29.4.11

Resenha: Como se Livrar de Um Vampiro Apaixonado

Como se Livrar de Um Vampiro Apaixonado, por Beth Fantaskey
  • Editora: Sextante
  • ISBN: 9788599296905
  • Páginas: 299

Casar-se com um vampiro certamente não estava nos planos de Jessica Packwood para seu último ano escolar. Mas quando um novo aluno esquisitão (e muito gato) chamado Lucius Vladescu aparece do nada, dizendo que Jessica pertence à realeza vampírica e está prometida em casamento a ele, futuro líder do clã mais poderoso dos vampiros, ela é obrigada a rever seus conceitos. Se a garota ainda nem beijou na boca, como pode sequer pensar em um compromisso eterno? Armada com uma autoconfiança recém-adquirida, Jessica passa por uma transformação drástica de adolescente nerd americana para princesa vampira europeia nessa sátira cheia de reviravoltas e surpresas.


Como se Livrar de Um Vampiro Apaixonado nos apresenta uma estória vampiresca nem tanto clichê, como a maioria dos dias atuais. Esse é um dos motivos que mais chama a atenção para a série (sim, é uma série!) A diferença está no romance, pois o vampiro em questão, o apaixonado, não é correspondido inicialmente pela humana.

Jessica Packwood, uma filha adotiva de camponeses, vivia na Pensilvânia, mas na realidade a sua origem é romena; é tudo o que ela sabe sobre seu passado, além de seu nome, Antanasia. Sua vida era tranquila até que, em seu primeiro dia de aula do ultimo ano do colegial, depara-se com um sujeito muito estranho enquanto esperava pelo ônibus que a levaria para a escola. E o mais esquisito: ela pensou ter ouvido-o sussurrar seu antigo nome, do qual ninguém tinha ciência. Será que estava ouvindo coisas ou ele realmente a chamou por aquele nome? Preferiu a primeira opção, e tirou isso da cabeça - até o momento em que o viu novamente, mas dessa vez em sua aula de literatura. 

Ele, um garoto estranho e com vestimentas pra lá de anormais. Lucius Vladescu, estudante de intercâmbio que veio da Romênia e que, por algum motivo que Jessica viria a descobrir muito em breve, ficaria hospedado na garagem de sua fazenda. Na realidade, ele é muito direto com Jessica, logo de cara anunciando que é um vampiro e que ela foi prometida como noiva à ele, desde que nasceu. 

Mesmo com sua elegância e beleza, Lucius não consegue a simpatia de Jessica, e passa a se questionar quanto ao seu poder de conquista quando ela parece mais é "cortejar", em suas palavras, um americano normal (e também de família camponesa, como ele faz questão de mencionar com desprezo.) Ele não consegue entender a atração que ela sente por Jake, principalmente porque se considera melhor do que ele, vendo que ele é um nobre da Romênia.

O engraçado são as passagens em que Jessica desafia Lucius e acaba sempre fugindo dele, de alguma forma. Sempre retrucando, fria e nunca dando o braço a torcer. Como uma boa cientista (ela ama matemática, arght!), ela não acredita em seres sobrenaturais, e o fato dele afirmar ser um vampiro, faz ela imaginá-lo como o garoto mais pirado que existe. Mas é claro que, com o tempo, ela acaba caindo em seus encantos e se apaixona pelo vampiro, além de acreditar nele. Sempre gostei de relacionamentos que, inicialmente, vivem de brigas - torna tudo mais emocionante! 

Mas Lucius muda completamente seus hábitos e seu modo de pensar: acaba virando um típico adolescente americano, tudo o que a corte vampiresca da Romênia proibia, pois é uma ameaça ao acordo (de casamento.)

Parando aqui para não soltar spoilers, os personagens têm suas personalidades pouco exploradas, com exceção do par romântico. Há a melhor amiga de Jessica, Mindy, os pais dela e até o próprio Jake. Muitos personagens são apenas apresentados. A autora deixa para explorar mais a relação entre Jessica e Lucius, nos mostrando suas personalidades. Ambos se tornam bem irritantes em alguns momentos da estória. Jessica com sua falta de iniciativa, que mais parecia um poste em todas as situações, pois nada fazia. Eu me vi várias vezes brigando com ela por pensamentos. E Lucius, que passa a ficar muito chato depois de se acostumar aos costumes americanos; há lá um motivo apresentado, mas não seria algo que impossibilitaria a situação.

A escrita é totalmente fluente. É de uma leitura rápida, fácil e gostosa. A estória, apesar de não ser um clássico de todos os tempos, conquista qualquer um, a ponto de me deixar grudada ao livro, mesmo em semana de provas (de novo, como aconteceu com Água Para Elefantes, também da Sextante.) Super aconselho a leitura desse livro, que apesar de ter um nome que sugere um gênero de auto-ajuda (longe disso!) e personagens com nomes bem feios (Antanasia não te faz lembrar o animal anta? Por favor, né! hahaha), mantém o leitor entretido até sua última página.

Não sei quando será lançada a continuação do livro, mas o original já possui sua capa, que é muito linda e conserva a linha do primeiro.

11 comentários:

  1. Lucious eh um Principe Encantado! hehehe
    Tambem adorei o livro!

    A cabecao aqui ainda nao tinha visto seu layout novo, ele nao abre la no meu trabalho. Ta lindo!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. O livro ainda está na minha lista! Mas a capa dele e do segundo me cativaram por completo!


    Beijinhos, :*
    Primeiro Livro ;]

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa resenha! Espero poder comprar logo para ler!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo ama esse livro, mas eu comecei a ler e desisti bem rápido! O Lucius me irritou demais... haha Acho que em breve eu lerei, livre da minha impressão anterior.

    ResponderExcluir
  5. Ah, desde que vi o lançamento desse livro fiquei louca para ler, porém por algum motivo que eu não sei explicar sempre na hora de fazer as compras deixava ele para trás. E também confesso, antes da sua resenha não tinha lido nenhuma a respeito, no entanto ADOREI, mas um que vai para minha lista de compras 'Haha

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse livro. Acho o que mais me encantou foi o fato dele não ser comum, com aquelas mesmas histórias de vampiros que a gente vê sempre. Leia também o Casamento que a Beth disponibilizou no site dela. :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  7. Nossa Mellory, neste exato momento me sinto uma idiota e preconceituosa!
    Nunca na vida leria este livro, exclusivamente, por causa do título! Já estou meio cansada dessa coisa de vampiros :/ Mas, esta estória me parece bem diferente do estilo das outras!
    Novo livro para a minha lista de desejos literários!
    Bjs, Drica G.
    P.s. Recebeu o e-mail da estante?! Me responde qualquer coisa!

    http://dricaandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, estou simplesmente doida para ler esse livro, mas simplesmente não consigo! rs'
    Tenho muitos outros para ler e ainda não consegui comprar, mas assim q der eu leio!!
    Ótima resenha! bjooos

    kastmaker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu quero muito ler! Todo mundo fala desse livro, e sua resenha fez com que eu ficasse com mais vontade! Poxa, espero ter logo a chance de lê-lo!

    xx beijos, world of carol espilotro

    ResponderExcluir
  10. Parece ser interessante. Deve valer a pena.

    ResponderExcluir
  11. Oi Mell! To doida pra ler esse livro, muita gente fala mesmo que a leitura dele é superleve, ele chega ser um livro bem humorado, to só esperando o meu chegar pra começar a ler! Bjo, a resenha ficou muito boa!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo