30.5.11

Resenha: O Recruta

O Recruta, do autor Robert Muchamore.
  • Editora: Fundamento
  • Páginas: 296
  • ISBN: 9788576769408
Skoob - Página do livro no site da Editora
CHERUB é uma agência de espionagem. Seus agentes têm entre 10 e 17 anos e costumam passar despercebidos no mundo dos adultos, que não veem uma criança ou adolescente como ameaça. Oficialmente, esses agentes não existem. Mesmo para um adolescente, a rotina de James Choke era conturbada até demais - ele nunca procurava confusão, mas estava sempre metido em uma. E as coisas só pioraram quando a mãe do garoto morreu no mesmo dia em que ele foi expulso da escola depois de uma briga com uma colega de classe. James foi mandado para uma instituição para órfãos, onde encontra garotos com histórias ainda piores que as dele e que invariavelmente sairiam dali direto para uma curta e tensa vida de crimes. Quando pensou que nada poderia mudar seu destino, James foi surpreendido com um convite para tornar-se um agente da CHERUB. Ele agarrou a chance e começou um treinamento que testou todos os seus limites físicos e psicológicos. A primeira missão de James foi infiltrar-se em uma comunidade onde um grupo de terroristas poderia estar se escondendo. Mas será que ele estava realmente pronto para agir sem despertar suspeitas? Será que vai suportar a pressão de cumprir uma tarefa tão arriscada? O garoto terá que entender que no jogo de espiões da vida real não existe "continue" ou "restart". E que falhar não é uma opção. A série CHERUB é um sucesso entre jovens da Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Suécia e Japão, entre outros países. Você não pode perder esta aventura de tirar o fôlego!

Em O Recruta, somos apresentados ao mundo de James Choke, um garoto inglês que possui uma família pra lá de conturbada: uma mãe contrabandista, um ex-padrasto vagabundo e materialista, e uma irmã menor que se mostra fria no começo e, apesar de ter apenas 9 anos, madura demais. Ele não consegue evitar problemas, e o mais impressionante é que mostra-se ingênuo em muitas situações. Não que ele seja santo; pelo contrário, ele é bem encrenqueiro e rebelde.

De repente ele se vê sozinho, sem ter pra onde ir, e acaba sendo levado para uma instituição de órfãos, enquanto lamenta que seu ex-padrasto tenha conseguido a guarda de sua meia-irmã, Lauren. E é num ambiente totalmente caótico que recebe a proposta de Cherub, uma agência de espionagem que recruta jovens a fim de solucionar problemas de maneira mais desapercebida, já que quem iria desconfiar de um adolescente de apenas 12 anos?

E é essa a idade de James e da maioria das personagens do livro. Incrivelmente, todas possuem uma maturidade um tanto quanto anormal, e eu passei a imaginá-los com 16, 17 anos. James não parece ter apenas 12 anos, pois assim que começa a enfrentar a árdua vida de treinamento, mostra-se completamente responsável por sua vida e pela fidelidade quanto à Cherub e seus integrantes. Se comparado à mim, minha responsabilidade é de uma criança de apenas 3 anos haha

Desse modo, o maior objetivo de James passa a ser a sua aceitação no teste em que o qualificará como agente de Cherub - e, vamos apenas citar para deixá-lo curioso, consiste em três meses de puro sacrifício vividos no limite -, podendo assim, iniciar as suas missões e conquistar cada vez mais honra e méritos.

A idade desproporcional é a única característica que não se encaixou no enredo, porque as outras... Bem, você terá que ler para entender o que estou querendo dizer, mas O Recruta te prende da primeira à última  página, sem exceções, e você se vê mergulhado numa estória cheia de aventuras, desafios e mistérios. O romance inserido é fofo, apesar de despretensioso, e o contextualizo a partir da idade que passei a imaginar para os personagens. Com uma estória inusitada, escrita descontraída e fluida, personagens totalmente cativantes e um alto teor de adrenalina, o primeiro volume da série Cherub me conquistou em cheio, e me fez ficar ansiosa pelo próximo livro (Classe A). 

A série é composta por muitos volumes (contei 12 até agora), mas dentre todos esses, apenas um foi publicado aqui no Brasil, ainda. A novidade? A Editora Fundamento me informou que o segundo está para sair no final de Junho! Não vejo a hora de tê-lo em mãos!



11 comentários:

  1. Ui, segunda resenha super positiva que eu leio sobre esse livro. Já to morrendo de vontade de ler, a única coisa chata é a quantidade de livros da série, confesso que desanima um pouco :~
    A capa é feinha, mas o livro parece ser empolgante!

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu to LOUCA pra ler esse livro! Parece demais! Sua resenha ficou ótima =)

    ResponderExcluir
  3. Olá Mellory, desde que você comentou sobre este livro no Agora que eu tenho #17, fiquei interessada pelo livro! Desde que li Fortaleza Digital, começei a me interessar por gêneros literários assim! Acho que em todo comentário eu falo sobre isso, mas, eu não resisto :), sua resenha ficou ótima, você escreve super bem, poderia ser uma ótima escritora =D

    Abraços,
    Drica Gomes
    http://dricaandcia.blogspot.com/

    P.S. Quando tiver um tempo, visita o Drica and Cia.! Ah, Mel, te mandei um e-mail, dê uma olhada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mellory, desde que você comentou sobre este livro no Agora que eu tenho #17, fiquei interessada pelo livro! Desde que li Fortaleza Digital, começei a me interessar por gêneros literários assim! Acho que em todo comentário eu falo sobre isso, mas, eu não resisto :), sua resenha ficou ótima, você escreve super bem, poderia ser uma ótima escritora =D

    Abraços,
    Drica Gomes
    http://dricaandcia.blogspot.com/

    P.S. Quando tiver um tempo, visita o Drica and Cia.! Ah, Mel, te mandei um e-mail, dê uma olhada!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muiiiito legal né Mel? *-* Nem ligo esses 12 livros haha

    ResponderExcluir
  6. Que resenha legal melzão :D eu realmente nao estava com vontade de ler esse livro, a capa dele é tão feia e sem graça, espero que os outros da serie sejam melhores, mas quem sabe eu nao me acostumo, que nem a da serie amanhã. Mudei totalmente de ideia em questão de ler esse livro por causa da sua resenha, já coloquei ele na lista do skoob, seria legal se o livro fosse único, estou com tantas series aqui, vou falir só comprando continuações.

    # Camila
    Blog Cookies

    ResponderExcluir
  7. Parece ser bem legal, Mell. Me interessei pela história. Sempre é bom ver coisas novas, ler livros diferentes e tal. Principalmente quando vemos críticas positivas sobre eles. Adorei a resenha.
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Vi no seu vídeo do correio você dizendo que estava adorando! Parece legal mesmo, divertido e DIFERENTE da mesmice de sempre. Mas... 12 livros, né? Tem que se pensar muito antes de começar.
    Ah, odeio quando personagens muito novos se comportam como se fossem bem mais velhos. Fico pensando se eu era idiota antes ou se tem algo errado no livro haha

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. OMG! E eu super louco atrás de uma boa leitura! Muuuuito legal! Adorei a sinopse e é ótimo variar entre os romances ou não-romances sobrenaturais com uma leitura como esta.
    Mas... 12 livros? Li certo? Caramba, é mais comprida que a série House Of Night! Espero que seja diferente desta, porque HON foi um dos poucos livros que abandonei. Era um martírio estar no 6º livro e sem nenhum avanço na história.
    Ah! Entrou pra minha lista de compras pro mês de junho!

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito esse livro! Um garoto de 12 anos ser orfão, inteligente e responsável me surpreende. :) São 12 livros? Serio mesmo? São nessas horas que quase não consigo completar uma coleção. :( Espero poder ler esse livro em breve. Adorei a resenha, Mel!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oi quero te dar os parabens por esse blog maravilhoso! E aproveitar para convidar voce a participar da equipe do Cigarret'he, o blog é novo no espaço mas ja estou a procura de uma equipe, porque quando a gente quer uma coisa bem feita a gente corre atras não é? Pois bem, amei seu jeito como escreve as coisas tem super talento e é isso que procuro, gostaria muito que fizesse parte, sei que ama leitura e seria essa tag que cuidaria... O blog abrange varios assuntos. Bem, ja falei demais. Só quero lembrar que sei que todos nao temos tanto tempo assim, então as postagens aconteceriam uma vez por semana. Desde ja agradeço e aguardo ansiosamnte esposta. Beijocas e mais muito mais SUCESSO cigarrethe.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo