobooks amou e eu quero muito lê-lo! Fiz o teste de personalidade do Dom e não fui compatível, que saco!
    :(

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iiih, relaxa, Jeh, acho que ninguém é compatível com o Don rs

      Excluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo