16.1.13

Gilmore Girls e Rory Gilmore Book Project


Where you lead
I will follow
Anywhere that you tell me to
If you need, if you need me to be with you
I will follow
Where you lead

If you're out on the road
Feelin' lonely and so cold
All you have to do is call my name
And I'll be there
On the next train

Gilmore Girls é simplesmente o meu seriado preferido, que me fez crescer, participou de meus sonhos durante anos e ainda permanece como meu guia para planejar a minha vida. O por que de eu não ter feito esse post antes é um mistério, mas vejo que não o poderia ter adiado mais.

A história se baseia numa pequena cidade chamada Stars Hollow (como eu gostaria que esse lugar fosse real e não apenas um cenário já desmontado - snif!) para onde Lorelai Gilmore (Lauren Graham) se refugiou após dar à luz aos 16 anos de idade uma menininha a qual deu seu próprio nome. Lá morou por outros 16 anos, e é então que a série se inicia: com Rory Gilmore (Alexis Bledel) já crescida e com ambas partilhando uma vida confortável e muito peculiar no meio de uma cidade lotada por personagens únicos.


Talvez seja a genialidade ao criar personagens tão divertidos e representativos que deu à série seu toque especial de ser: cada um possui uma participação única na vida das duas Gilmore, e seus relacionamentos foram muito bem trabalhados.

Luke Danes (Scott Patterson) é o melhor amigo de Lorelai e o dono da cafeteria Lukes, na qual as meninas sempre estão comendo e bebendo seus preciosos cafés - gordice e vício por café as definem!
É neste pequeno restaurante que talvez as melhores cenas são gravadas! O lugar é confortável e familiar, parte da rotina delas durante anos e anos. E os diálogos entre os três são hilários, com Luke repreendendo a quantidade de café por elas tomada e elas tirando sarro e aprontando com ele por simples e fervorosa graça.

Mas o mais especial nesse personagem é a sua retribuição à vida amorosa (e nada fácil) de Lorelai. O melhor é saber que, além de ser uma ótima pessoa para ela, sempre fez papel de pai para Rory, mesmo quando não estavam juntos ainda. Superam qualquer casal do programa!
Sookie St. James (Melissa McCarthy, atualmente em Mike & Molly) é incrível como cozinheira e como melhor amiga de Lorelai - e como uma segunda mãe para Rory, também, por que não? Como Rory e Lor sempre estão pensando em comida, é Sookie quem dá o toque delicioso à série: com seus pratos, sua cozinha sempre lotada de comida e seu jeito estabanado, ela contribui para a graça de Gilmore Girls. É com ela que Lor tem o sonho de formar uma hospedaria (ou hotel).

Lane Kim (Keiko Agena) é uma coreana sempre vigiada pelos olhos atentos de sua rígida mãe. Mas por trás de uma educação conservadora e controlada, a garota segreda seu refinado gosto por música e uma propensão à sair da linha. Como melhor amiga de Rory, Lane dá à série momentos divertidos com sua banda de rock, sua desobediência e sua fidelidade de amiga.

Dean Forrester (Jared Padalecki) se muda para a cidade logo no começo do seriado e, a partir de um esbarrão, torna-se uma pessoa muito especial na vida de Rory: seu primeiro namorado, seu melhor amigo e um companheiro amável que me fez suspirar por muitas e muitas temporadas! E que, mesmo com todos os erros posteriores, ainda assim me faz gostar e muito de sua personalidade e do que representa na vida de Rory...
Já Kirk Gleason (Sean Gunn), Miss Patty (Liz Torres), Babette Dell (Sally Struthers) e Taylor Doose (Michael Winters) fazem parte da pequena cidade e do seriado como os papeis secundários mais bem feitos em toda a história (me atrevo a dizer), de tão espirituosos e carismáticos que são, sempre participando de vários acontecimentos da vida das garotas e muitas vezes nos proporcionando gargalhadas de doer a barriga (em especial Kirk e seu jeito muito estranho de ser!)

E como esquecer de Paris Geller (Liza Weil)? A garota rica e impossível de se lidar que Rory conhece em Chilton a acompanha daí por diante, mesmo sendo geniosa e sabichona...

Eles e elas                                                                                                                                                  


Ao longo de todo o charme da série e de todo o desenrolar da vida das Gilmore, romances vem e vão - mas sempre duradouros e marcantes!

Dean começou como o primeiro namorado, aquele príncipe encantado que toda garota sonha em ter, um eterno companheiro, cúmplice e compreensivo. Não é a toa que o namoro dura anos...

... Mas um dos primeiros erros de Rory foi se apaixonar pelo tipo bad boy com a chegada do sobrinho de Luke, Jess Mariano (Milo Ventimiglia). Devo dizer que o romance, através de mistérios e do tipo sedutor do garoto, me conquistou um pouquinho, mas não fica com o melhor romance da garota! Adoro o casal, mas sinto que ele a fez tomar rumos em sua vida que não fizeram jus à personalidade dela (foram temporadas estranhas, mas ela acabou aprendendo muito nelas).

E o terceiro namorado - e o mais apaixonante - é Logan Huntzberger (Matt Czuchry), que Rory conhece em Yale (onde ela cursou jornalismo) e que se torna seu maior companheiro, depois de Lorelai, é claro!


Junto dele, Rory aprende que a vida não é tão simples e que o planejado nem sempre acontece (porque ela adora planejar tudo), mas também ele a ensina a amar, mesmo que isso não supere sua paixão por escrever e trabalhar com o que gosta, nem mesmo sua vontade por um tempo a mais vivendo sozinha. Apesar de todas as contradições da última temporada e do desfecho que deram ao casal, ele continua sendo o que mais contribuiu para a série (sim, sou team Logan confessa!)
(porque Logan merece mais que uma foto! Mentira, eu não consegui escolher somente uma mesmo haha)
Já Lorelai tem Christopher Hayden (David Sutcliffe) em sua vida, o que a torna complicada, pois além de pai de Rory, é a paixão de sua adolescência. Com uma relação tipo iô-iô, Lor vive entre romances e a presença de Chris. Tendo "abandonado" as meninas quando novo, dezesseis anos depois ele parece se tocar do que perdeu, e a querer arrumar seus erros. Mas esse sentimento sempre será perturbado por outras consequências da vida, e ele continua representando aquele que transtorna a vida de Lorelai sempre que reaparece - e Rory sabe disso, o que dá ao seriado um toque de drama. Apesar de todo esse lado negativo do relacionamento, os dois formam um casal muito cativante.

Assim como Max Medina (Scott Cohen), o professor de inglês de Rory, por quem Lorelai se apaixona, e em quem desperta um amor, apesar de não retribuí-lo. É um casal muito fofo, e vibrei para que desse certo!

Mas quem rouba as cenas e o coração de Lorelai (assim como os nossos) é e sempre será Luke Danes: como eu já disse, é o melhor casal do programa!

O companheirismo e a química                                                                                                                    
Sem dúvida alguma, a química entre as atrizes contribuiu para que o companheirismo das personagens seja explícito!
Nada mais, nada menos, a série nos proporciona o que tem de melhor de uma forma encantadora: a amizade e o amor entre mãe e filha. E é esse o mais amável de todas as sete temporadas: o relacionamento de Lor e Rory - de longe o mais incrível!
Lorelai possui uma personalidade forte, impressionante e divertida. Amante de livros, mas principalmente de filmes e músicas, soube repassar todo o seu gosto para Rory, que, sozinha, desenvolveu uma percepção ainda maior sobre arte, cultura e literatura. Juntas - Lorelai com sua diversão e Rory com seu conhecimento -, elas desencadeiam cenas hilárias e repletas de citações clássicas e outras nem tão clássicas assim. São conhecidas por seus diálogos rápidos e cortantes!

Loucas por comidas, por café; preguiçosas; amantes de filmes e músicas; sempre dispostas a se ajudar; participantes dos eventos da pequena cidade; doces e ingênuas; sedentárias. Extremamente cativantes!

A amabilidade de Rory e o segundo melhor item da série: livros!                                                                  
Rory Gilmore acaba ganhando de Lorelai no quesito amabilidade, atrevo-me a dizer! Alguns podem me tacar pedras agora, mas o fato de Rory ser doce e amar livros faz dela a melhor personagem da série, tendo Lorelai como segunda e por poucos pontos a menos (como dizer que a esperteza e a sagacidade de Lor não faz dela uma personagem incrível?).

Um dos pontos mais altos da série, depois de acompanhar a passagem de Rory pela difícil escola Chilton, é a sua formatura, quando o discurso da garota (sim, a oradora da turma!) arranca lágrimas não apenas de todos os personagens (até mesmo do durão Luke Danes), mas de qualquer fã da série:
Os avós de Rory: ricos e controladores, mas cheios de amor para dar.
(Clique aqui para assistir a cena, já que o Youtube não me deixou incorporar, snif)
Já o quesito livros me dá arrepios: a série é fantástica quanto à citação e a incorporação deles à vida de Rory, que está sempre rodeada por livros e lendo um.
E é aí que gostaria de chegar: quando vi o Rory Gilmore Book Project no blog Faz Parte eu me apaixonei pelo projeto e quis participar dele!

Como a série tem muitos títulos citados, alguns blogs e sites lançaram, anos atrás, uma lista com muitos deles (250 livros) e a meta de leitura... Claro que não é um desafio, é apenas um guia para ser um pouquinho mais sábia e chegar, minimamente que seja, perto da cultura de Rory. Assim eu leio mais clássicos como é o meu desejo atual e ainda me divirto tendo as mesmas leituras de Rory Gilmore! Quem aí topa?

Como a lista é i-men-sa, deixarei uma aba ali em cima com todos eles e os que já li, lerei e tudo o mais. Só para dar um gostinho de quero mais, aqui estão alguns livros dessa lista: On the Road, The Adventures of Huckleberry Finn, Madame Bovary, A Tale of Two Cities, Anna Karenina, Pride and Prejudice, The Metamorphosis, Alice in Wonderland, Mrs. Dalloway, The Godfather: Book 1, Harry Potter and the Sorcerer's Stone: Harry Potter - Book 1 e The Perks of Being a Wallflower.

9 comentários:

  1. =)
    que legal ter alguém por aqui com quem partilhar o projeto!
    como fã de GG também me empolguei assim que vi!

    boas leituras!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ainnnnn, me arrepiei. Amo GG, minha série favorita de todos os tempos para sempre. ^^
    Nunca consigo falar tudo que quero sobre ela, não dá para expressar como é maravilhosa. Adorei seu post, super completo e o projeto dos livros é incrível.
    Queria tanto ter visitado Stars Hollow. Uma vez acompanhei a visita de uma menina do Brasil lá, quase chorei de desejo. hehe Sabe que o coreto de GG hoje está na praça de Hart of Dixie? Fofura!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Mell, eu nunca vi Gilmore Girls, acredita? Mas essa paixão com que você falou sobre a série me deu muita vontade, vou procurar pra baixar ou no Netflix!
    Quanto ao projeto dos livros, achei a ideia muito legal, mas wow, são muitos livros, e alguns eu já até tentei ler mas achei muito massantes hahahah não sei se conseguiria.
    Beijos, Carol - Le-Rêveur ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Mell tudo bom??!! Tenho muita vontade de assistir está série, me parece ÓTIMA e, além do mais, ela é de um gênero que me agrada *-* Eu adoro protagonistas que gostam de ler hihi
    Muito bem feito o post Mellory, ficou ótimo!!
    Nossa o projeto é BEM grande :p Mas na lista tem muitos livros legais e para quem é fã da série, é legal participar :)
    Bjs, DRI GOMES
    http://drihgomes.blogspot.com/

    P.S. Visite o blog ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Mellory

    Gilmore Girls parece mesmo muito bom, quero ter tempo de começar a ver a série, li o livro da produtora da série e já gostei muito!

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Nossa amo muito essa série acho super engraçada e eu me identifico com ela!
    Esse projeto é enorme mas muito interessante!
    Bjs EmyLu
    http://louquinhaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh ameeeei a matéria <3
    Parabéns !!!

    Vou começar a leitura dos mil livros ae HAHAHAHA
    Vamos ver onde consigo chegar :D

    Beijos,
    Ci Bast

    http://thebeautybeats.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. na cena da formatura da rory eu tenho que dar pause pra lavar o rosto e me recompor, porque eu sempre fico muito emocionada. é a cena mais linda do seriado todo.

    adorei a resenha, mellory (adorei seu nome também). essa também é minha série preferida, dentre as poucas que assisto. :)

    ResponderExcluir
  9. Amo muito a série, chorei horrores quando terminei.
    Como amo livros tambem, vou colocar esse projeto lá no meu blog [http://avidadeuniversitaria.blogspot.com.br/]

    Adorei o blog, encontrei hoje por acaso vendo o video sobre os livros do Harry Potter edição de Colecionador.

    =)

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo