1.9.10

Entrevistando Um Autor #3 - Mandy Porto

Ela é uma blogueira. Quer mais bons motivos para se interessar pela entrevista? Aí vai: Mandy Porto é uma fofa, viciada em livros, ama escrever e dois livros seus estão sendo lançados, nesse mês, pela editora Novo Século e Underworld. Tem 21 anos e é bem conhecida no mundo bloguístico por ser a autora do My Little World OF Books. Lá ela posta dicas de livros, resenha os que lê, mostra os livros que ganha e sua fofice em vídeos, entre outros diversos posts. Em sua essência, está genéticamente escrito sua sequência de códons formadora da proteína que transcreve seu amor por literatura. HAHAH deixando de lado as brincadeiras, para coluna Entrevistando Um Autor de hoje, a Mandy respondeu à umas perguntinhas que fiz, como quando ela começou com essa paixão por livros/escrita e até nos contou um pouquinho do livro que está escrevendo!





1- Você se lembra desde quando tem essa paixão por livros? E pela escrita?
M: Paixão por livros acho que começou quando eu era criança, quando eu comecei a ler Harry Potter. Depois que comecei a ler livros bons que essa paixão de livros veio à tona. E sempre fui de escrever. Tenho centenas de diários guardados no meu quarto, mas para escrever histórias diferentes acho que veio há uns dois anos. Agora isso se tornou um vício, algo que não consigo viver sem.

2- Em nossas vidas há muitas pessoas que nos influenciam de diversas maneiras. Ainda sobre esse amor por literatura, você coloca a "culpa" (HAHAH) em alguém, talvez algum parente ou amigo(a)?
M: CLARO! (risos) A culpada disso tudo é a minha irmã mais velha, Monica. Foi ela que me apresentou para esse mundo, a agradeço por isso quase todos os dias. Se ela não tivesse me apresentado as maravilhas de Harry Potter, acho que não seria a mesma pessoa que sou hoje.

2- Hoje você está com dois livros em processo de publicação. Qual é a sensação em vê-los circulando pela internet e de ter tantos leitores querendo ler suas histórias?
M: Com certeza não esperava por isso. Já passou quase um ano que escrevi esses dois livros, mas ainda assim parece que tudo aconteceu rápido demais. Em um momento estava lutando para mostrar minhas histórias para as editoras, e agora eles já estou quase prontos. Estou muito feliz e não vejo a hora de todos terem a chance de lê-los. Eu sorrio e fico realizada quando as pessoas me dizem que estão super ansiosas para ler meus livros, e quando eles aparecem em vários blogs diferentes. Eu me sinto no mundo da lua, totalmente não consigo acreditar.

3- Demorou muito para receber respostas positivas de editoras? Qual foi a sua reação quando uma editora quis publicar seu livro?
M: Claro que sim. Respostas positivas demoram para chegar, por isso que todo mundo diz que escritores tem que ser pacientes. (risos) Eu gritei quando soube que a Novo Século tinha aprovado meu original. Saí correndo e fui dizer tudo para minha família que estava na sala. E quase chorei quando a Underworld disse que iria publicar Sussurros de uma garota apaixonada. Eu queria e estava lutando tanto por ele que queria porque queria ver ele publicado, mas nunca achava uma editora que se encaixava com o livro, daí a Underworld apareceu e realizou o meu sonho.

4- Para você, qual é a importância dos blogs literários, twitter e sites de relacionamento para a divulgação que temos hoje em dia? Você está tendo muito retorno de leitores?
M: Internet está fazendo milagres. Ainda mais com blogs, twitter e todos os sites que podemos conversar com outras pessoas. Se não fosse por esses meios ninguém saberia dos meus livros hoje. Por isso acho essas ferramentas importantíssimas, inclusive para escritores que recém estão começando. E estou tendo um ótimo retorno de leitoras, mais do que poderia imaginar.

5- Quando foi que começou a escrever "Diário de um Anjo" e "Sussurros de uma garota apaixonada"? Conte-nos um pouco mais sobre o processo de escrita de seus livros.
M: Comecei a escrever Diário de um Anjo há quase um ano atrás, assim como Sussurros de uma garota apaixonada. Meu processo de escrita é bem simples. Escrevo o que gosto, diálogos e tudo mais. Mas preciso estar sempre atenta aos detalhes, por isso agora sempre tenho fichas de personagens e fatos importantes anotados em outro arquivo. Quando a história é grande, é difícil agente mesmo se perder dentro dela.

6- Adoro perguntar isso, acho que é uma pergunta que se aplica a todos escritores: Você se identifica com alguma personagem que escreveu? Se sim, como você a descreve?
M: Gosto de dizer que me identifico com todas as personagens principais dos meus livros. Pus um pouco de mim em cada uma delas, assim os livros ficam únicos e pessoais. Quero que as pessoas saibam que todas as minhas histórias são importantes para mim, tendo neles um pouco da minha própria pessoa. Escrevi Elizabeth, a principal de Diário de um Anjo, me tendo como modelo na vida real. É claro que a Elizabeth não é exatamente como eu, mas a escrevi como sendo fotógrafa, sem namorado, mas procurando alguém que a ame da maneira que ela é.

7- Que dicas você daria para as pessoas que estão escrevendo um livro no momento? 
M: Muitos escritores tem a tendência de desistir. Pensando que a história nunca vai ser boa o bastante ou que ninguém irá gostar. Mas eu incentivo as pessoas escreverem o que gostem, da maneira que gostem. Porque sinceramente não é todo mundo que vai gostar de você, da sua escrita, mas com certeza terão aqueles se identificam e gostam de seu trabalho. Então, seja quem você quer ser. Escreva o que quer escrever e não pense nos comentários negativos. Pense nas críticas que podem te fazer melhorar e nos elogios.

8- Qual o gênero literário que mais gosta de ler? E qual o livro, dentre todos os já publicados no mundo, qual o seu preferido (ou se essa for MUITO difícil para você responder, assim como é para mim, qual o melhor que vem à sua cabeça no momento)?
M: Eu sou viciada em livros Young Adult e nos Teens. Adoro os livros adultos também, mas YA domina a minha vida. E para essa pergunta eu sempre tenho a mesma resposta. Acho que nunca, nenhum livro vai ultrapassar meu amor por Harry Potter. Eu gosto e amo de todos os livros. Mas tirando essa saga, eu amo Beautiful Creatures, A primeira regra do Mago e Ela foi até o fim.

9- Você está escrevendo um livro ultimamente? Se sim, poderia nos adiantar a história dele? :D
M: Sim, estou escrevendo! É sobre uma garota indestrutível que está tentando achar um lugar a que ela pertença. Pessoas estão atrás dela simplesmente por ser diferente, e a missão dela é salvar o mundo!

10- Obrigado por topar fazer essa entrevista, Mandy! Fiquei muito feliz em poder fazer todas essas perguntinhas e ficarei mais ainda quando estiver resenhando seus livros no meu blog. Por fim, o que gostaria de dizer aos leitores do CP sobre os seus livros?
M: Eu que agradeço Mellory, você é super simpática e eu adoro seu blog! Então leitores da Croissant Parisiense, Diário de um Anjo é mais um romance simples e fofo de se ler, mas se você quer rir e se apaixonar por um casalzinho, Brooke e Danny, vai ler Sussurros de uma garota apaixonada, que é mais para leitores mais velhos. Os dois são romances, mas são completamente diferentes um do outro. Então por isso eu recomendo que você leia os dois, porque até a minha escrita é diferente.


 As capas de Diário de Um Anjo, editora Novo Século e Sussurros de uma Garota Apaixonada, Underworld, estão bombando na blogosfera. Também, não é para pouco, o trabalho da artista Marina Ávila ficou di-vi-no!

Detalhe: Sussurros de uma Garota Apaixonada é em edição capa dura (hardcover!). Euforia total!

10 comentários:

  1. Amei a entrevista *--*
    Adoro o blog da mandy e estou doida para ler os livros dela *------*

    tem promoção lá no blog, se quiser passa lá ;*

    parabéns pela entrevista (:

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista, parabéns para ambas!
    Nem preciso falar das capas do livro da Mandy, né? São perfeitosss!
    Quero muito lê-los!
    ;)

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ela eh muito fofa, ne?! Eu acho essa foto dela LINDA de morrer! =)))
    Parabens pela entrevista!
    =)
    Livia
    www.wishingabook.com

    ResponderExcluir
  4. Já deixei meus exemplares de Diário de um Anjo e Sussurros reservados, preciso ler logooo, não vai dar pra esperar!
    Amei a entrevista, a Mandy é super fofa!

    ResponderExcluir
  5. adoro ela tb... é uma fofa e já reservei meu hardcover de Sussurros de uma garota apaixonada eheeheh a capa é linda d+++

    Curti o q ela falou sobre como ela faz para escrever.. sobre ter a ficha de personagens.. e a questão dos detalhes.. para mim essa é parte mais difícil e nunca consigo desenvolver a história ehehehe

    Gostei q ela já está no processo de outro livro.. muito me interessou..
    beijinhos e parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  6. Adorei, tô louca pelos livros dela, mas vou ter que esperar.

    ResponderExcluir
  7. Aaaah, a Mandy é uma fofa, gente *-* Caramba! Como fico feliz por ela. :D É legal ver essas dicas pra quem está escrevendo, porque eu, no momento, estou no momento de criação do meu. Já pensei em desistir, mas depois do que eu li na entrevista, vai ser impossível deixar meu projeto de lado ;)
    Parabéns pelo post, Mellory! :D
    Sobre Garota de Domingo, não postei a sinopse porque a Leka ainda não escreveu, mas, se quiser, posso te contar um pouco da história e até te passar o link onde ela pode ser lida como fanfic.

    ResponderExcluir
  8. oi, quero a imaginação e a vontade de escrever da mandy! e as capas dos livros dela HAHAHA

    ResponderExcluir
  9. Oi Mell!!!
    *-*
    Obrigada pelo comentário no Liege!!! Huhuhhu, é, vai de cada um qual ator caberia melhor no personagem!! Qualquer coisa a gente fazhauhauha
    o ator ficar com cara de menos bundão, algo assim né?? Huahuahuahuahuah
    *-*
    (...)
    Nossa, a Mandy é novinha né?? Eu amei as capas dos livros dela e fiquei super curiosa e com vontade de ler!
    Apesar de saber que não se deve julgar um livro pela capa, eu faço isso na maioria das vezes...:x

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo