4.8.12

DIY: Criado-mudo recoberto com tecido

Na metade do primeiro semestre me mudei de cidade (aliás, retornei para a minha natal yeey) e passei a me preocupar com uma nova decoração para meu quarto. Na realidade foi a decoração e os móveis inteiros, pois deixamos tudo no antigo apartamento. Vendo algumas lojas de artesanato (amo!), me deparei com um tipo de criado-mudo, cru, para ser trabalhado. É uma graça (foto acima), com detalhes lindos nos pés (em estilo antigo, sabe?) Como estava querendo algo assim para por toda a minha maquiagem, esmaltes, produtos de beleza e parafernalhas afins, achei a ideia perfeita: pintá-lo e decorar com algo... Mas com o que?

Tecidos

E tudo ficou ainda melhor quando, depois de almoçar num restaurante no centro da cidade, conheci uma loja l i n d a de patchwork! Cada tecido, cada trabalho, cada detalhe... Uma fofura tudo! Com as paredes recobertas de tecidos (um mais lindo que o outro!), acabei comprando um jogo com quatro tipos. Pra completar, minha mãe já tinha alguns e acabou me dando também :) Os de tons rosas e o amarelo são os que comprei. Os outros os que minha mãe já tinha.
Endereço da loja: Ana Consentino Patchwork. Rua Zacarias de Goes, 401 - Centro - Jundiaí - SP

Telefone: (11) 45214747
anamaria_consentino@yahoo.com.br


Deu um duro danado pra fazer, mas no final ficou uma graça e do jeitinho que eu queria (mais até, nem pensei que tivesse o dom de fazer essas coisas hahaha). Bom, vamos lá, o que precisei para fazer?
O detalhe fofo que falei! 

» Criado-mudo/estantezinha crua (ou se encontrar pintada, serve também;)
» Pinceis (um mais fino para alcançar os detalhes e as partes das dobras e outro a seu gosto)
» Tinta selante para madeira
» Tinta colorida (eu pintei de branco pra combinar com o meu quarto, mas fica a seu gosto)
» Cola
» Tecido (s)
» Lixa (pode ser de unha mesmo, que foi o que usei na hora do improviso haha)
» Tesoura

Primeiro você precisará recobrir toda a madeira com a tinta selante para que a tinta que virá a seguir não seja "sugada" pelo material poroso e, assim, você possa utilizar menos tinta (e menos mão de obra, porque pintar foi a parte mais difícil!)

Espere secar umas duas, três horas (ou se quiser mais). Eu esperei umas três e já fui pintando de branco.
(O cantinho do criado-mudo, ao lado do meu armário e bem na entrada. Juro que não foi proposital, coube como uma luva!)
Pinte as partes que quer até recobrir toda a madeira. Eu precisei de duas camadas (e preferi deixar secando de um dia para o outro cada vez que pintei - é, demora bastante até). Na realidade precisei de três nas partes que não passei a selante antes, pois ela acabou e não pude selar todo o criado-mudo. É bom que sele tudo o que vai pintar, ok?
Outra coisa importante: eu não pintei nada na parte de dentro pra não colar as caixinhas e depois ficar difícil de abri-las. É bom pensar nisso ;)

Assim que secar todas as demãos, já pode colar os tecidos! Yeey, essa foi a parte mais divertida haha A que deu menos trabalho, também, confesso.
Primeiro passe a cola em toda a superfície que irá recobrir. Preferi cobrir a parte de cima e todas as partes frontais das caixinhas...
Depois coloque delicadamente o tecido por cima, pressionando e tomando cuidado para que não fique nenhuma "bolha" de ar.

Espere secar umas três horas, recorte as rebarbas do tecido e está pronto! :)
Se precisar, use a lixa para retirar excessos de linha (alguns tecidos ao seu cortados ficam com uns fiapinhos nas bordas) ou nos cantos em que não consiga alcançar a tesoura. Lixando, você consegue um trabalho mais rente à madeira, mas também corre o sério risco de lixar a tinta branca e voltar à cor original.
Participação especial:  Cookie 
Deixem um recado dizendo se gostou ou não, eu quero saber ;)

9 comentários:

  1. Que coisa fooooofa! *O* Pode pegar sua ideia? :P Curto tanto trabalho manual e sempre que vejo algo assim dá vontade de fazer. Mesmo que nem seja pra mim, haha.
    Mas também haja paciência. Eu ficaria ansiosa esperando a tinta secar. /z
    Muito lindo. Parabéns.
    Beijo! :*

    ResponderExcluir
  2. Olá Mellory!

    Que criatividade, ein? Simplesmente amei a ideia e penso em fazer algo assim nas minhas atuais estantes, já que esse branco, tão branco já está me irritando. hahahha
    Ficou realmente muito lindo, mas haja paciência ein. Não sou muito boa para lidar com tintas e colas. :|

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. AMEEEEEEEEEEI, se tivesse um assim, com toda certeza, faria!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mellory!
    Nossa, que coisa mais linda. Sério, adorei a ideia, e olha que nem sou muito chegada nesse negócio de artesanato, ainda mais quando sou eu quem faço (#inabilidadetotal). rs

    Mas ficou muito lindo!

    Beijos,
    Inara - http://lerdormircomer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoreiiiii!! Ficou a coisa mais linda!! Eu gosto de fazer essas coisas também. Deixar tudo com a nossa cara é o máximo né?!?
    Bjoooos

    http://www.scrapbi.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Conheci seu blog e adorei esse post! Ficou lindo, um trabalho assim eu nunca fiz, mas dá mt vontade. Vem conhecer meus trabalhos artesanais:
    Folhas de Sonhos artesanatos

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  7. Oi lindaa! O trabalho ficou perfeito... tbm trabalho com aplicação de tecido em mdf... faço lembrancinhas de casamentos, aniversários, etc... só uma dúvida... rs Pq vc também pintou a parte que seria coberta pelo tecido? É alguma técnica que vc aprendeu? bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi... que perfeição!!
    Eu trabalho com revestimento de mdf... faço lembrancinhas para casamentos, aniversários, etc... Só uma dúvida... Por quê você também pintou a parte que iria forrar? É alguma técnica que vc aprendeu? Não me leve a mal... só pergunto pois quero aprimorar meus trabalhinhos... bjO!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo