19.12.13

Lendo As Crônicas de Nárnia - Introdução

Imagem: aqui.

Minha história com Nárnia com a leitura de As Crônicas de Nárnia é um tanto quanto vergonhosa. Na época em que ganhei o meu volume lindíssimo da série (que vou mostrar no vídeo abaixo para vocês), fazia um ano ou dois que o filme tinha estreado nos cinemas. E eu era encantada pela história. Nesse contexto, ganhei o livro, mas sete anos se passaram e só tentei ler uma vez. Eu não havia gostado da experiência inicial. Talvez por não saber nada a respeito do livro e, portanto, não estar preparada. Ou porque esperava algo dele e, quando comecei a ler, descobri que era uma coisa diferente. Estou me referindo basicamente à escrita (que é para crianças) e ao início do livro. Para quem é da época de O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (filme, digo), possivelmente ficará irritado com o primeiro livro da sequência cronológica, O sobrinho do mago. Bom, pelo menos até entender que ele é necessário para te explicar a origem de Nárnia - e isso é demais (até porque foi escrito depois de O leão, a feiticeira e o guarda-roupa)! Mas me deem uma chance, até o Lewis publicou primeiro O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, como querem que uma criança sedenta não vá direto ao pote? 

Mas enfim, fiquei sete anos com essa belezinha na estante e só fui começar a ler em novembro desse ano. E digo que me arrependo tremendamente de não ter começado antes. Porque Nárnia só consegue me cativar cada vez mais!

Quando vi que a Pam do Garota It começou a ler e a publicar vídeos de cada livro que ela ia lendo, isso me acendeu uma lampadazinha dentro da cabeça. Junto do fato de que ela me instigou a ler o livro, veio a ideia da série Lendo As Crônicas de Nárnia. Tentei entrar em contato, mas ela não me retornou. O que vi é que ela deixou os leitores fazerem vídeos para essa série, também. E cá estou eu, inciando a série aqui no blog, depois de ler os três primeiros livros. (Vejam aqui, aqui e aqui os vídeos que ela fez para a série.)

Há meses um leitor do blog pediu para que eu fizesse um vídeo só para mostrar como é a minha edição de As Crônicas de Nárnia. Na época eu tentei fazer, mas não gostei do resultado. E ele acabou comprando um exemplar logo depois que me pediu, então achei que poderia deixar o vídeo para mais tarde. Como a edição é incrível (é o meu xodó), nada mais justo do que começar a série explicando-a e mostrando os detalhes do meu livro.

Então ficará combinado o seguinte: em cada vídeo da série irei contar a história de um dos livros, a partir da sequência cronológica da história, ok? Então, sim, irei contar o máximo que puder de cada livro, portanto terá spoilers. Acho um pouco sem graça fazer uma resenha de um livro de 60 páginas, até porque eu não conseguiria fazer vídeos simplesmente falando quase nada da história. Vocês, inimigos eternos dos spoilers, pensem em como o que importa aqui é saber dos detalhes da narrativa e da escrita. Ou simplesmente pulem a parte da história no vídeo rs E, claro, quero gravar esses vídeos como recordação da história, já que pretendo relê-la somente para meus filhos, daqui a dez anos ou mais rs

26 comentários:

  1. Olá,
    Eu já li o livro inteiro e tive algumas histórias preferidas. Pode ser um pouco maçante no começo, mas vale muito a pena. O final eu achei incrível!!!
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou começando a ter as minhas também. Assim como O cavalo e seu menino :) E é justamente o final que mais me intriga rs
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Mell!! Já disse que adoro o layout do seu blog e que você é linda?
    Adorei o post, porque eu sempre tive preconceito com As crônicas de Nárnia, até que acabei assistindo ao filme (sem ler o livro, me condene) e amei!
    Ainda não tive a oportunidade de ler, o que deve ser muito melhor, claro!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, awn, awnnnn, quanto amor! Não tinha dito, e fiquei TÃO feliz em receber esse elogios. Um presentão de natal, muito obrigada :) (aliás, um feliz natal para você e sua família, muita muita saúde!)
      Então, providencie o livro e comece a ler, pois te garanto que os filmes não chegam aos pés dos livros. São muito mais cativantes e encantadores :)
      Beijão!

      Excluir
  3. Mell, essa sua edição é MUITO linda!

    Lembro quando a Pâm começou com essa série de vídeos. Eu não acompanhava os vídeos dela sobre As Crônicas porque tinha spoilers... e bem, nunca li NADA de Nárnia! Nunca tive nenhum contato com as história... nunca vi, nem mesmo, algum filme. Pois é. Em que mundo eu estava? rs. Queria conseguir ler por agora também. Aí eu poderia assistir aos seus vídeos e, quem sabe gravar vídeos pra essa série também! :) Mas não sei se conseguirei ler por agora. :{

    Acho legal a ideia de falar sobre as histórias, mesmo com spoilers, porque, como você disse, dá mais espaço para debates, né? Poder conversar mais abertamente com quem já leu e trocar experiências. :)

    Beijos! E boas leituras! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, não? É o segundo livro mais bonito da minha estante rs
      E pense bem em ler, sim. Os livros são curtinhos, na minha edição têm 60 páginas cada, então dá pra ler curtindo muito. Até porque são histórias fáceis de serem lidas, foram escritas para crianças, afinal (e aqui, digo que a escrita não é igual ao Senhor dos Anéis, escrito também para crianças mas com um grau de dificuldade considerável... A escrita de Nárnia é realmente tranquila, até boba às vezes). E seria TÃO, TÃO, MAS TÃO bacana se você lesse comigo para trocarmos figurinhas... Se conseguir começar a ler, me avisa ;)
      E sobre os spoilers, eu não achei bacana fazer resenhas sem contar a história justamente por isso. E depois de ler tudo pretendo fazer um vídeo sem spoilers (você acabou de me dar, sem querer, essa dica rs)... Então agrademos a gregos e troianos, certo? rs

      Beijão!

      Excluir
  4. Oii, tudo bom?
    Gente, que edição maravilhosa!!! E eu achando a minha do volume único com o leão na frente bonita! hahaha
    A ideia da Pâm foi muito legal mesmo, né?
    Eu também só tentei ler uma vez e fui até o terceiro, eu acho, mas também não gostei tanto assim... Espero que você goste mais dessa vez! =)
    Quem sabe eu acabe relendo também! haha

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, mas eu também gosto bastante da com o leão, apesar de muita gente não gostar. E acho ela muito mais prática para ler rs
      E releia, sim. Acho bacana dar uma segunda chance a uma história que parece muito bem trabalhada pelo autor :) Me avise se voltar a lê-lo, ok?
      Beijos

      Excluir
  5. Acho essa edição das crônicas o máximo, mas tenho a comum mesmo, com todas elas organizadas de forma cronológica e com o Aslam na capa, rs.
    Comecei a ler, mas li apenas 2 crônicas. Quero terminar, mas estou travada na terceira. Diferente de você, não consegui gostar muito de O Cavalo e seu Menino mas pretendo continuar em 2014 e terminar a leitura das crônicas. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto bastante dessa edição também, Babi. E espero poder comprá-la mais pra frente :)
      E continue com a leitura, sim... Dizem que melhora E MUITO com o passar das crônicas, e que o final é muito bom!
      Beijão :)

      Excluir
  6. Mas nossa, sua edição é muito bonita. Eu não tenho coragem de ler este livro, não acho que faz meu estilo literário, sem contar que a maioria das pessoas deixam comentários desistimuladores dizendo que a leitura é maçante, difícil e etc. É claro que não são todos, mas os poucos me desistimulam. Sou dessas...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro tenho que te dizer que a leitura é um amorzinho, fácil fácil, e só é maçante em poucas partes, principalmente para aqueles que esperam ação/aventuras drásticas sempre. O livro tem a característica de ensinar muitas lições de vida, e muitos dos casos exige algo mais reflexivo do que aventureiro rs
      Segundo que, se acha que não é o seu estilo, eu desestimulo a leitura sim, Gabriela :/ Porque é um livro que tem suas características e não foge dele em momento algum. Então se não gosta, dificilmente irá aproveitar a leitura :/
      Beijos

      Excluir
  7. Eu amo os filmes e morro de medo de ler os livros. Todo mundo diz que é extremamente religioso e eu fico com um pé super atrás.
    Quero muito ler um dia, mas falta a coragem.
    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nahhhh, não é extremamente religioso, fique tranquila. Principalmente sob o olhar daqueles que não procuram tais comparações, viu? Eu mesma pouco vi, e só vi outros depois quando fui pesquisar rs
      Tenha coragem. É um livro lindo, e olha que só li três crônicas. Dizem que o final é muito bom!
      Beijos

      Excluir
  8. A sua edição é liiiinda. Foi a primeira vez que eu vi as imagens coloridas. Eu li As Crônicas de Nárnia quando eu era muito nova e sou louca para reler. :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também foi a primeira que vi, e fiquei tão encantada com o trabalho deles na coloração *-* Releia, sim, é sempre bom reler obras como essa. Depois me conta se voltar a lê-lo ;)
      Beijos

      Excluir
  9. Essa edição é maravilhosa, enho o volume único mas sou louca para comprar essa! Amo As Crônicas de Nárnia, um dos meus livros favoritos.
    Beijos
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Essa edição é maravilhosa, tenho o volume único mas sou louca para comprar essa edição. Amo As Crônicas de Nárnia, um dos meus livros favoritos.
    Beijos
    http://www.borboletasliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro esse livro! A minha edição é o volume único, mas a sua é maravilhosa!
    Espero que goste dos outros livros também!

    depoisdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua edição é mais prática para se ler, Juliana! E eu também espero gostar, estou ansiosa para continuar :)

      Excluir
  12. Neste momento tambem me encontro a ler as cronicas de narnia, acabei à pouco o terceiro livro... Sao bons mas nao tanto como dizem pque me parecem muito infantis apesar de tudo. Bem parabens pela sua resenha, continue!

    Se quiser passe pelo meu blog:
    Comunidadefantastica.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  13. Nunca cheguei a ler, mas tenho bastante interesse
    Amei o vídeo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, leia sim! É muito envolvente e encantador :) Fico feliz que tenha gostado do vídeo *-*

      Excluir
  14. Nossa, tenho também há muito tempo minha edição de "Crônicas de Nárnia" e até hoje eu não peguei para ler. Mas que livro, este seu, ein? Nossa, estou babando MUITO nele. Ele é muito maravilhoso, nossa, estou besta. Que livro lindo, eu quero um igual pra ontem hahahhahaha. Uma idéia muito boa fazer este vídeo, eu também se pegar para ler o livro inteiro, não leria - estou lendo uma por uma. Adorei a idéia de ler assim, bem legal - mesmo que seja da Pam, parabéns por fazer, é até melhor de acompanhar seus comentários da obra. Beijos, adorei o blog *-*

    Ei Daniela! Bem, eu estou tão desatualizada que sequer tinha ouvido falar deste livro - pasme. Mas gostei dele, no geral. Às vezes, criar expectativas para um livro é cilada - aconteceu o mesmo comigo em Halo, só que eu terminei não gostando muito dele. Este parece realmente um livro que te motiva a pensar na questão de Frankie, quebrar regras, e tudo. É bom quando a história nos surpreende, principalmente quando achamos a leitura um pouco chatinha. Enfim, sua resenha está ótima. Se eu tiver a oportunidade, com certeza vou ler, porque fiquei curiosa, haha. Beijos!

    Chel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  15. Ahh, como só vi os filmes, ainda -vergonhosamente admito- não li os livros, só li o post mesmo. O vídeo, fica para outra oportunidade, quando finalmente criar vergonha na cara e lê-lo! rsrs
    Mas adorei a ideia da vídeo-resenha para cada um.

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Mel *-* Tudo bem?
    Eu queria muito que aquele livro único, com o leão na capa (não escrevo o nome porque sei que vou errar) viesse para Portugal. Sei que deve ser extremamente caro, mas queria mesmo muito,por isso é que ainda não li. Acho as capas dos livros em separado muito feias, pelo menos as de cá (as do Brasil não sei).
    Beijos, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo