20.4.11

Resenha: Água Para Elefantes

Água Para Elefantes, por Sara Gruen.

  • Editora: Sextante.
  • Páginas: 272
  • ISBN: 9788599296158
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.


Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Desde que terminei a leitura de Água Para Elefantes e conclui que realmente passei a amar a estória narrada por Sara Gruen, passei a me perguntar todo santo dia "Como irei fazer uma resenha que esteja ao nível do livro? Como levarei o leitor a querer ler esse maravilhoso livro?"

Pois é dessa forma que o classifico: maravilhoso. Com a sutileza da escrita de Gruen, uma estória emocionante e um exótico ambiente circense, o livro me conquistou e prendeu a minha atenção até mesmo numa semana de provas.

A estória é contada por Jacob Jankowski, o personagem principal da trama. Ele a conta durante sua estadia num asilo, já idoso, com 90 ou 93 anos de idade, como o próprio autor revela. Na realidade, começa a narrar o que lhe aconteceu quando ficou órfão de pai e mãe e foi impelido a abandonar a renomada faculdade em que cursava Veterinária. Foi então que, atordoado diante do luto, acabou por embarcar no trem do circo dos Irmãos Benzini. A partir daí, sua vida não seria a mesma; passaria por maus bocados, se apaixonaria, faria amizades, inimigos e aprenderia a viver no mundo caótico e real que existe de verdade.

Jacob nos surpreende revelando-se possuidor de um caráter honroso e de admirar qualquer um. O livro tem como base o romance entre Jacob e Marlena, a estrela do número dos cavalos, mas ao meu ver, o personagem Jacob em si é que está em primeiro plano na estória. O romance é deixado apenas como segundo plano, de tão belo que é visualizar as atitudes do protagonista diante de um ambiente ignóbil quanto o circo dos Irmãos Benzini se mostrou ser.

Com o passar das semanas, dos meses, Jacob passa a perceber o verdadeiro ambiente por detrás das tendas que separam a platéia dos bastidores: acomodações precárias, forte hierarquização dos trabalhadores (formando a "elite artística" e a "classe de operários"), exploração servil, maus-tratos aos animais e diversas outras situações desumanas, na maioria geradas pelo dono do circo, Tio Al, e o chefe da área dos animais, August (também marido de Marlena.) Sua tentativa árdua de não se corromper é o que mais nos prende à estória, pois seu heroísmo é iminente em todo o transcorrer do livro.

Os personagens são habilmente construídos, cada qual com suas características marcantes e muito bem desenvolvidas ao longo da narração. A esquizofrenia, a tirania, o heroísmo e até a figura feminina e delicada, todos são, sem exceções, apresentadas com muita maestria.

Outro ponto maravilhoso do livro foi a narrativa em primeira pessoa quando idoso. Isso fez toda a diferença, uma vez que as passagens tornam-se muito mais reflexivas, necessárias ao entendimento da estória, das ações do personagem e do que acabou por acontecer a ele.


O contato com animais fez da estória doce e imprevisível, principalmente porque não estamos acostumados com o comportamento de animais selvagens, como um macaco chamado Bobo, um felino Rex e a linda e fofa elefanta Rosie. Jacob, como o veterinário do circo, acaba por se relacionar bastante com a maioria deles. Rosie, no entanto, é a que mais chama a atenção do leitor; não tem como não se apaixonar por aquele sorriso gigante e cinzento! Ela faz cada traquinagem, todas responsáveis por minhas gargalhadas durante a leitura.

A diagramação é um ponto forte, com um material consistente, ótimo, com páginas amarelas (já disse que são melhores para a leitura em comparação com as brancas?) e uma fonte agradável. A capa é um espetáculo à parte: o cartaz do filme que será lançado no final desse mês tem tudo a ver com o livro, e vamos dizer, é linda até dizer chega!
Enfim, minha nota não poderia ser menor que 10.

Quote

Eu não sabia que estava cochilando, mas é assim que as coisas acontecem hoje em dia. Parece que estou num contínuo entra e sai em relação ao tempo e ao espaço. Ou estou afinal ficando senil ou essa é a maneira que minha cabeça encontrou de lidar com o fato de se sentir, no momento, totalmente desestimulada.

17 comentários:

  1. Esse é o livro mais perfeito de toda a históriaaaa! Nunca chorei tanto e me emocionei tanto. E ele é tão antigo, lembro de no começo, assim que li ficar indicando pra todo mundo que eu via, mas ninguém se interessava!
    Quando eu soube que ia virar um filme, com o Robert Pattinson ainda, quase tive um ataque do coração! EU ODEIO ESSE HOMEM!
    Já pensei, pronto! agora as fãzinhas de Crepúsculo vão começar a ler o livro só porque o Edward tá na capa, HAHAHA.
    Mas, o mais irônico de tudo é que isso ajudou o livro de uma forma incrível, todo mundo que está lendo está amaaaaando *-*

    Tenho ele com a capa antiga, e bem destruida, na verdade HAHA. E mesmo odiando o Pattinson tô querendo demais essa capa nova cara, a Resse ficou PERFEITA!!!

    Amei a resenha, Mell *-*
    FELIZ PÁSCOA!!!
    Beeeeshos.

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a ler o livro hoje de manhã e já passei da página 100, não consigo largar. Venho pro computador, fico um pouco e volto correndo pro livro HAHAHA
    To doida pra entrar logo nesse romance e descobrir como será o final, já que o prólogo deixa a gente super ansioso logo de cara!
    Apesar de não gostar de capas de filmes, achei essa maravilhosa. De vez em quando me pego olhando pra ela e descobrindo novos detalhes que não tinha reparado antes.
    Amei a resenha!

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu estou louca pra ler esse livro mas toda vez vou comprar ele, acabo decidindo por outro e deixo ele pra próxima. Espero poder comprar logo e ler. A capa é maravilhosa e a sua resenha me deixou muito curiosa sobre o livro. Adoro animais e tenho um carinho enorme por elefantes, são tão fofos *-* acho que vou adorar esse livro!!

    ResponderExcluir
  4. LINDO demais esse livro , quando vi os trailers nao tava tao interessada ai vi na promoçao , comprei e NÃO ME ARREPENDI , foi o dinheiro mais bem gasto acho !

    Muito bom mesmo , agora contando os dias pro filme :*

    ResponderExcluir
  5. Mell, esta é com certeza uma das suas melhores resenhas n_n
    A estória parece ser linda e bem escrita!
    Mal posso esperar para o lançamento do filme!
    Rolando promoção lá no Drica and Cia. Participe!
    Estou sentido falta de seus comentários lá no Drica, viu?! :(
    Bjs, Drica G.

    http://dricaandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Mel...

    To morrendo de vontade de ler esse livro..
    Já ouvi comentário muito bons a respeito dele...
    E sua resenha ficou otima... me deu mais vontade de ler ainda...

    Bjus

    Clodo Junior
    Abstraia-se

    ResponderExcluir
  7. Mell ... ADOREI a sua resenha !!!
    Estou louca para ler esse livro a tempos .. e fico enrolando para comprar ... mas não da mais para esperar ... as resenhas me deixam mais empolgada ainda .. fico louca pra saber os detalhes da história.
    E pretendo ler ele antes de ir assistir o filme ...
    Quero MUITOOOOOOOOOOOOO esse livro !!!
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Mel, não vejo a hora do meu Agua pra elefantes chegar, a história me conquistou desde a primeira resenha que eu li dele! Enquanto espero, me delicio com ótimas resenhas como a que voce fez! Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mellory!!!
    Aaaah você me deixou morrendo de vontade de ler esse livro!! Eu vi o trailer do filme e fiquei querendo assistir, parece ser lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Mellory, sou nova por aqui e adorei seu blog, estou seguindo e pretendo voltar outras vezes.
    Sua resenha ficou muito boa e me deu muita vontade de ler este livro. Parece ser uma narrativa envolvente, já que aborda segredos, passado e presente.
    Prazer em conhecê-la, beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto esse livro várias vezes mas nunca me interessei em ver do que se tratava, mas agora, lendo tua resenha surgiu aquela vontade incontrolável de ler também, ou seja, mais um livro para minha infinita lista de desejados.
    E eu não poderia deixar de acrescentar que amei a tua resenha, muito bem escrita, como sempre.
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  12. A sua resenha tava ótima!
    Não imaginava que era narrado pelo Jacob mais velho, me fez lembrar do livro do Nicholas Sparks :)

    Também gostei dessa capa do livro!
    Além de preferir as páginas amarelas ;)

    Bjus.

    ResponderExcluir
  13. Mell, amei a resenha!!! Eu já várias resenhas desse livro, mas sempre adoro as suas! Você escreve muito bem, e sempre que gosta de um livro faz com que a gente fique louco pra lê-lo também!
    Eu ainda não li esse livro, e estou DOIDA pra ler! E pra ver o filme, mas eu queria ler antes... Adorei os atores que escolheram (me metendo no comentário da Rah) Eu adoro o Robert Pattinson, não gosto de Crepúsculo, mas acho ele um excelente ator. É certo que esse livro iria chamar a atenção de muita menininha por ele estar no filme, mas isso significa que agora ele não possa trabalhar em mais nada depois de Crepúsculo? Ah, sei lá... Eu gostei muito de ser ele, acho que ele atua muito bem (apesar de sempre ter cara de dorgado nas entrevistas..)
    Além do mais, tem a Reese!!! Amo ela <3 Quero ser que nem ela quando eu crescer!
    Enfim.
    Eu. Preciso. Desse. Livro. !!!!

    Beijos!!

    Abbs;
    http://entrelinhas.org

    ResponderExcluir
  14. Ai Mell, quero muito ler!!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Um dos livros mais perfeitos que já li em toda a minha vida..
    Emocionante, eu defino.
    Adorei o tema circo e como vc mesma citou em sua resenha, a "participação" dos animais, foi simplesmente fantástica.
    Vi o filme tbém e acabei gostando muito do que vi.
    Livro mais que indicado!!
    Parabens pela resenha!
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Ouvi falar que o filme é ótimo, mas ainda ainda não sabia que tinha o livro, quero muito ler ;)

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo