4.6.11

Um Amor Para Recordar, Nicholas Sparks

Um Amor Para Recordar, escrito por Nicholas Sparks.

Editora: Novo Conceito
Páginas: 184
ISBN: 9788563219268
“Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”

Landon Carter é filho de um político super respeitado dos Estados Unidos, e tudo em sua vida parece estar relacionado ao exemplo do pai, refletindo no modo como deve agir ou ser. Percebe que é um adolescente sem nada de especial, e com isso, vive por se subestimar. É sob essa pressão toda que decide por se candidatar a presidente do grêmio estudantil, para fazer jus ao sobrenome, que carregava sem maiores especialidades. 

Sempre viveu na mesma cidadezinha, Beaufort, com as mesmas pessoas e cotidiano. É quando decide fazer aulas de teatro, pensando em ser uma escapatória de outras matérias mais difíceis, sem grandes esforços, que sua vida muda bruscamente. Eleito como presidente estudantil, precisava de uma acompanhante ao baile do colégio. Introspectivo, ele deixa de convidar as garotas, deixando essa decisão para o final. E todos sabemos que quanto mais perto do dia, o número de meninas que ainda não aceitaram um convite - ou mesmo que ainda não receberam nenhum -, é menor. Assim, e com as aulas de teatro, Jamie Sullivan passa a estar mais presente em sua vida. 

Ela, a doce filha do reverendo da cidade, loira, de olhos claros, sempre de coque, roupas antiquadas e carregando sua bíblia. Talvez a personagem mais bondosa e humana a quem eu já tenha sido apresentada. Landon a conhece desde sempre, mas nunca a teve como colega, muito menos como amiga, mesmo que tenha estudado na mesma classe durante todos os anos escolares. Jamie é a típica garota inteligente e sem vida social, que prefere visitar orfanatos a jantar com os amigos na lanchonete local. Então, ela nem sequer fazia parte do círculo social de Landon, quando tudo muda e Sullivan desencadeia genuínos e amáveis sentimentos nele. A aproximação veio para lhe ensinar uma das coisas mais belas que existem na vida: o amor.

Sem sombra de dúvidas, é um dos livros que mais amei do Nicholas Sparks. O segundo, para falar a verdade, e só não é o primeiro, pois eis aqui o único, mas relevante, ponto negativo do livro: Sparks poderia ter escrito uma estória mais longa, elaborada e desenvolvida. A estória é narrada rapidamente, com poucos detalhes. A escrita é fluente, marca característica do autor. E apesar de ser breve, o romance é belo, genuíno e de fazer suspirar até os mais insensíveis. O belo e suspirante romance de Sparks...

Talvez o fato de ter assistido ao filme antes de ler o livro tenha feito eu desejar por mais detalhes da estória, pois não há como não amar o filme. E pela primeira vez na vida, fico em dúvida quanto à que é melhor. Não há outra resposta melhor do que "ambos", pois assim não estaria sendo injusta.

O filme é bem diferente do livro, se formos considerar o essencial: personalidade das personagens e contexto. Na versão cinematográfica, Landon é um badboy, Jamie é bem mais nerd e há aquela famosa lista de desejos dela, responsável por inúmeras listas que já fiz haha Apesar de provocar choros e soluços, o livro é bem mais sutil quanto à isso, ao passo que no filme, choramos da metade a diante...

Enfim, Nicholas Sparks não me decepcionou, como sempre. O livro é muito bom, envolvente e cheio de mensagens de vida - lições, se preferir. A capa é fofa, apesar de preferir à do original - americano -, como todos. Mas direitos autorais é uma complicação que só, e podemos entender isso sem decepções e polêmicas, certo?
Mil vezes amável.


Quotes

Em outras palavras, era o tipo de garota que fazia com que todos os outros sentissem vergonha de si mesmos. E, sempre que olhava para mim, eu não conseguia evitar a sensação de culpa, mesmo que não tivesse feito nada errado.
Você é linda - eu disse, finalmente, e acho que todos, desde as senhoras com cabelo azulado na frente até os meus amigos no fundo do auditório perceberam que eu estava sendo totalmente sincero.
Se eu tinha aprendido algo com Jamie naqueles meses, era que as ações - e não os pensamentos ou intenções - eram a maneira correta de julgar os outros (...)
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não se maltrata, não procura seus interesses, não sente ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

15 comentários:

  1. Ameiiiiiiiiii, estas citaçoes que você colocou sao maravilhosas!

    @Jennifer13d

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha !!!
    O começo foi bem interessante ... não sabia que Landon era assim .. pensava que era o mesmo badboy do filme!
    Também achei ele muito fininho e não gostei da capa, mas fazer o que... o bom mesmo é o conteúdo !!!
    Estou louca pra ler .. e já vou participar da promoção aqui do blog !
    Tomara que eu ganhe !!!
    Excelente resenha Mell !
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Já separei o meu para leitura. Bjs, Rose:D

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, este livro esta na pilha, logo chega a vez dele rs... Eu simplesmente AMO o filme, tem toda uma história por trás, a musica do que a Mandy canta meu marido cantou para mim quando entrei na igreja etc.
    Espero gostar bastante ^^
    beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  5. Amei amei amei a resenha! Tô loooucaaa pra ler esse livro, já vi o filme, mas acho que o livro deve ser melhor ainda.

    ResponderExcluir
  6. Eu amei, amei, amei de mais esse livro! *--* Tipo o filme é lindo, mas o livro também, apesar de serem lindos cada um da sua forma :D Adorei a resenha, confesso que queria mais também, mas acho que era mais para a história não terminar logo :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  7. olá visite meu Blog e dê sua opinião

    Bjus

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. já receava que o livro fosse diferente do filme. e confirmei com sua resenha. MUITO diferente. OMG. o que faço? >.< vou ter que me desfazer de muitas coisas na hora de ler esse livro (o que pretendo que seja EM BREVE!). AMO de morrer o filme, mas pelo jeito vou penar pra ler o livro hsuahsa
    mas o livro deve ser lindissimo ao seu jeito tb *---* quero ler mt.weee *o*

    :**

    ResponderExcluir
  9. Se o filme é lindo, imagina o livro.
    Deve ser de tirar o folego.
    Queria taaaanto a capa do filme , tanto tanto tanto. Mas ne...
    Òtima resenha.
    =*

    ResponderExcluir
  10. Essa é uma história incrível!
    O livro deve ser tão bom quanto o filme.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha tá tão encantadora Mel! Fiquei emocionada lendo...preciso urgente ler esse livro, porque amo Nicholas Sparks! Bjo e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li esse livro, mas pelo filme já temos que ele é maravilhoso.

    Adorei sua resenha e os quotes são demais.

    beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  13. Esse é um dos meus livros preferidos do Sparks também. Só perde para A Última Música. O pior é que li no ano retrasado em português de Portugal... Na época ninguém pensava em publicar o Nicholas aqui. Agora, com a febre, sinto que as editoras devem estar pensando: "meu Deus, porque não o publiquei antes?" haha

    ResponderExcluir
  14. Que livro lindo*---*
    Que bom que o lançaram, porque o filme é maravilhoso, o livro entãoo!!
    Quero muito lê-lo, concerteza já está na minha lista de desjados!!
    Sua resenha tá perfeita!! Parabéns!!
    Bjs
    Elidiane'

    Entre Amigas

    ResponderExcluir
  15. li recentemente o livro..e estava esperando muito mais.. mas acredito q tenha sido culpa do filme.. q é muito perfeito.. assisti tantas e tantas x e chorei em todas...
    e no livro é td como destacou..
    e eu detestei muito mais o Landon do livro.. ele 'demorou' mais a se apegar a Jamie.. e o envolvimento deles tb.. foi sei lá estranho.. eu sentia vontade de bater nele toda rs..
    mas ñ teve como ñ chorar.. é linda a história

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo