14.11.11

Resenha: O céu está em todo lugar

O céu está em todo lugar, escrito por Jandy Nelson.
Eu deveria estar de luto, não me apaixonando. Às vezes é preciso perder tudo, para encontrar a si mesmo... Lennie Walker, obcecada por livros e música, tocava clarinete e vivia de forma segura e feliz, à sombra de sua brilhante irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre de forma abrupta, Lennie é lançada ao centro de sua própria vida, e, apesar de não ter nenhum histórico com rapazes, ela se vê, subitamente, lutando para encontrar o equilíbrio entre dois: um deles a tira da tristeza, o outro a consola. O romance é uma celebração do amor, também um retrato da perda. A luta de Lennie, para encontrar sua própria melodia em meio ao ruído que a circunda, é sempre honesta, porém hilária e, sobretudo, inesquecível. Às 16h48 de uma sexta-feira de abril, minha irmã estava ensaiando para o papel de Julieta e, menos de um minuto depois, estava morta. Para minha surpresa, o tempo não parou com o coração dela. As pessoas continuaram indo à escola, ao trabalho, a restaurantes; continuaram quebrando bolachas salgadas em suas sopas, preocupando-se com as provas, cantando nos carros com as janelas abertas. Por vários dias, a chuva martelou o telhado da nossa casa — uma prova do terrível erro cometido por Deus. Toda as manhãs, quando me levantava, ouvia as incessantes batidas, olhava pela janela para a tristeza lá fora e me sentia aliviada, pois pelo menos o sol tivera a decência de ficar bem longe de nós.

Talvez esse seja o livro que mais gostei em 2011. Conta uma estória de romance, família, amor e amizade. Na realidade, o sentimento mais belo é o mais sofrível.

Lennie Walker é uma adolescente que vivia uma vida normal e confortável. Até o dia em que sua irmã morreu inesperadamente durante um ensaio de teatro, e seu cotidiano virou de cabeça para baixo; Sua irmã não era apenas uma irmã, uma pessoa qualquer a mais ali na família. Era sua melhor amiga, seu alicerce... Quando ela se foi, seu mundo ruiu, e seus sentimentos ficaram confusos - aliás, toda a sua vida ficou confusa, pois em qualquer âmbito dela, explodia um sentimento ruim. Ela já não possuia mais aquela rotina comum e segura: agora precisava se virar sozinha sem aquela que iluminava seu mundo.

É então que volta para a escola, e tudo parece continuar como antes: as pessoas estavam vivendo suas vidas como antes, as aulas corriam como antes... Porém, a única novidade era o novato, Joe Fontaine, que logo prendeu a atenção de Lennie, pois seu sorriso e a alegria que emanava dele a contagiaram logo de cara - não conseguia parar de pensar nele, principalmente depois que as conversas se tornaram frequentes.

Por outro lado, algo de muito errado começara a se desenvolver entre ela e o ex-namorado de Bailey (sua irmã). Enquanto Joe lhe ressuscitava alegria, Toby lhe faz lembrar de Bailey, principalmente ao consolá-la: ele parece ser a única pessoa que se sente do mesmo modo que ela. Mas apesar de saber que essa aproximação não é saudável, nem é o certo a se fazer (sobretudo quando ainda de luto), algo nele lhe toma toda a resistência, e sempre acontece o pior, e eles se aproximam ainda mais.

Com o tempo, também Joe aproxima-se mais ainda de Lennie e de sua família - sua avó mega fofa e seu tio onipresente, Big - e, claro, sendo o lindo que é, os dois engatam um romance. Entretanto, Toby aparece sempre para atrapalhar a relação, sem contar o "fantasma" de Bailey (não, não é uma estória sobrenatural, haha, apenas me referi às lembranças e ao luto de Lennie, que sempre a consomem.)

Mas, aos poucos, ela consegue arrumar todas as confusões, refletir sobre seus verdadeiros sentimentos e vai superando a morte da irmã. Acima de qualquer coisa, o livro trata sobre relações familiares e a sua importância na vida das pessoas

O narrador em primeira pessoa revela os sentimentos mais profundos de Lennie, e mesmo com todas as burrices da protagonista, o leitor não consegue deixar de ficar ao seu lado. A autora nos apresenta uma escrita delicada, simples e carregada de emoções, deixando o leitor cada vez mais intrigado com a estória, prendendo-o até a última página.

Como comentei no começo da resenha, é um dos melhores livros desse ano. Além da estória, a diagramação é linda-de-morrer (acho que só perde para a série Instrumentos Mortais, que amo de paixão), a segunda que mais gosto - simplesmente amei! A Novo Conceito acertou em cheio dessa vez! 

31 comentários:

  1. Esse livro é muito lindo mesmo. Eu adorei tudinho nele. Achei super fofos os personagens e o Joe dá vontade de agarrar e não soltar mais ><

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente AMEI esse livro, e também acho que foi um dos melhores livros que li esse ano.
    A história tem um toque diferente, um toque especial que fez com que o livro se tornasse maravilhoso e sua resenha fez jus ao livro.

    Aeeeee! Só mais um vestibular e tudo volta ao norma. Boa sorte e eu tenho certeza que você vai se dar MUITO bem!

    Beijos

    Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Vou começar a ler esse livro agora, estou super ansiosa.
    Acho que vai ser muito bom. Espero que assim seja, que seja realmente bom. rs

    Beijos, Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é mesmo perfeito em todos os sentidos. Ele foi o livro que eu terminei de ler e senti vontade de ir para a primeira página e ler tudo de novo :D

    E é bom você postar o video mesmo, viu dona Mell kk'
    E posso tá "com medo" do ano que vem, mas quero que ele chegue logo (pra poder acabar logo)! :D

    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não terminei de ler, mas já estou adorando!! A arte do livro também está linda de morrer!!

    beijos,
    Mandy

    ResponderExcluir
  6. gente o melhor de 2011? *_* preciso adiantar ele logo.
    o meu exemplar já chegou e ele já está na minha listinha de leitura *-* lindo lindo. kit lindo da novo conceito tb *-* apaixonei.
    beijos
    boa quinta.

    ResponderExcluir
  7. Oi flor!!! Que bom ver um post seu! Como está a época de vestibulanda??? Espero que os estudos estejam rendendo e o ânimo continue!! ;)

    Eu ainda não li este livro, apesar de ele estar aqui me esperando! Um livro parecido com este é o "Te amo Te Odeio Sinto Tua Falta" em que a personagem perde sua melhor amiga, que no final das contas era um alicerce pra ela também! Acho legal ter histórias assim que saiam daquele amor ilusório de homem x mulher, príncipe encantado né? A vida é muito mais que isso e as perdas também!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ai, que bom que esses vestibulares estão acabando, menina! Já passou em algum? Depois conta tudo pra gente, viu?

    Quero muito ler este livro; ainda não tive oportunidade. Adorei o book trailer e a maior parte das resenhas que li falou muito bem sobre ele, assim como você. Então isso só serve pra aumentar minha curiosidade.

    Beijos e boa sorte com as provas!

    ResponderExcluir
  9. Eu estala louca por este livro
    Já ate participei de algumas promos, mas não ganhei
    Mas agora já comprei e logo vou sentir essa emoção

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Joe Fontaine, meu alvo de piriguetagem literária deste ano e o dono do meu coração - para personagens literários, que fique bem claro - desde que li.
    =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Sim, a diagramação é belissima...mas confesso que não gostei assim demais desse livro..rs
    Ficou complicado acompanhar a história até entender que Lennie estava é perdida demais com todos os acontecimentos.
    Qdo comecei a olhar o livro com os olhos dela, a história mudou de foco e consegui terminar o livro suspirando..rs
    A NC capricha mesmo nos livros, capas...é tudo muito bonito!
    Resenha perfeitamente apaixonada..rs
    Parabens!
    abraços

    ResponderExcluir
  12. Bruna Zanini Fiorin19 de abril de 2014 12:43

    Quero tanto ler !!!!! Só escuto as pessoas falarem bem dele, quase chorei quando li as sinopse !!! To apaixonada pelo livro e nem li ele ainda !!!!

    ResponderExcluir
  13. yasmin alves de souza19 de abril de 2014 13:11

    Muito Legal essa resenha

    ResponderExcluir
  14. Aprendiz da Literatura19 de abril de 2014 13:24

    Preciso ganhar o sorteio para ler essa maravilha, HAHA! Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  15. Muito boa sua resenha, estou doida para ler este livro, mas estou sem grana :/
    Estou participando do Sorteio espero que eu ganhe. ^^

    ResponderExcluir
  16. LOUCA PRA LER! Pelo visto,esse livro aborda o assunto "Família",do jeito que eu tanto gosto.

    ResponderExcluir
  17. Eu já estava querendo lê-lo há muito tempo, só faltava corangem, pois nunca tinha lindo alguma resenha sobre ele. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  18. Depois dessa resenha impossível não querer ler.

    ResponderExcluir
  19. Um livro diferente do que costumo ler... novas experiências!

    ResponderExcluir
  20. Resenha incrivel, me deixou com mais vontade ainda de ler ele.

    ResponderExcluir
  21. Natália Rafaele Alves21 de abril de 2014 15:34

    Incrível!!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, me interessei muito, parece ser muito bom mesmo...

    ResponderExcluir
  23. Maria Theresa Reis22 de abril de 2014 13:24

    Várias amigas já leram e fizeram apenas elogios para o livro, com essa resenha impossível não querer ler

    ResponderExcluir
  24. Preciso deste livro!

    ResponderExcluir
  25. Maria Júlia Menezes23 de abril de 2014 17:25

    Além da capa maravilhosa e o título que realmente me chama a atenção, a sua resenha conseguiu despertar ainda mais meu interesse e era exatamente disso que eu estava precisando para lê-lo.

    ResponderExcluir
  26. Minha melhor amiga já leu e super me recomendou, disse que eu amaria pois é o tipo de leitura que eu gosto e eu ainda não tive a oportunidade de ter este livro em mãos!

    ResponderExcluir
  27. Ótima resenha Mell!! Admiro muito seu trabalho, por você ser muito dedicada no que faz! ótimo livro!

    ResponderExcluir
  28. Necessito de livro.Amei a história.Sua resenha me fez ter muita vontade de ler :3

    ResponderExcluir
  29. Sensacional, Mel! To louco pra ler este livro. Continue fazendo seu trabalho tão bem assim que você chega longe! Tá de parabéns. Beijão!

    ResponderExcluir
  30. muito muito booom ameeei !! parabens Floor

    ResponderExcluir
  31. Resenha Maravilhosa Floor cont.... com este trabalho

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo