12.9.10

Resenha: A Maldição do Titã, Rick Riordan

Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, cuja ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado - um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo - e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava. Ao longo dessa jornada, enfrentarão o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.

Nota: Como é impossível deixar de citar certos acontecimentos e já que é o terceiro livro da série, pare por aqui se não quiser ler nenhum spoiler ;/

Terceiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, A Maldição do Titã já começa com uma super aventura para nossos heróis, mas dessa vez, Thalia se junta ao grupo. Já no início, fiquei tensa pela "perda" de uma personagem tão especial. Era óbvio que a personagem não havia morrido, mas mesmo assim foi super tenso passar a maior parte do livro sabendo que Annabeth estava correndo perigo. A unica coisa boa nisso é que Percy acaba desenvolvendo um pensamento que entrega tudo o que ele sente pela heroína e... Ai, que MEIGO! Sim, parece-me um romance, mas toda vez em que ele ou ela parecia que ia falar sobre isso, alguém os cortava - raiva mortal! 

Na mesma cena em que Annabeth desaparece, Percy, Grover e Thalia conhecem os irmãos Di Angelo e as Caçadoras de Ártemis (e, sim, a própria deusa). Essas personagens são a essência de toda a história do volume e até para os próximos. Os Di Angelo são meios-sangues, e é somente no finalzinho do livro que Percy descobre qual deus é o pai deles - e OhMyGod aqui, porque é surpreendente!

As Caçadoras são um grupo de meninas devotas à Ártemis que, para tornarem-se uma Caçadora, fazem a promeça de que vão ser eternamente devotas à deusa e que nunca mais se apaixonariam por homem algum. Qualquer garota pode se tornar uma Caçadora. E o que atrai tanto as meninas a ideia de tornarem-se uma delas? A eternidade. Uma Caçadora só pode ser morta em combate, já que Ártemis é a deusa da caça. E derrotar uma Caçadora é muito, MUITO, difícil. Assim, logo de início Bianca Di Angelo se junta ao grupo, sem nem pensar duas vezes.

Já no acampamento, Zoe Doce-Amarga, a tenente de Ártemis, e Percy começam a ter pesadelos sobre Ártemis e Annabeth, que foram capturadas pela turma de Luke. É diante dos pesadelos de Zoe que o Conselho (Dionisio, Quíron e os representantes de cada chalé) decide por seguir a profecia do Oráculo, a qual dizia que cinco heróis sairiam em busca de Ártemis e blá, blá, blá (o resto da profecia não posso contar, ok? Terão que ler hahaha). De início, todos excluem Percy e escolhem outros cinco para seguir viagem, mas é LÓGICO que Percy não iria ficar de braços cruzados enquanto Annabeth corria perigo. Ele começa sua viagem seguindo o grupo que foi designado à busca (Grover, Thalia, Zoe, Bianca e mais uma Caçadora que não pode ir junto), mas sem eles saberem. Com o tempo, eles se juntam para lutar contra capangas monstrengos que estão atrás deles, e o grupo permite que Percy fique, já que está claro que ele é o quinto herói da profecia. 

Depois de muita loucura, descobertas e aventuras, os três descobrem muitas tramóias de Luke e, no final, com a ajuda de Ártemis e do pai de Annabeth, derrotam Luke e um Titã que se juntou à ele - super poderoso, mas beem burro ops

Eu fiquei muito feliz com esse livro, pois os heróis participam da festa do Solstício de Inverno, e é muito emocionante, pois Poseidon revela, pela primeira vez, confiar muito em Percy. Ele decide carregar toda a responsabilidade por Percy e, diante de todos os deuses, diz que confia em Percy e que... Bom, já falei demais, não? hahaha Mas realmente, nesse volume, Zeus e Poseidon dizem à seus filhos claramente o quanto estão orgulhosos deles. E isso é empolgante demais! Outro deus que me agradou e MUITO, coisa que pensava que nunca iria acontecer, foi o carrancudo do Dionisio, que salva os heróis numa cena muito engraçada.

O final é surpreendente. E digo isso porque Rick Riordan conseguiu dar um desfecho para as situações que eu já dava por vencidas. É realmente incrível a sua criatividade e como há aventura no decorrer de todo o livro - não há nenhuma parte que não tenha aventuras e alguma revelação. As últimas 150 páginas eu COMI, de tão ansiosa pelo final que estava. E qual a minha conclusão final sobre esse terceiro livro da série? Superou o primeiro! Ohh, sim, conseguiu superar, coisa que o segundo não chegou nem aos pés, acreditam? Então, realmente adorei esse livro

A diagramação é linda. Todos que seguem meu blog já sabem que eu ou louca por essa série. O trabalho de capa, a história, tudo é realmente muito bom! Sem nada a reclamar. Mesmo.

Autor: Rick Riordan - Editora: Intrínseca - ISBN: 9788598078588  - Páginas: 336

16 comentários:

  1. Acho que não vou ler a resenha não... só li o primeiro até agora. É tão dificil escrever resenha de continuações sem spoilers, né?

    ResponderExcluir
  2. Ain, tá eu não li a resenha, porque ainda não só li o Ladrão de Raios e detesto descobrir as coisas, eu tô louca pra comprar esse coleção, mas como as festas (*-*) tão chegando vou esperar e vê se consigo arrancar de algum parente com saudade, tipo minha vó, hihi.
    Beijos;

    ResponderExcluir
  3. Esse eh meu livro favorito da serie! Adoro a Thalia e as briguinhas dela com o Percy!!! hihihi

    ResponderExcluir
  4. eu não devo ler os livros msm.. ai deu para ler... e fiquei encantada... acho q nunca vi tanta paixão em uma resenha sua como essa eheheeh e deu 10! WOW! poxa eu devo ter algum problema em ñ querer ler algo q todo mundo gosta tanto ehehehe
    mas ai fico acompanhando o livro por aqui msm..
    ps: eu simplesmente adoro qdo os livros provocam isso.. essa ansiedade de acabar para ver como será o final ehehe

    bjss e bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. gente eu tô só esperando minha tia (que é aloka dos livros tb!!! auheuaheuhaea) terminar pra eu começar a ler!!! é perfeitooo!! *________*
    beijo!!

    ResponderExcluir
  6. Não me lembro muito bem desse, o que fazer? Mas eu gostei tanto do segundo... Acho que resolvi ser do contra nessa série. Anyway, o primeiro e o quarto são os meus favoritos :) Apesar de ter sido o segundo livro que eu praticamente engoli. E esse foi o que mais demorei :B

    Annabeth e Percy é uma fofura... E adoro os momentos dele com Poseidon, me emocionam também!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. cara, eu só não vou ler tão cedo pq depois q HP acabou eu fiquei mto triste!
    Voltando oficialmente ao mundo blogueiro ;), coloquei seu link (finalmente ) la no blog

    bjus

    ResponderExcluir
  8. Oii Mell!!
    Eu não li sua resenha pq eu ainda não li nenhum livro dessa série.. ahuahuah :s
    Eu ainda vou ler, todo mundo fala tão bem... =PP
    um beijo!

    ResponderExcluir
  9. A Maldição de Titã é a parte da saga onde a brincadeira de criança termina e a coisa fica séria.

    Adoro o momento em que aparece a estátua gigante Talo. Ela faz homenagem a filme antigo chamado Jasão e os Argonautas, quem tem uma parte que também se passa na forja dos deuses.

    Se vc gostou de A Maldição de Titã, mal sabe o que te espera nos dois próximos...

    ResponderExcluir
  10. Eu já liii.. hahaha, já li a série toda.
    Quando você terminar de ler A Batalha do Labirinto (ótimo! meu preferido), leia Os Arquivos do Semideus e só depois leia O Último Olimpiano, ok? Ótima dica! ;)

    ResponderExcluir
  11. Aaahh, nem posso dizer muita coisa nos livros do Percy porque não li nenhum...
    (vergonha)
    Mas então, eu estou louca pra ler Feios, nossa, não vejo a hora mesmo!
    Huhuhu, mas também quero ler outros livros e fico louca pra colocar uma "ordem de prioridade" de leitura sabe?

    Percy Jackson, no geral, é bom?? Ou uma imitação meio Harry Potter?
    o.O

    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  12. Não li a resenha porque recém acabei de ler o primeiro livro da série. Amei! E estou louca pela sequência. Vou tentar comprar a coleção em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Só li o primeiro livro da série até agora =X
    Mas por os comentários serem tão bons e por eu ter gostado do primeiro livro vou ler o resto da série logo, logo *_*

    Adoreeei :)

    ResponderExcluir
  14. Vo responder a pregunta da JessiQuinha, pode ser??

    Alguns elementos típicos do Harry Potter estão lá, como o local secreto apenas para os Meio-Sangues (como Hogwarts é para os bruxos), o trio central de protagonistas, e o fato de Percy ter q lidar com o fato de ser um herói de uma determinada profecia.

    Mas a narrativa da série P.J. é mais acelerada que a do H.P. Não dá tempo de respirar nas histórias, quando os personagens saíram de uma encrenca, já estão em outra! Hehehehe

    O legal da série P.J. é como o autor distribui as referências à mitologia grega nos livros. Eu que sempre fui um fã de mitologia grega posso afirmar que Percy Jackson é uma das melhores histórias modernas sobre mitologia da Grécia, acho que perde somente pra trama do jogo God of War (sei que são duas mídias diferentes, mas esse sou eu falando =D).

    Enfim, não perca mais tempo e leia a saga Percy Jackson sem medo de ser feliz.

    =DD

    ResponderExcluir
  15. Tô com a Ana... eu ainda não li o primeiro, então não vou ler a resenha agora...hehhehe

    Muito legal o seu blog e já estou te seguindo.

    Quando tiver um tempo, venha conhecer um pouco do meu trabalho!

    Confira duas entrevistas:
    Jardim de Escuridão - Livro de Bianca Carvalho

    Paramita - CD de Luiz Vicunha

    Veja as promoções da Era Eclipse:
    Promoção Digital 1 - Marcador de Livro, Banner + Brinde(um livro surpresa)

    Promoção Digital 2

    BLOG // MYSPACE // TWITTER // ORKUT

    ResponderExcluir
  16. Mell, adorei suas resenhas, são perfeitas. a do "Maldição do Titã" me deixou com ainda mais vontade de ler. Parabéns pelo ótimo blog.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo