18.3.11

Resenha: Crescendo

Crescendo, da autora Becca Fitzpatrick
(Atenção! Por se tratar de uma continuação de série, a resenha pode conter spoilers para quem ainda não leu o primeiro volume, Sussurro)

  • Editora: Intrínseca
  • ISBN: 9788580570090
  • Páginas: 432

Nora deveria saber que sua vida estava longe de ser perfeita. Apesar de começar uma relação com seu anjo da guarda, Patch (quem, título à parte, pode ser descrito como qualquer coisa, menos angelical), e sobreviver a um atentado a sua vida, as coisas não parecem melhorar. Patch está começando a se afastar e Nora não consegue descobrir se é para o seu próprio bem ou se o seu interesse voltou-se para sua arqui-inimiga, Marcie Millar. Sem contar que Nora é assombrada por imagens de seu pai e ela fica obcecada querendo descobrir o que realmente aconteceu com ele naquela noite em que ele partiu para Portland e nunca voltou para casa. Quanto mais Nora se aprofunda no mistério da morte de seu pai, mais ela começa a se perguntar se sua ascendência nefilim tem algo a ver com isso, assim como o por quê de ela estar em perigo com mais freqüência do que as garotas normais. Já que Patch não está respondendo suas perguntas e parece estar atrapalhando, ela tem que começar a procurar as respostas por si só. Confiar demais no fato de que ela tem um anjo da guarda põe Nora em perigo de novo e de novo. Mas ela pode mesmo contar com Patch ou ele está escondendo segredos mais obscuros do que ela pode imaginar?


Minha euforia com o lançamento de Crescendo não poderia ser menor. Até vesti a *cara de woody* e pedi a prova que a Jeh (Meine Liege) recebeu da editora Intrínseca. E ela me mandou prontamente, e com um imenso carinho (obrigado, flor! Eu amei!) E eu pensei que não fosse possível se irritar mais com as atitudes de Patch, mas eu estava redondamente enganada.

Se no primeiro livro nos irritamos com a ausência de informações sobre o que Patch está pensando/fazendo devido ao fato dele ainda não estar namorando com Nora, em Crescendo tudo fica ainda mais irritante devido ao namoro deles, mesmo. Mesmo Patch e Nora começarem o livro com dois meses de namoro, há um retrocesso na relação deles quando Nora declara-se para o bad boy e este foge e, irracionalmente de início, parece ir direto para os braços de outra - outra essa que piora tudo para Nora.

Por se tratar da perspectiva de Nora, a narrativa é carregada de dúvidas, fator esse culpado por atrair totalmente a atenção do leitor; nós queremos saber o que realmente acontece. E essa verdade, essa realidade, Patch insiste em continuar escondendo dela. Por que, meu Deus, ele não conta tudo para Nora? Essa pergunta não pára de assombrar o leitor durante todo o livro até o final, que é quando se revela todas as coisas estranhas e mais um vilão é introduzido inesperadamente na estória. Sim, inesperadamente. Sim, como aconteceu em Sussurro. Parece que Becca gosta de surpreender o leitor, e de deixá-lo totalmente confuso. Ela gosta de enganar e de encobrir o que está se passando pela cabeça do nosso lindo e charmoso bad boy; essa é a marca de sua escrita. 

Os personagens continuam muito bem desenvolvidos, e cada um parece ser introduzido na estória em seu devido timing. As "cenas" se encaixam perfeitamente, e nada é por acaso. Vee permanece hilária e adorável (ao contrário do que a crítica tem dito ultimamente), pessoalmente eu adoro ela, dá um "toque final" à estória, pois acho que seria bem "sem sal" se só tivesse o romance e nossa protagonista fosse uma Bella Swan da vida, sem amigos e totalmente introspectiva. Não que eu não goste da personagem da saga Crepúsculo; pelo contrário. Patch, mais sedutor e muito mais confuso. O policial tem uma reviravolta e tanto: em Sussurro e no começo de Crescendo, fiquei até com vontade de reescrever a estória para mandá-lo pelos ares de uma vez por todas, mas bem no final, nasce uma simpatia e tanto por ele. Mas há uma escassez deles, pois poucos participam da estória, principalmente aqueles "duradouros". O  livro possui muitos figurantes.

Patch demonstra ser o bad boy mais romântico que existe. E, ainda, se arrepende de sua natureza de anjo caído diante de seu amor. Ele é, sem dúvida, o protótipo do homem dos sonhos. Utópico, apesar de deixar Nora com raiva durante a maior parte do tempo, mas com objetivos e perspectivas de derreter qualquer mulher sentimental!

E Nora é uma personagem forte, corajosa e independente - adoro essas características! Geralmente tendo a gostar mais da estória quando é apresentado uma personagem nesse estilo, o que se contrasta com HoN e sua totalmente irritante Zoey Redbird, que parece só tomar atitudes débeis. 

Quotes
Não tenho medo do inferno. Mereço o que vou receber. Menti, trapaceei, enganei, feri gente inocente. Cometi mais erros do que posso me lembrar. De um jeito ou de outro, venho pagando por es por toda a minha existência.

Estar com você nunca me pareceu errado. É a unica escolha certa que fiz. Diga-me o que você quer que eu faça. Diga o que quer. Faço o que você quiser.

A unica serventia que um namorado tinha era partir coração.

(Minha nota para o livro está no post-it roxo ali em cima, no lado direito.)

15 comentários:

  1. forte e corajosa não seriam exatamente as palavras que eu escolheria pra Nora. chata e burra combinam mais, pq ela me irritou o livro todinho aIUHAuiHA! Tipo ô garota pra tirar conclusões precipitadas por qualquer coisinha, né? E ela procurou mais a morte que a Bella de Crepúsculo!! O que salvou, como sempre, foi o Patch, e acho que ele e todo o mistério envolvendo o Mão Negra e os Nefilins foram o que realmente me mantiveram lendo o livro. se fosse pela Nora, teria abandonado!
    =**

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei Crescendo , preferi muito mais ele a sussuro. Gostei do mistério que envolve o livro! *--* Apesar de que eu não gosto nem um pouco da Nora!
    Beijos, K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Estou LOUCA por esse livro!!!
    Mas, por enquanto vai demorar para eu comprar esse! :( Infelizmente...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, a cada resenha que leio mais sinto vontade de ler esse livro ^^ Adorei o primeiro e estoo anciosa para ler Crescendo!

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o blog !
    Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

    www.bolgdoano.blogspot.com

    Muito Obrigada, desde já !

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha !
    Me encorajou para ler ....
    As opiniões pela blogosfera são muito diferentes !!!
    E fiquei um pouco receosa de ler ..mas pelas últimas resenhas que andei lendo .. me animei bastante !!!

    Vou ler

    beijo !!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a resenha. A série "Sussurro" não tem muitos haters. Ela agrada muito aos blogueiros de quem leio as resenhas e isso me chama muito a atenção.

    Eu devo parar com a minha futilidade por odiar a primeira capa e não gostar do tamanho do primeiro livro e comprá-lo logo. Mas temo esperar muito pela continuação no Brasil.

    Beijos =D
    Matheus.
    # Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  8. Mellory, amei a sua resenha! Eu acabei de ler Crescendo (e vi seu comentário lá, valeu! *-*)
    Concordo contigo, o Patch é realmente MUITO irritante com todos aqueles segredinhos, além do mais, acho que desde que ele disse que o tinha com a garota eram "negócios" já dava pra imaginar aquilo.. o que mais um anjo da guarda teria de negócios com uma humana?

    Eu gosto da Nora por que ela é uma personagem forte, só que algumas atitudes muito drásticas dela me irritaram, algo tipo "WTF, por que você está fazendo isso???" mas, ela ainda me parece verossímil.

    E que alfinetada foi aquela em HoN? huahuhauha (odeio HoN, acho que é a pior série que eu já li. A Zoey é incrivelmente irritante e chata, mas é a maior Mary Sue ever - honestamente, tem ALGUM personagem no livro que nunca esteve a fim dela?)

    Mas, voltando a Crescendo, que final foi aquele??? Cara, eu odiei. Quero dizer, foi confuso e sinistro. 6.6

    Beijos o//

    ResponderExcluir
  9. Quer trocar algum livro, marcador ou livreto que está parado na sua estante há anos?
    Quer trocar comigo?
    Dá uma olhada na lista que tenho para troca, através deste link:

    http://www.primeiro-livro.com/2011/03/troco-livros-marcadores-e-livretos.html


    Obrigada, Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Ai meu Deus, eu quero logo o meu exemplar de Crescendo! Tô tão, mas tão empolgada com esse livro que realmente não sei o que fazer, já que tô sem grana e não posso comprar mais nada. Tá saindo tanto livro bom ultimamente que eu fico perdidinha.
    Enfim, adorei sua resenha - o que você falou da Becca, desse jeitinho dela de surpreender, é realmente verdade (pelo que eu vi em Sussurro).
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. A resenha está ótima mas eu também não escolheria essas qualidades pra nora!!
    Só li sussurro mas a Nora irritou mtas vezes!!!
    Mas mesmo assim eu amei o primeiro livro e quero muitoooooo ler crescendo!
    Patch deixa tudo no livro ser bom *-*

    Bjs.
    The Lost Girl
    Leituras&Fofuras

    ResponderExcluir
  12. Mell, a cada dia que passa, suas resenhas ficam melhores. Parabéns, continue assim!
    Já li o 1° capítulo de Crescendo e gostei, só falta o dinheiro - risos :)
    Bjs, Drica

    http://dricaandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Sou suspeita!! AMOOOOOO o Patch! Tb não vejo a hora de ler o próximo.

    http://livialedier.com.br

    ResponderExcluir
  14. Mellory, vou falar que eu não li a resneha para não encontrar spoilers. HUAHUA. Eu só li o começo e já adorei. Eu só sei que nesse livro o romance de Patch e Nora vai estar mais confuso e que muitos não gostaram do livro...
    Assim mesmo, parabéns pela resenha! Tenho certeza que ela estava totalmente boa.
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://booksinmy-life.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Malory estou com esse livro na estante, mas ainda não sinto que é o momento de começar a ler. Tá todo mundo lendo, todo mundo falando, todo mundo resenhando e eu não gosto dessa eu foria toda em torno do livro, vai que ele não corresponda as minhas expectativas. Portanto vou deixar a poeira baixar pra ler com calma.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo