13.4.11

Resenha: Estrela Píer

Estrela Píer, por Kamila Denlescki.
  • Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século).
  • ISBN: 9788576792758
  • Páginas: 231
Lucia tem uma vida monótona e previsível até vencer o concurso mais cobiçado do momento.
Não apenas ganha uma viagem para Londres, como também um jantar com o ator inglês Richard Clevehouse.
O que era sorte, entretanto, muda de cor. Richard, o belo ator de olhar sombrio, guarda um segredo: a vida de Lucia corre perigo. E ele fará de tudo para protegê-la, mesmo que, em troca, tenha de sofrer muito mais do que espera.Das certezas, apenas uma:Não há para onde fugir!


Lucia Pier Eli é uma bibliotecária de um colégio, sem namorado e uma família um tanto quanto misteriosa. Seus costumes e sua personalidade são excêntricas e nada comuns. Ela ama ler, é totalmente desastrada e critica mais do que gostaria, mesmo não percebendo.

Sua vida monótona logo muda quando, no expediente, sua colega de trabalho lhe mostra uma promoção que dará à vencedora uma viagem à Londres e um jantar com o ator mais popular do momento: Richard Clevehouse. Ela não iria ligar para a informação se, um dia antes, ela não tivesse assistido um filme com o ator e ele não tivesse permanecido em sua cabeça, sem nenhuma explicação aparente.

Quando chega em casa, Lucia mostra à sua avó, Mari, a promoção e esta insiste para que a neta participe. Mas a garota não cede, e fica por isso mesmo. Aliás, ficaria, se Mari não tivesse mandado a participação de Lucia sem esta saber, e ligarem informando seu prêmio.

Assim, sem muita vontade própria, Lucia viaja nervosa para Londres, pois mesmo dizendo que não liga para o tal ator famoso, internamente admite o quão ansiosa está para conhecê-lo.

Mas contrariamente ao que ela imaginava, a sua estadia em Londres não seria de uma longa semana, e seu encontro com Richard não seria tão rápido e formal quanto deveria ser. De repente, se vê numa situação totalmente anormal, e sua vida dá uma revira-volta inimaginável. Só pela sinopse e por essa breve explicação da estória, você que ainda não leu (e eu antes de ler, obviamente), não pode imaginar o que a estória criada por Kamila Denlescki reserva para o leitor. 

Em questão de uma ou duas horas, a vida de Lucia Pier Eli vira de cabeça pra baixo; suas crenças começam a ser desafiadas, a ciência lhe presenteia com conhecimentos que ela apenas pensava ser um ideal utópico para os cientistas mais avançados do mundo, e aquelas pessoas que pensava não estar ligando para ela parecem guardar um segredo intrincado e que mesmo depois de tantas explicações, resta um mistério ainda mais complexo. 

Richard a deixa completamente confusa e curiosa (não somente ela, mas o leitor também é envolvido!), e vai revelando aos poucos situações e verdades existentes durante séculos, sem que a comunidade saiba. E Lucia descobre que ela faz parte desse segredo de uma forma chave, como o espetáculo principal de um circo.

Os personagens são adoráveis, principalmente os mocinhos. Na realidade, os malvados pouco são desenvolvidos. Me identifiquei muito com Lucia, e encontrei nela um tipo de personagem principal que amo (principalmente quando a estória é narrada em primeira pessoa, e o narrador faz parte dela): uma garota forte, corajosa e com escrúpulos, totalmente dentro da realidade, mesmo que as circunstâncias sejam anormais. Richard é um doce que só, mesmo sendo "escalado" pelos personagens terciários como o vilão (entenderá melhor quando ler.) Ele possui valores admiráveis, e um amor que, mesmo repentino (e se encaixa perfeitamente no contexto da estória), não cai em contradições e é aceitável, principalmente por conta da situação.

Talvez o único ponto desfavorável ao livro seja a falta de detalhes sobre o ambiente, principalmente por se tratar de uma brasileira viajando para a Europa (é, não somente Londres é usado como cenário no livro!). 

Citando outros pontos positivos, no livro há muitas passagens cultas, e acredito que somente quem conhece o assunto é que entende completamente. Há muitas citações excelentes, como Edgard Allan Poe, O Guarani, Emma, Jane Austen, Dom Casmurro... Além disso, apresenta muitas opiniões que vão ao encontro das minhas: sobre o destino, o amor etc.

Gostei muito do ambiente criado pela Kamila, são criações que minha mente nunca conseguiria imaginar! É tão bom poder ler algo assim, com surpresas constantes. Muito criativo!


Não gosto de comparar livros, mas não tive como deixar de fazê-lo com uma cena do final do livro, em que nossa protagonista está se escondendo/fugindo dentro de uma mansão mal assombrada; em Crescendo, segundo volume da série Hush Hush (o primeiro intitulado aqui no Brasil como Sussurro), há também uma cena final em que Nora, a mocinha, está se escondendo/fugindo numa mansão mal assombrada. Achei a combinação bem macabra, mas ótima para o contexto de perseguição.


Quotes


Às vezes, a própria razão deseja ser enganada. Certa vez li numa revista de consultório dentário que até mesmo os pensamentos mais racionais são constituídos por emoções. De qualquer forma, eu sabia definir a agulha que atravessava o meu coração.

- Mandando ou não, o destino acontece. É simples. Um simples cálculo, como engrenagens perfeitamente construídas.

13 comentários:

  1. Ai, cara! Sabe que eu não gostei desse livro? Amei a escrita da Kamila, a idéia e tudo o mais, mas peguei um ODIO da Lúcia, que não tá no gibi, viu! TENSO. Dela e do Richard aliás.
    Mas, como teve aquele final OMG eu com certeza vou ler a continuação! Li o livro há mais de um ano as vezes ainda me pego pensando no que será que vai acontecer :O
    Resenha incrível, like always, né!!!
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Cada q leio uma resenha desse livro fico com mais vontade de ler, se é q é possível! rs'
    Ótima resenha!! Parabéns!!

    bjoos

    kastmaker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha ficou ótima Mellory n_n Pela capa, com certeza, eu nunca leria este livro, mas com a sua resenha e sua nota tudo mudou! Adoro livros em que há continuação :) E este último quote?! PROFUNDO =)
    Abraços, Drica G.

    http://dricaandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mell. Também achei o livro muito criativo, mas não gostei da Lúcia, não. Conseguia ser muito chatinha em certos momentos.
    Mas adorei ler mais um livro nacional.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha !!
    Vou ler o livro sim .. muito legal a estória !!
    Tambem gosto desse tipo de personagem principal .. isso me faz gostar mais ainda da leitura !!!

    beijo

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei esse livro e apesar de não morrer de amores pela Lucia eu gostei dela, esta certo que ela aceita as coisas com muuuita facilidade, mas enfim rs...
    Espero que a Kamila faça logo essa continuação. O final é muito OMG!
    beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  7. Eu também adoro personagens assim, principalmente quando são as protagonistas!
    Gostei bastante da resenha, esse é um livro que quero ler ;)

    Bjus.

    ResponderExcluir
  8. Ah, adorei a sua resenha ;*
    Já li Estrela Píer, e confesso que amei, na minha opinião é um dos melhores livros nacionais.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha, e o enredo da história me cativou, quero ler esse livro, quero muito saber o que vai acontecer com a Lucia! bjo!

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muiiito de Estrela Píer, achei a história tão boa, criativa. Adorei :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante do livro e achei que a Kamila é muito criativa. Nunca poderia imaginar pela resenha que a história iria dar toda aquele reviravolta.

    A única coisa que não curti muito, foi o fato da protagonista aceitar as coisas naturalmente, sem questionar, como se fosse as coisas mais normais que poderiam lhe acontecer. Fora isso eu não tenho o que falar.

    Parabéns pela sua resenha!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  12. Nossa Mell, eu AMO esse livro!!! Kamila me levou para um mundo que eu tanto queria ir!! Sua narrativa me encantou e a Lúcia é um doce. Claro que no começo ela é um pé no saco, mas impossível não se divertir com ela! ;)

    Realmente a "coincidência" da cena final seja sei lá, coincidência... o.O
    Hauhauhauhauah

    E realmente não temos muitos detalhes e descrições sobre Londres mas não foi um ponto que me fez desfavorecer uma nota no livro!
    *-*

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  13. oláasssss Mel. ^^
    achei a história muito fofa, estou doida para que a Kamila lance uma continuação, o final de Estrela Píer deixou no ar uma continuação. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo