9.6.12

Resenha + Sorteio: Do Seu Lado


Do Seu Lado, de Fernanda Saads.

Editora: Novo Conceito
Páginas: 315
ISBN: 9788563219008
Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.
Sarah Albuquerque de Lima é uma arquiteta nada glamorosa, como ela mesma se intitula. Trabalha numa empresa de arquitetura junto com o seu melhor amigo, Igor Schneider, certinho, gênio, um cavalheiro! Ela possui um ex-amor que atormenta a sua vida desde o término, época cheia de sofrimento e de fossa, nas quais Igor estava sempre presente, sem falar na sua terapeuta. Passou quatro anos planejando o reencontro, sempre marcado por vinganças e fantasias - mas será que ela estaria pronta para reencontrá-lo?

Sua vida estava de volta ao normal. Seu trabalho estava normal, sua relação com a família, também. Igor até a convidou para ir na festa de aniversário de casamento dos pais, na fazenda de sua família. Lhe mostrou seu mundo, onde cresceu... Até mesmo descobriu como era seu quarto, claro que meticulosamente arrumado, mas com porta-retratos, inclusive um com uma foto deles que tiraram no dia do aniversário dela de 21 anos. Ele era aquele melhor-amigo-irmão que estava sempre ali, ao lado dela, e que fazia de tudo para vê-la bem...

Até que um dia seu chefe escala Igor e ela para fazer um trabalho numa empresa de publicidade. O que ela não sabia era que a empresa é de seu ex, o Bruno que tanto infernizou a sua vida na faculdade, quando descobriu que a estava traindo. Como reagir diante de uma situação tão inesperada, que nem sequer passou pelos seus planos? Como ser profissional e suportar aquele reencontro da melhor maneira possível?

Depois desse dia sua vida dá uma revira-volta, e se transforma. Bruno a visita todos os dias depois do trabalho (e só de noite, sempre à sua maneira), sua relação com Igor parece se fragmentar depois de uma briga que tiveram, ela o reaproxima sem querer a uma de suas colegas de faculdade, percebe que mal reserva tempo para a sua família e quase nunca vai à sua terapeuta. Ao mesmo tempo, uma amizade verdadeira e incomum aflora com uma cliente, Fátima, uma madame exuberante.

Ela terá de lidar com a sua nova vida, que aos poucos desagrada-lhe cada vez mais. Chega num ponto em que ela não suporta mais a sua situação, sente muita falta de sua antiga amizade com Igor, de sua família e sua relação com Bruno mostra-se não um conto de fadas, pelo contrário. Em meio a mais dor, sofrimento e, quem diria, descobertas, Sarah tem que retomar a sua vida de antes, agora sabendo o que realmente deve fazer e com as pessoas certas ao seu lado.

As personagens são muito bem construídas. Igor é daqueles caras lindos, educados, fofos e, enfim, ainda estou para conhecer um igual a ele - é um sonho de amigo, e de namorado também. Fátima é uma madame fora do comum, pois de origem pobre, custa-lhe para entender o mundo frio e controlador da elite, mostrando-nos que nem sempre é a conta bancária que define o caráter - uma grande amiga para Sarah. A avó de Sarah é um amor, sempre com seus conselhos hilários e descobertas incríveis (além de uma ótima cozinheira, que não poderia deixar de ser!)

A escrita de Fernanda é fluída, instigante, sempre cativando o leitor e lhe dando motivos para a leitura de mais um capítulo (li em um só dia, de tão adorável que é a história! Pensei com os meus botões: um livro tão bom, eu deveria ler com mais calma, dedicar muito mais tempo... Mas não rolou de jeito nenhum, era a minha diversão de entre apostilas pré-vestibulares!). A história que criou é incrível de tão cotidiana e agradável. Cada capítulo, cada acontecimento, se encaixa noutro e é essencial para o desenvolver da trama - nada fica fora disso, nada está ali por acaso.

Talvez o único ponto negativo seja a previsibilidade da história - inovadora em situações, mas bem previsível em seus acontecimentos. Um ponto positivo: enquanto eu lia, parecia que estava lendo outro livro da Meg Cabot, porém sem o humor marcante de seus chick-lits. Sua escrita é tão harmoniosa, com diálogos tão equilibrados e realísticos, sem aquele tom forçado de invenção que às vezes encontramos em algumas histórias. Além disso, não poderia deixar de destacar: a história não aborda apenas o tema amor em suas limitações, mas sim o amor familiar, amoroso, amigável... Todos os tipos de amor! Junto de Sarah aprendemos lições, desmascaramos o verdadeiro sentimento.

Dei cinco estrelas e favoritei no Skoob, então preciso mesmo falar que é um dos melhores lidos desse ano - e ainda melhor: que é nacional!?

Quotes:
- Esse seu amigo bonitão. Por que não se casa com ele?
- Vovó! Pelo amor de Deus! - digo e sinto meu rosto queimar - Ele é meu amigo!
- Mas, querida, você pensa em se casar com um inimigo? - ela diz e eu não contenho uma gargalhada.
- Esses novos tempos são uma droga! - ela continua e surpreende com seu jeito de falar. - Antigamente, se o rapaz fosse um pão, a gente não deixava passar!
- Obrigada por tudo. Você foi como uma fada madrinha!
- Bip-ti-bop-ti-boom! - ela diz e faz um gesto como se segurasse uma varinha de condão imaginária.

36 comentários:

  1. Confesso que lendo a resenha, achei o livro previsivel demais.
    Mas sei lá, pode ser previsivel, mas muitas pessoas não se aventuram neste meio.
    Comparar a autora a Meg me deu vontade de ler este chick-lit.
    Pela capa imaginava um drama, bem triste e tals... mas agora talvez eu dou uma segunda chance pro livro, quem sabe comprar no futuro ele.
    Participando do sorteio.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mel, tudo bem?
    Estou com o livro na fila e a primeira resenha que leio dele. Fiquei feliz pelos pontos que você apontou como a construção dos personagens e os diálogos. É sempre bom ver autores nacionais conquistando seu espaço e em uma editora que cresce tanto, como a Novo Conceito!

    Beijo!
    - Nine
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia o livro e nem a escritora. Mas já por ser da Nova Conceito me deu uma animada!
    Parece ser aquele típico livro que a gente sabe como termina e que mesmo assim dá aquela vontade de conhecer o seu conteúdo.
    A capa é muito bonita e, claro, o enredo também.
    Vou colocá-lo com um dos livros que eu preciso ler ainda esse ano!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia o livro e nem a escritora. Mas depois que eu vi a editora, fiquei muito animada para conhecer todo o conteúdo do livro!
    Parece aqueles livros que a gente sabe, bem no fundo, tudo o que vai passar com a protagonista, suas dúvidas e seus medos e que mesmo assim dá uma vontade de ler.
    Adorei a capa! Muito bonita mesmo.
    Enfim, Do Seu Lado é mais um livro que eu vou adicionar na minha lista ainda esse ano.

    Parabéns pela resenha!
    Beijos.

    Email: gabi.marques@terra.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai que fofura! Parece mesmo ser um livro muito lindo!!!

    Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas já adicionei no skoob e coloquei na lista de desejados! <3

    Já pensou se eu ganho ele nessa promoção aqui?

    Que lindo!!! *----* hahahaha


    Adorei seu blog, parabens, ta tudo muito lindo aqui! ^^


    Estou te seguindo, abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ain eu quero muitooo ler e quero tanto ganhar algum sorteio pelo menos uma vez na vida...Adorei o blog e a resenha! Também estou te seguindo! Beijos espero que esses blog cresça!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gostei muito da sua resenha! Deu vontade de ler o livro em um dia, assim como você fez! Ainda mais eu, que tenho uma queda por arquitetos fofos (já sinto que gostarei do Igor)...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia seu blog. Eu só estava procurando uma resenha desse livro no google, porque me interessei por ele, mas não sabia se era realmente bom e tudo mais, para que eu comprasse junto com "Dizem por ai" da Jill. Eu adoro os livros dela.
    Mas voltando, pareceu ser um daqueles romances que não são só clichês, verdade? Eu fiquei com essa impressão. E fiquei com vontade de ler também. Hahaha. Mas de todo jeito, eu me senti totalmente conquistada ali quando você falou que lembrava a Meg. Eu sou APAIXONADA pelos livros da Meg. Ela é a minha rainha, Diva, brilhante, escritora favorita.
    Tomara que você faça o sorteio.
    Beijos. :)
    Lennie.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, mas já? UASAHSUA Leu bem rápido o livro ein? Tanto que é a primeira resenha que leio dele.
    Acho que todo mundo quer conhecer alguém igual a esse Igor, até eu! *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Lindo o blog vi pelo skoob a resenha, nossa você escreve bem, o blog é lindo, mas vamos ao livro, só eu que achei que esse livro é cheio de surpresas? li a sinopse e fiquei com um gostinho de: nossa é o que estou procurando? como estou sem money pra comprar, vamos lá, espero que a sorte eteja do meu lado ;)

    ResponderExcluir
  11. meu nome de seguidor: Priscila Pires Lopes ou meu twitter @PriscilaPiresL2

    ResponderExcluir
  12. Olá,adorei a sua resenha,ela foi muito bem elaborada,não conhecia esse livro e agradeço por tê-lo me apresentado -risos. Agora ele entrou para a lista dos ''vou ler'' em minha estante lá no Skoob (:

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei e não gostei do livro, parece meio...bobinho, seilá. Eu leria sim, mas tá faltando um toque que dê vida ao livro :)

    ResponderExcluir
  14. Eu entrei no Skoob e vi esse livro, fui dar uma olhada nas resenhas e vi sobre o sorteio! *-* Ai apareci aqui ><
    Gostei muito da sua resenha, (: Deu mais vontade de ler o livro. E acho que vou ficar encantada com o Igor (*--*) e com avó de Sarah. E é nacional... Ando querendo um livro nacional sem ser os listados pr'os vestibulares... x_x rsrs.
    Vou ficar torcendo! (yn) *O*
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Aiii... que livro mais fofo, a história é tão encantadora!
    Eu não conhecia ele ainda, mas fiquei com uma enorme vontade de lê-lo.
    Sua resenha é excelente, resumiu o livro perfeitamente!

    Parabéns pelo blog também! É uma graça, adorei!

    Beijoos ;**

    ResponderExcluir
  16. Eu quero o livro! Você escreve muito bem, parabéns.
    Participando do sorteio. =D
    Seu blog é fofo. Amei o Big Bang, a Canon e a Torre Eiffel! *.*

    ;*

    ResponderExcluir
  17. Já queria ler o livro, com a sua resenha e a personagem sendo arquiteta... deve ser muito fofo! :)

    Adorei o título do blog, super criativo! parabéns! :D

    ResponderExcluir
  18. OPa!
    Já quero. Nunca li nada da Meg, mas se vc disse que lembra é pq deve ser mto mto mo bom mesmo. Esse Igor? Já quero hahaha.
    As vezes o passado volta pra atrapalhar com tudo mesmo. Aiai.
    Adorei a resenha. E é nacional ainda? Tenho que ler.
    Beeijo ;*

    ResponderExcluir
  19. Gostei bastante da resenha. Muito linda a capa desse livro e a história é encantadora. A autora está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha e gostaria muito de lê-lo!
    Lí o 1° livro lançado por essa autora "As Confissões de Laura Lucy" e fiquei sua fã, uma leitura leve, engraçado, muito boa para relaxarmos!
    Participando do sorteio.
    Bjs,
    Rosângela

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha, mas o livro me parece bem clichê...
    Deve ser uma leitura boa pra passar o tempo, leve e agradável, enfim, quero esse livro na minha estante já!
    Participando do sorteio!
    @nilsonnobre

    ResponderExcluir
  22. Esse livro parece ser muito bom
    To com ele aqui e louca para ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Um dos livros que está na minha lista de desejados lá no skoob..
    história que parece ser simples, daquelas que arrancam lágrimas..
    Doida pra ler :)
    Escritores nacionais mostrando seu valor, show!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Parece que eu e Sarah temos algo em comum: a espera do retorno de um antigo amor. Está na lista dos desejados no meu skoob também. Sou fã da Meg Cabot, então acho que vou adorar hehe

    Personagens bem construídas fazem toda a diferença. Pra mim a história é um bônus.

    Beijinhos

    Ju Castelli

    ResponderExcluir
  25. Meu esse livro deve ser uma fofura só, não é um livro que vai te tocar só pelo fato do drama, mas sim por ter um conteúdo bacana =)

    ResponderExcluir
  26. Vi esse livro nos recentes do skoob, e fiquei com muita vontade de ler ele pela sinopse e agora com a resenha deu mais vontade de ainda, e é uma boa oportunidade para ler livros de autoras nacionais.. :-) nao sei se ja foi sorteado mas se nao foi ainda quero muito ganhar ele.. Hehe

    ResponderExcluir
  27. Ah, eu particularmente adoro quando os personagens são bem construídos e a escrita é fluida. Esse livro está na minha fila de leitura, porém na verdade até então nem tinha dado a devida atenção. Sua resenha me deixou mega curiosa, sem dúvida vou ter que cortar fila 'Haha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  28. Oi, Mell!!
    Ei li o outro livro da Fernanda, As Confissões de Laura Lucy, e me diverti horrores, também li em um dia, não consegui largar. Por isso minha expectativa com esse livro está alta. Eu amei o jeito dela escrever e com certeza quero mais.
    :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Adorei a resenha, a história do livro e a capa :)
    gosto muito de romance água com açúcar, como parece o caso :)

    E se passa rápido a leitura então, tanto melhor!
    Adorei o texto coloridinho!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  30. Ai meu Deussssss, estou louca por esse livro!!
    Preciso ganhar esse sorteio!
    Sua sinopse está super com gostinho de quero mais, parabéns!
    Estou seguindo o blog também! Sempre que der vou aparecer por aqui!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  31. Oie,
    Adoraria ganhar o sorteio, vi o resumo do livro no Skoob e fiquei com muita vontade de ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Já vi esse livro no skoob umas 5 vezes, todo mundo falando bem dele. É, tá parecendo ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  33. Ain, amei sua resenha! Esse livro tá na minha lista, mas até agora não tinha visto nada que me fizesse apaixonar desesperadamente por ele (exceto a capa, é claro, que é linda de morrer *o*), talvez até porque até agora só tinha lido a sinopse mesmo e são pelas resenhas que eu decido, realmente,se vou ou não ler. Enfim,agora fiquei louca pra ler esse livro, parece ser maravilhoso! Parabéns pela resenha, ficou divina! Beijos ;*

    ResponderExcluir
  34. Confesso que sua resenha ficou ótima, você escreve muito bem :)
    Pois, o envolvimento seu com o livro está presente na resenha, o destaque sobre os personagens, a escrita os pontos negativos e demais apontamentos, é isso que uma resenha necessita, pois quem não leu o livro, deve saber desses detalhes.

    ResponderExcluir
  35. Tipico triangulo amoroso com o melhor amigo e o ex.Bem, de qualquer forma, tenho lido resenhas positivas sobre o livro, então fiquei com vontade de ler. Gostei muito da capa tb. Fiquei com um pouquinho de medo agora, não gosto de Meg, ai, ai, ai... bjsks

    nangy@ig.com.br

    ResponderExcluir
  36. Quero muito ler esse novo livro da Fernanda. Adorei As Confissões de Laura Lucy e estou muito empolgada para conhecer Do seu lado.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo