16.5.13

Resenha: Em busca de um final feliz

Em busca de um final feliz, escrito por Katherine Boo.
Editora: Novo Conceito
Páginas: 287
ISBN: 9788581630328
Adicione em seu Skoob aqui!

Nada como cair de paraquedas numa nova realidade para quebrar a sua expectativa.

Em busca de um final feliz conta a história de algumas pessoas da favela Annawadi, lá de Mumbai, na Índia. É um livro de não ficção, ou seja, o que você irá ler é, se não a realidade, baseado em fatos reais a partir de uma pesquisa feita pela autora que, aliás, conviveu por um bom tempo com as personagens nesse ambiente hostil e opressivo.

Annawadi é uma favela pequena para os padrões de Mumbai, só que ali o contraste entre riqueza e pobreza é imenso. A favela se localiza entre um dos maiores aeroportos de Mumbai e alguns dos mais luxuosos hotéis da cidade. Ou seja, é como uma poça de esterco que destoa do ambiente ao seu redor. Aí se encontra a antítese trabalhada no livro.

Assim, Boo nos apresenta vários tipos existentes nessa favela. Catadores de lixo, ladrões de lixo, moradores corruptos "engajados" na política local, comerciantes de lixo, educadores, raros universitários, aleijados... Todos guiados por um sistema político, econômico e social maior que os engole. Todos procurando lutar contra esse sistema opressivo e encontrar um final feliz. Todos marcados por algum tipo de anomalia social.

A imagem da capa já transparece o assunto abordado no livro. E ao contrário do que muitos vieram me falar a respeito desse gênero literário, indico para todos que vivem num mundo limitado e que pensam que as mazelas do próprio país são únicas e as piores de uma escala. Portanto, indico à todos, à você que está lendo essa resenha agora.

A leitura é rápida, fluída e, ao contrário de romances e fantasias, irá despertar frustração e nojo (da humanidade) no leitor. Uma sensação de impotência... A menos que não seja um humano.

Abaixo, vídeo-resenha que fiz pro canal do blog no Youtube:

2 comentários:

  1. Oi!
    Eu tava quase desistindo do seu blog porque pensei que tinha desistido.
    Esse livro vai me dar tristeza que eu sei.
    Mas eu continuarei lendo.
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mell!!!!!
    Saudades de você. ^^
    Eu indiquei esse livro para o Clube do Livro, vamos ler no mês que vem e estou muito ansiosa, mesmo sabendo que ele vai mexer muito comigo, de verdade!
    Adorei conferir sua opinião sobre ele. ;)
    Beijocas

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo