10.11.10

Review: Cycler e (Re)Cycler



SinopseOs livros contam a história de Jill, adolescente que durante quatro dias de cada mês se transforma no rapaz Jack, com anatomia masculina completa e fantasias de um garoto de 17 anos. Jill mantém uma vida de preocupações comuns, como o baile de formatura e suas paixões. No entanto, tudo isso muda quando Jack, cansado de ficar trancado no quarto, começa a escapar e causar estragos na vida social de Jill.


As minhas cópias de Cycler e sua sequência (Re)Cycler da americana Lauren McLaughlin chegaram cerca de uma semana atrás, acho que eu nunca fiquei tão ansiosa por um livro (a não ser Harry Potter, mas esses não contam), afinal depois de esperar por dois extremamente longos meses, ver aquele pacote da Saraiva esperando por mim na minha cama foi como se o Natal tivesse chegado mais cedo, haha.
A história central do livro é muito diferente de praticamente tudo o que eu já li: uma menina (Jill McTeague) que se transforma num menino chamado Jack com anatomia completa (se é que vocês me entendem) durante quatro dias do mês? Essa autora tomou chá de cogumelos.
Mesmo assim, a sinopse do livro me atraiu porque é um Chick-Lit com um pouco de Sci-Fi, sem falar que os direitos dos livros já foram comprados para que ele seja adaptado para o cinema pela produtora Angryfilms, ainda sem data definida para estréia.
O livro é todo escrito em primeira pessoa com capítulos intercalados entre Jack e Jill, uma característica que vai fazer você querer arrancar seus cabelos às vezes (por bons motivos, eu garanto). A história tem uma linguagem adolescente (gírias e alguns palavrões, não muitos) e uma quantidade significativa de conteúdo sexual, já que metade da narração é feita por um garoto de dezessete anos (auto-explicativo, não?). Eu adorei, na verdade amei, as narrações do Jack. Elas são mais interessantes do ponto de vista feminino, já que tudo se passa na mente de um garoto, e ouvir (no caso, ler) um representante do sexo masculino comentando a vida de uma garota que pode ser considerada seu alter-ego é, digamos, esclarecedor.
Além da sexualidade, o livro também aborda a aceitação da homossexualidade, no caso, bissexualidade, gênero que aparece pela primeira vez numa leitura Chick-Lit e que apesar de ser um pouco diferente, é bem interessante, já que coloca a nossa protagonista em um impasse importante (e só para deixar claro e fazer um spoilerzinhoinho basiquíssimo, a Jill não é bi, hehe).
Um aspecto em que o livro deixa a desejar vem a ser a falta de uma explicação científica para os ciclos de Jack e Jill, talvez esse quesito seja saturado nos próximos livros que pelo o que eu pesquisei ainda não estão confirmados, mas provavelmente virão a ser (eu espero).
No geral, eu realmente gostei do livro, esse foi daqueles que fazem você gritar e rir sozinha em algumas partes, eu adicionei a Lauren McLaughlin no Facebook e assim que ela me aceitar (ou não, mas no blog dela, ela disponibilizou o link como um dos contatos dela) eu irei perguntar sobre uma possível continuação. Essa foi a minha primeira review, então, eu ainda estou pegando o jeito, haha.
(Naara Silva)
Vejam o booktrailer do livro:
Olá, leitores, como estão? Bem, quero pedir milhões de desculpas por ter sumido de uns dias pra cá, mas sabem como é final de bimestre; provas, provas, seminários, provas e mais provas. Estou meio sem tempo, mas amanhã dá uma aliviada, depois vem a semana de provas e acaba toda essa pressão (Uhuuul, minha linda férias - e última antes do vestibular ¬¬). Mas sem mais preâmbulos, não sei se perceberam, mas essa review não fui eu (Mellory Ferraz Carrer) quem fez. Foi a minha amiga e colega de classe Naara, que é uma devoradora de livros, assim como eu. Não é o máximo? Tive a cara de pau de pedir para fazê-la pra postar aqui no blog, até porque ela lê coisas bem inéditas para mim e para a blogosfera - eu, pelo menos, nunca tinha visto esse livro na vida. Bem, estou vendo aqui com ela, mas quem sabe suas reviews não virem uma coluna aqui do CP? :)
Mellory Ferraz Carrero

7 comentários:

  1. Já estava sentindo sua falta Mel! Adorei a resenha da Naara. Eu já tinha ouvido falar desse livro, acho que no fórum da Galera Record, mas nem sabia sobre o que era. Parece ser bem diferente e super divertido.
    Você é muito boa para fazer resenha, Naara, assim como a Mellory.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas me parece bem interessante.
    Jill se tranformar a cada 4 dias por mês em Jack. Agora fiquei bem curiosa. Achei bem criativa. E sua resenha contribui para isso. Bem divertida! Parabéns!!!

    beijinhos,

    Ler e Almejar ^_^

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas, muito obrigada por terem gostado da minha resenha, só parei para falar que a Lauren McLaughlin me aceitou no Facebook e e respondeu a minha publicação no mural dela (ainda não perguntei sobre os livros, não quero parecer uma fã louca, apesar de ser, hehehehe), pretendo fazer a pergunta chave no final-de-semana, realmente espero que a resposta dela seja: "Sim, eu estou trabalhando na continuação da série." ou algo parecido.

    ResponderExcluir
  4. oi Mellory, estou respondendo ao seu comentário no Fotos & Livros...sobre o desconto progressivo, é assim: se comprar 2 livros ganhe 10%, se 3 livros 15% e 4 ou mais livros ganhe 20% desconto...Saraiva on line...mas é por pouco tempo acaba logo...tem que ficar de olho sempre...como comprei hoje, ainda está valendo...por 2 ou 3 dias...

    ResponderExcluir
  5. Adorei!! Nunca tinha realmente ouvido alguem falar sobre esse livro,mas depois que eu conheci ele aqui,bateu uma vontade de ler..Parece ser bem Legal :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Mellory, adorei a resenha da Naara e também nunca tinha ouvido ou lido sobre esses livros, que parecem bem diferentes e interessantes!
    Que essa semana de sufoco passe logo e que tenha um saldo bastante positivo para você!
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Mellory, eu simplesmente AMEI a sua resenha e a sinopse desse livro! OMG, EU ~PRECISO~ ler esse livro URGENTEMENTE! OMG OMG OMG OMG!!
    AMEI o booktrailer, MORRI de rir! IUSHAUISHUISAH
    Quero muito, muito, muito!
    *___________________*

    Ai que bom conhecer novos livros ótimos!
    *_______________________________*~

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo