5.9.10

Resenha: Esmera, por A.P. Ribeiro


Sinopse: "Você tem em suas mãos, e ao alcance de seus olhos, a senha e o portal para um mundo encantado. Mas fique avisado, o retorno será difícil, e muitas vezes adiado. No reino das palavras, encontrará o que há de mais envolvente e convidativo no mundo da fantasia, e logo nas primeiras páginas se sentirá atraído para esse universo mágico. Um mundo que nos envolve completamente, trazendo à superfície nossos sentimentos através de seus personagens. Onde o real mistura-se com a fantasia, e a magia preenche nossas mentes e corações."






Antes de começar a resenhar Esmera, gostaria de já esclarecer uma coisa: é um livro fantástico! Eu, que sou apaixonada por livros YAs, sempre tive uma quedinha por livros de ação e aventuras. Assim, Esmera me conquistou logo nos primeiros capítulos - eu não conseguia parar de lê-lo, e deixei de lado o outro que estava lendo ao mesmo tempo só para me dedicar inteiramente à sua leitura.


 A história é dividida em dois mundos: o nosso (humano) e Esmera, um reino cheio de magia que é fascinante. No início, Kira salva sua irmã confiando a Padre Pedro a garotinha de apenas dois anos de idade. Logo após, é assassinada pelos sete demônios que estavam atrás de Anika também, o bebê. Graças à Kira, Anika estava a salvo da ameaça que estava sobre toda Esmera: Blatazar, tio das duas irmãs, traiu seu irmão e deu um golpe de estado, matando toda a família imperial que pode, para enfim tomar o poder e ser o imperador de Esmera. Mas, contrariamente a seus planos, Anika ficou escondida durante 15 anos no nosso mundo, sendo então uma esperança para os povos rebelados que sofreram durante esse período com o império de Baltazar, que é um esmeriano frio e sem valor algum. Mas de repente, Baltazar e seus sete demônios aliados encontraram o esconderijo da menina, que nada sabe sobre seu sangue real. Mas ao mesmo tempo que sofre um ataque dos demônios, dois rebeldes vêm para salvá-la. 
 Ela é levada à Esmera, e descobre toda a história de sua vida. E ao mesmo tempo em que tem aulas sobre o reino de Esmera (que é muito diferente do nosso) ela tem que lidar com o fato de ser a esperança de seu povo.

 O livro é narrado em terceira pessoa e a leitura flui muito facilmente, é uma delícia de se ler. Os capítulos são  curtos, divididos em partes em que cada qual, o narrador conta o que se passa com tal personagem, intercalando-os, pois Esmera é divida em várias áreas - vide o lugar onde os rebelados se escondem, florestas, o império de Baltazar, entre outros lugares. 

 Me apaixonei pela história, que é cercada por muita magia e construções fascinantes, seres diferentes e uma cultura totalmente estranha para nós. Me apeguei muito à várias personagens e confesso que fiquei dividida nas possíveis personagens que poderiam tornar-se namorado de Anike. Entre todos, fiquei mais apaixonada por Erick, que é o que sempre brigou com a heroína e sempre foi grosso - mas um fofo! Pyro também me conquistou, mas não sei o por quê, mas ele ainda me deixou desconfiada. Dante é outro muito fofo, mas quem realmente me conquistou foi Erick - acho que tenho uma queda por personagens grossos mas que dá para se ver o que passa pelo seu coração, pois através da atitudes de Erick, ele transparecia preocupação com Anika.
 A história me conquistou, eu vibrei em várias partes, mas também fiquei muito triste com o final. Agora só me resta entrar em contato com a autora para saber se terá uma continuação, porque né... Eu PRECISO de uma! HAHAH Com certeza, esse livro foi para a pilha dos que mais gostei - é sensacional.

 A arte da capa é linda, mas a editora Porto de Idéias pecou na revisão do livro; achei muitos erros de revisão, uns mais absurdos que os outros! Tentei não deixar com que isso afetasse minha nota final, mas não me contentei em ter que corrigir umas partes por mim mesma. Logicamente, isso não afeta em nada a história, mas sim o trabalho de diagramação. 

Autora: A.P. Ribeiro - Editora: Porto de Idéias - ISBN: 9788560434619 - Páginas: 168

5 comentários:

  1. quero muito ler esse livro.. além da autora ser simpática e uma fofura hehehee. Não sou tão fã de livros de aventura por assim dizer... mas esse me atraiu..

    ai esses erros de revisão são irritantes, né? A pessoa ganha para isso, é um sufoco para se publicar um livro, fora a burocracia, mas acabam deixando isso passar... como entender!??

    beijinhos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Boa dica, fiquei curiosa por ele.

    ResponderExcluir
  3. Sabe quando você tem aquela dúvida, leio ou não leio esse livro? Eu estava assim em relação à Esmera. Bom, agora não estou mais. Vou comprar na próxima oportunidade!
    Amei teu resenha, Mellory!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler esse livro! Todo mundo fala bem e eu adoro a capa. Ainda mais quando eu vi seu vídeo e vi que a diagramação é incrível *-*

    ResponderExcluir
  5. Minha vontade de ler este livro aumentou e muito! Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo