31.1.12

Resenha: Tudo Sobre Garotas

Tudo Sobre Garotas, por Cláudia Felício.
Editora: Agir
Páginas: 103
ISBN: 9788522013319
Skoob 


A maioria das garotas tímidas é insegura e tem bastante medo de pagar mico. Para elas,quando mais passarem despercebidas melhor. Agora, vamos ser honestas? Você conhece alguém que nunca pagou mico? Só quem não viveu! E não é isso que você quer para si,é? Falar bobagem, tropeçar, passa mal, todo mundo passa por isso! O pior que pode acontecer é você sentir vergonha na hora, mas garanto que não é o fim do mundo.Depois de um tempo, ninguém mais se lembra.
Tudo Sobre Garotas me transportou para o passado, quando eu tinha doze anos e estava apenas aprendendo sobre a vida, principalmente sobre a vida de adolescente. É a época em que deixamos de ser crianças e temos algumas responsabilidade para encarar. Eu lia alguns autoajudas para garotas, sobre menstruação, primeiro namoro, timidez etc., alguns muito conhecidos até, como o Tudo Sobre Meninas para Meninas (que eu tenho até hoje e, vejam só, é da mesma autora! Agora que fui checar o nome e vi) . E este livro me fez relembrar daquela época.


Com uma escrita fácil, fluente, em tom de uma conversa franca (e muito confortável), cumpre a premissa: a autora, Cláudia Felício, trata muito bem e delicadamente (fazendo o papel daquela amiga mais velha que toda garota pré-adolescente deveria ter), os assuntos que aborda, como amor platônico, timidez, bullying/cyberbullying, DRs, autoestima, família... Todos esses temas, e outros mais, compilados num pequeno livro de conselhos, com pouco mais de 100 páginas e que li em uma sentada só. A única coisa que eu diria é que a escritora poderia ter aprofundado um pouco mais nos assuntos.

Como eu disse, esse livro é destinado a um público específico (teen) e é um ótimo guia numa fase nova da vida de garota, que promete muitas surpresas, descobertas e situações imprevisíveis. Assim, é um excelente presente para a irmã/prima/amiga que está passando por tudo isso e que merece dicas básicas e um papo muito sábio.

Quotes:
A autoestima nos faz independentes e seguras. Os outros só poderão gostar de nós caso mostremos quem somos de fato.
O melhor é tentar manter a calma antes de tomar qualquer decisão.

4 comentários:

  1. Oii Mell!
    Acredita que nunca tinha ouvido falar desse livro?!
    Vou anotar essa dica para quando precisar dar algum presente, minha prima tinha me perguntando até sobre algum livro, seria ótimo porque ela está bem nessa idade! :)
    Adorei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca tinha ouvido falar desse livro?! [2]

    Boa dica a ideia do presente! Super aprovada :)

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Ahh já li e também fiz resenha... gostei, achei muito divertido e indicado pra quem é da idade. Porém acho que faltou algum algo mais... não sei explicar. Poderia ter mesmo se aprofundado, talvez.
    Mas é muito indicado pra dar de presente, porque é curtinho e fácil de ler!

    ResponderExcluir
  4. eu acho q ja li esse livro se for oq eu to pensando ele e muinto bom,ele ta aprovaderrimo.bjokas

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo