6.4.11

Nossas resenhas de Pretty Little Liars



Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hanna, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia.



Pretty Little Liars conta a estória de quatro ex-amigas, três anos após o desaparecimento da quinta garota do grupo: a mais popular, bonita e... a que mais sabe sobre todas. Ela era a base do grupo, e isso se comprovou quando, três anos após todo o drama do sumiço, as quatro estarem totalmente separadas. Elas sempre foram muito diferentes uma das outras: Spencer é a nerd que busca sempre superar a irmã e seu brilhante currículo; Aria é a garota excêntrica, poetisa e que busca de forma incansável saber quem realmente é; Hanna, a ex-gordinha e nada popular que tornou-se a garota mais popular e patricinha de todo o colégio; e Emily, esportista que busca entender sua escolha sexual e tenta lidar com a sua conservadora família. E aí tem Alison, a que sustentava toda a amizade, que era o ombro direito de todas, sem exceções, e o baú secreto de todos os segredos do grupo: os que todas sabiam, e também os individuais.

Mas numa noite ela desaparece, e ninguém mais tem notícias dela. E o silêncio é mantido durante três anos. Tudo muda quando alguém começa a aterrorizar as meninas com mensagens assinadas por "A" contendo informações, ameaças e revelações que as meninas concluem só Ali saber... Será que a melhor amiga desaparecida retornou? Ou ela espalhou os segredos antes de sumir?


A escrita me fez lembrar de Gossip Girl, mas com um toque de suspense na estória. É rápida, totalmente carregada e de uma crítica surpreendente. O livro é dividido por capítulos, e em cada um, há a narrativa sob a perspectiva de uma das quatro ex-amigas. E em todas as estórias narradas, há sempre uma pitada de repreensão diante das atitudes de nossas protagonistas. 

O inglês é fácil, mas possui muitas gírias. Pra isso existe o Urban Dictionary, certo? ;) Recomendo para pessoas que, como eu, estão começando a ler em inglês.

Eu me identifiquei um pouco com cada uma - não tem como isso não acontecer. Mas dentre todas, Aria e Spencer foram as que mais me despertaram o interesse. Sou bem aplicada e pirada quanto aos estudos, e Aria exala literatura e paixão... Tenho que dizer que foi pela Aria que buscava ler mais e mais. Quando terminava um capítulo dela, queria que o próximo chegasse logo. Ela tem uma personalidade muito forte, e sou bem parecida com ela. Não tem como: você vai se identificar com, pelo menos, uma. E se for somente uma, vai ser de um modo intenso.

O primeiro livro da série literária terminou com um gostinho de quero mais, e um gosto muito intenso, e que creio que ficará até eu saciá-lo com a leitura do próximo. Eu acompanho a série televisinha exibida pela ABC Family e, tenho que dizer, a estória de ambos são bem parecidas. O primeiro volume termina num ponto bem inicial do seriado da TV.

A seguir, leia a review feita pela minha amiga Naara Silva.
Por Mellory.


Naara Silva says... é uma coluna do blog onde publico resenhas feitas pela minha amiga Naara Silva.
O Primeiro livro da Sara Shepard que eu li foi o ainda sem data para lançamento no Brasil “The Lying Game” (que por sinal é muito bom). A escrita da Sara me fez o ler seu primeiro best-seller, que também já havia sido transformado em um seriado de mesmo nome para  a ABC, “The Pretty Little Liars”, que estreou no aqui no Brasil pelo Boomerang no dia 30 de março (infelizmente ele foi dublado).

A história é complexa e bem escrita, daquelas que um simples detalhe, uma frase jogada no ar ou um comentário sem sentido aparente, torna-se MUITO importante poucas páginas depois.
Os capítulos tem narração intercalada pelas cinco personagens principais: Hannah Marin, Spencer Hastings, Aria Montgomery e Emily Fields. Essas quatro meninas tem personalidades extremamente diferentes, as vezes até conflitantes, o que chegou a me incomodar um pouco, já que o plot é baseado no que reuniu (e separou!) essas cinco ex-melhores amigas: Alison DiLaurentis.

Ali era a It Girl da cidade onde elas moravam, Rosewood, e a garota mais popular e cobiçada do tradicional colégio onde todas as cinco estudavam, Rosewood Day. As nossas “heroínas” eram apenas zeros à esquerda: Hannah, a gordinha; Spencer, a garota rica que vivia à sombra da irmã mais velha; Aria, a estranha que tentava se encaixar; e Emily, a nadadora. Mas todas elas se tornam as estrelas do colégio quando Alison as escolhe para serem suas melhores amigas.

No verão que antecipava o início da 8ª série Alison desaparece sem deixar rastros durante uma festa do pijama entre as amigas. Três anos se passaram, Ali continua desaparecida e as meninas começam a receber bilhetes, mensagens de texto e até mesmo bilhetes que podem expor velhos (e novos) segredos sobre cada uma delas, sendo que os antigos segredos eram somente conhecidos pela Alison, e o mais intrigante, todas as ameaças são assinadas alguém que se intitula “A”.

Adoro livros de suspense, e “Pretty Little Liars” as vezes me deu aquela sensação esquisita de estar sendo observada, mas sem me deixar em pânico ou tirar o meu sono, era só aquele friozinho na barriga, por isso e por ter um plot envolvente e que te prende até o final (eu já estou terminando de ler o oitavo livro), PLL ganha um glorioso 8 numa escala de 0 a 10.

Quanto à comparação com o seriado, eu não indico assistir o seriado e ler o livro ao mesmo tempo, além da divergência em alguns pontos da história também há o problema no ritmo que a história leva na telinha. Fatos que só ocorrem no segundo ou terceiro livro aparecem no segundo episódio, por exemplo, e esse é o tipo de livro que spoilers tiram toda a mágica da história.
Por Naara Silva.
Booktrailer
Abertura do seriado

14 comentários:

  1. Gosto MUITO dessa serie! Preciso continuar lendo ela! =)

    ResponderExcluir
  2. já ouvi falar super dos lviros e da série de TV.. e os dois parecem ser ótimos.
    adorei sua dica de ler antes de ver o seriado pra não acabar caindo em algum spoiler... muito boa a resenha!

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  3. Aaai adoro estórias assim, instigantes com meninas de escola e tal! Me lembra um pouco (não sei por quê) "Meninas malvadas", adoroo!!!
    *-*

    Você vai ler as continuações ou vai deixar pra depois???

    Eu ainda não vi o seriado mas prefiro ler os livros antes. Como a Bruna disse, pra não acabar caindo em algum spoiler!
    ;)

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Comecei a assistir a série de TV pra me ocupar nesse maldito hiatus de TVD e Glee. No final do primeiro capítulo eu já podia dizer que Pretty Little Liars tinha uma história incrível! Me apaixonei super pelo enredo e pelos personagens. Acho que encontro um pouquinho de mim em cada uma delas (estranho para um garoto, certo?).
    Agora mal posso esperar pela segunda temporada da série de televisão e pelo lançamento da continuação da série de livos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha quase que dupla !!
    Vou começar a ler em inglês em breve, e adorei a dica até a do site!!!
    Ainda não li nenhum livro da série mas a cada resenha que leio fico louca pra ler logo !!!!
    Quantos livros tem essa série mesmo? Ela já está no oitavo!!!

    Valeu pela dica !
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha visto o livro hahah mais adoro a série...
    beeijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Adoro o seriado e tô bem curiosa para começar a ler a série! Adorei as resenhas. Assim como a Naara disse eu também gosto desses suspenses que faz enquanto você tá lendo olhar para o lado só para verificar se você tá sozinha; hehe
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  8. Eu quero ler esta série. Imediatamente, perdi a data de estreia do Boomerang e eles não reprisam em outros dias a primeira semana. Então... Vou ver pela net mesmo, legendado ainda melhor.

    Beijos - Matheus, Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas!
    Eu gosto particularmente das capas dos livros. Não assisti nenhum capítulo do seriado e ainda não lí os livros, mas com certeza com todas as resenhas positivas que ví por ai, vou ler em breve.

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  10. Olá Mell e Naara!
    Bastante legal a idéia de fazer uma resenha dupla! Parabéns n_n
    Quero muito ler esta série, adoro ler estórias que se passa em escolas :) Sem falar da capa que é maravilhosa, néh?
    Obrigado pelas visitas e comentários no blog, me sinto honrada!
    - Você sabe que eu adoro o CP e você!

    Bjs, Drica

    http://dricaandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. No começo eu apenas me interessava pelo seriado, mas a cada resenha que leio fico cada vez mais ansiosa para ler os livros, porque elas são sempre positivas!
    E ainda tem The Lying Game, que também quero ler :)

    Parabéns, ótima resenha dupla \o/

    Bjus.

    ResponderExcluir
  12. Estou doida para ler. Mais um que está no topo da minha imensa lista de desejos! ;)
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha em dose dupla :D Já tinha ouvido falar sobre o livro antes mas nunca parei para prestar muita atenção. Depois que o seriado estreou no Boomerang eu viciei e não perco um episódio! Estou doida agora atrás dos livros da Sara kkk quero muito ler!

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  14. Eu quero muito ler esse livro. Comprei esse final de semana, mas em português, aliás, comprei os três livros que foram lançados aqui no Brasil.

    Já vi outras pessoas dizendo que tem um pouco de influência de Gossip Girl, mas como eu não conheço a série, não terei como comparar quando ler Pretty Little Liars.

    Eu simplesmente amo esses livros que deixam a gente com gostinho de quero mais. Quero ler o quanto antes.

    Adorei sua resenha, parabéns!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo