7.9.11

Resenha: As Crônicas de Spiderwick (vol 1 e 2)

As Crônicas de Spiderwick, O Guia de Campo #1
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 111
  • Autores: Tony DiTerlizzi e Holly Black
Fadas, duendes, gnomos e seres fantásticos, podem estar do seu lado agora mesmo, então fique alerta! Há muito mais nesse mundo do que os olhos podem ver. Para divulgar essa informação, os irmãos Grace pediram que Holly Black e Tony DiTerlizzi transformassem a sua história em uma série de cinco livros. Tudo começa com a mudança para a casa na propriedade de Spiderwick. Desde então, a vida de Jared, Simon e Mallory Grace não têm sido fácil. O pai não mora mais com eles, Jared tem vivido confusões na escola e fatos assustadores estão ocorrendo. Jared decide explorar a velha casa. Logo descobre uma biblioteca secreta e um grande tesouro - O Guia de Campo de Artur Spiderwick para o mundo fantástico. O livro é um guia para aprender a lidar com os seres fantásticos, contém todas as informações sobre a vida, a aparência e hábitos dessas perigosas criaturas. A partir desse momento, a vida das crianças, toma um rumo inesperado e elas vivem aventuras emocionantes em um mundo paralelo, atiçando a ira de goblins, gnomos e duendes.
As Crônicas de Spiderwick, A Pedra da Visão #1
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 114
  • Autores: Tony DiTerlizzi e Holly Black
Fadas, duendes, gnomos e seres fantásticos podem estar do seu lado agora mesmo, então fique alerta! Há muito mais nesse mundo do que os olhos podem ver. Para divulgar essa informação, os irmãos Grace pediram que Holly Black e Tony DiTerlizzi transformassem a sua história em uma série de cinco livros. No livro anterior, as crianças começavam a se dar conta do verdadeiro potencial do Guia de Campo, de Arthur Spiderwick. A adaptação deles ao novo estilo de vida na velha casa também estava bem no início. Os acontecimentos estranhos pareciam ter cessado. As coisas andavam calmas até que Simon sai à procura de sua gata e é seqüestrado por goblins invisíveis. Jared é testemunha do que acontece com seu irmão, mas ainda não sabe direito como agir. Para salvar o menino e ajudar os irmãos Grace, só mesmo a pedra da Visão, que permite enxergar todos os seres fantásticos. Agora, o que segue é uma inesquecível aventura. Jared e Mallory precisam salvar o irmão e ao mesmo tempo driblar todos os tipos de criaturas amedrontadoras. Eles também acabam fazendo estranhas alianças e conhecendo surpreendentes formas de vida.
O primeiro livro da série inicia o conto com a mudança da família Grace. Os irmãos gêmeos Jared e Simon e Mallory, a mais velha, mudam-se para a casa de sua tia-avó. Juntos, veriam que aquela nova moradia era não somente velha e decadente, mas também mais fantástica do que a realidade poderia nos permitir imaginar.

Jared Grace parece ser o personagem-foco da estória, pois é ele quem começa a descobrir todos os segredos que viria a ser apresentado pelo livro Guia de Campo de Artur Spiderwick para o Mundo Fantástico. Um estranho barulho vindo de dentro das paredes desperta a sua curiosidade e, por fim, acaba lhe abrindo as portas para um mundo do qual ninguém se dá conta.


Com a ajuda de seus irmãos, o garoto encontra um escritório/biblioteca escondido na casa, onde um estranho serzinho mora. Mas isso é apenas o começo...



Após introduzir a estória e novidade descoberta pelos irmãos, tudo parece avançar no segundo volume. Se no primeiro livro as coisas passaram devagar e sem acontecer muitas coisas, aqui a apresentação abre espaço para mais aventuras e descobertas: Jared e Mallory possuem uma difícil tarefa: resgatar Simon das mãos dos terríveis goblins, seres detestáveis e ameaçadores. Além disso, eles terão que enfrentar não somente esses bichos horríveis, mas também outros, como um troll.


Mas antes, como fazer para enxergar esse mundo sendo que os humanos não possuem a Visão? É aí que o engraçadíssimo ser que vive na biblioteca entra para ajudá-los. 


Quando recebi os dois primeiros livros da série eu até os mostrei nesse vídeo. Também contei o motivo por eu ter me interessado tanto numa estória infantil. Se vocês ainda não notaram, eu conto de novo: nada mais intrigante do que ter um nome incomum e encontrar um livro que possui uma personagem com um nome igual ao seu. Ok, parecido, mas já viram o filme? Pois bem, descobri a série literária num domingo, durante o filme da tarde. A pronúncia é igual ao meu nome, a única coisa que muda é a segunda letra. Eu fiquei encantada, e assim também fiquei com a estória que, mesmo não sendo tão detalhada por se tratar de uma obra para crianças, possui um enredo peculiar e uma criatividade e tanto.


São repletos de desenhos lindos, poucas páginas e uma escrita fluente (se quiser uma distração para poucos minutos, é uma ótima dica!). A diagramação é um charme à parte: capa dura, em auto-relevo, trabalhado com todo cuidado! É daquelas séries que ficam lindas de se ter na estante.


A série é composta por outros três livros:
As Crônicas de Spiderwick, O Guia de Campo #1
As Crônicas de Spiderwick, A Pedra da Visão #2
As Crônicas de Spiderwick, O Segredo de Lucinda #3
As Crônicas de Spiderwick, A Árvore de Ferro #4
As Crônicas de Spiderwick, A Ira de Mulgarath #5

11 comentários:

  1. Já vi os livros em livraria, mas nunca li. Algum tempo atrás assisti ao filme, que me lembrou uma mistura de outros, como Ponte para terebitia... rsrs Acho as capas bonitinhas!! ^^

    Beijos
    Ann .:. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Indiquei três memes para você responder!
    Se puder (e quiser) o link é este: http://migre.me/5EsAS

    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  3. parece interessante, vou ler. =x
    beijos
    boa sextaaaaaaaaaaa
    *pula grita, rola, chora* kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que bacana! Eu assisti o filme mas não sabia que era baseado em livros até eu conhecer os blogs literários! Mas também não sabia que ele tinha ilustrações, que fofo! Eu gostei bastante do filme mas não lembro muito sobre ele... :x
    Huhuh, uma Mellory na história, será que você ficou feliz né? Mesmo com a pronúncia diferente, ainda assim é a Mellory, hihihih!
    Pretende ler todos??? ;)

    Beijos flor! ;*

    ResponderExcluir
  5. Oii Mellory! :)
    Acho que essa série não é muito meu estilo, mas deve ser muito boa pela sua resenha! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha, nunca tive a chance de ler os livros mas na primeira oportunidade que surgir comprarei. Eu já tinha visto o filme e eu tinha gostado bastante, mas eu tenho um fraco por histórias fantásticas. haha
    primeira vez por aqui, voltarei com certeza.
    Beijão! :*

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis ler essa série!!
    Nunca vi o filme, pretendo assistir também.
    Os livros parecem ser ótimos, pelo que você disse, mesmo parecendo ser mais voltado para o público infantil, agrada também os mais adultos.

    Abraço

    Luiz Silva
    www.blogueiroleitor.com.br

    ResponderExcluir
  8. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    - Croissant Parisiense -

    Você continua fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  9. oii amei teu cantinho é muito lindo fofo e encantar tbm. Amei a resenha, vou confessar que ando meio enferrujada na leitura mas vc me deu ânimos. bjos

    joicy-santos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adoro o filme, mas ainda não li o livro. Ele é bem antigo na minha estante, porém só tenho dado atenção aos novos/lançamentos e tals... Mas fiquei com vontade de ler, a capa é linda e as ilustrações são ótimas!

    Beijo!
    Talita Ackles
    @PunkReader
    http://www.punkreader.com

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo