17.7.10

Resenha: O mar de monstros, série Percy Jackson e os Olimpianos

Como havia dito antes, estava lendo o segundo volume da série Percy Jackson e os Olimpianos. A leitura foi totalmente agradável, mas acho que o primeiro livro é muito melhor do que o segundo, que não deixa de ser bom. Apenas amei o primeiro e não sei se continuará assim durante minha leitura dos livros restantes. Veremos :)

O Mar de Monstros é o segundo volume da série Percy Jackson e os olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto.
Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.

Na continuação da série Percy Jackson e os Olimpianos, Percy se vê desprotegido com a ameaça que ronda o único lugar que antes poderia protegê-lo: o acampamento meio-sangue. Mas ele entende rapidamente que não há tempo para lamentações, o relógio passa depressa e ele precisa salvar o lugar a que pertence. Sabe quem foi que fez coisas horríveis para pôr o acampamento meio-sangue nesta situação e a ajuda de Hermes, pai de Luke, e seus presentes o ajudam e muito, o que, para mim, é algo meio irônico mas que representa o afeto familiar inexistente no primeiro volume da série. Outro acréscimo de sentimentos familiares é a chegada de um novo personagem, Tyson, que, no começo, apresenta-se como um a mais sem muito destaque (vítima de bullyng na escola onde estudou com Percy) na trama, mas que desde que chegam ao acampamento, revela-se fundamental à sobrevivência de Percy e a sobrevivência do afeto paternal que estava ausente da série.

Como o próprio título já presumi, o filho de Poseidon e seus amigos, Annabeth e Grover, enfrentam muitos monstros e perigos. E mesmo com o perigo iminente, o escritor consegue descrever uma saída para os apuros enfrentados que eu nunca conseguiria imaginar, mesmo que sendo simples. Os três se relacionam mais com Clarisse devido à interferência de uma figura hilária que foi contratada para assumir o posto de Quíron, que foi afastado de seu cargo por estar, de certa forma, “relacionado” ao perigo imposto ao acampamento (há uma revelação impressionante quanto à isso!).

O perigo evidente que se alastra pelo acampamento foi o ponto que menos gostei do livro, apesar de ser a peça-chave da história. Torna-se assustador pensar que não existe um lugar seguro para nossos heróis num mundo em que um monstro terrível aparece em cada esquina. No final, ainda, Luke escapa e continua com o seu plano, que será melhor descrito nos próximos livros. Esta é a grande sacada da história de toda a série, que se baseia na traição de um meio-sangue devido à ausência do afeto paternal de seu pai, que é um deus ocupado, digamos.

A história é mais curta, mas do tipo que prende a atenção do leitor (característica que marca os livros de Riordan até agora). Não deixou a desejar em nenhum ponto e estou louca para ler o próximo “capítulo” desta longa aventura de Percy e seus amigos. 

Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788598078441
Páginas: 285

6 comentários:

  1. Mellory *-*
    Todoos lindos siim,eu estou louca pelo Eclipse,até pedi para as minhas tias de São Paulo comprarem pra mim.
    Então,para participar basta você enviar uma foto de sua galeria para o grupo Aloucadosesmaltes.com,feito isso sua foto já aparece lá,e aqui também heheh ;)
    Estou em dúvida entre dois esmaltes: Café,da colorama e La Boheme,da Risqué,vou pintar amanhã.

    aaah,quee legaal esse livro,mas gosto mais de romances hahah..
    eu já terminei de ler meu livro:Um Amor de Infância,agora estou querendo o Querido John,tenho que aproveita pra ler agora nas férias,depois que voltar as aulas+curso técnico+curso de inglês OMG,não terei tmpo nem para respirar :S

    beeijos:*

    ps:

    ResponderExcluir
  2. to há um tempo querendo ler a série, vou ver se um dia consigo, depois que acabar a folia do TCC e eu terminar de reler deathly hallows, quem sabe, não assisti o filme ainda por isso, quero ler primeiro

    ResponderExcluir
  3. Oi Mellory,
    Estou tão sem tempo para ler que cada vez que leio uma resenha, me sinto culpada...
    Bjkas e uma ótima semana para vc.

    ResponderExcluir
  4. Ja li quase todos os livros da serie ;
    falta so o ultimo ;
    ``O ultimo Olimpiano´´
    vai sai so no fim do mes
    to laoca por esse livro
    vo me matttttttttttaaaaaaaaaaaaaaaa...

    ResponderExcluir
  5. ja li este livro
    estou super animada pra assistir
    rsrs

    ResponderExcluir
  6. Eu li o primeiro livro, e adorei
    muito melhor que o filme,não que eu também não tenha gostado do filme,mas enfim ...rs
    todos dizem tão bem desse, e não vejo a hora de comprar esse.
    Adoro o jeitinho do Percy ,hihi *-*

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar e comentar no Literature-se.
Assim que puder, visitarei o seu blog. Caso não tenha um, deixe twitter, Facebook ou e-mail para que eu possa respondê-lo :)
Dicas, sugestões e críticas construtivas? Comentários abertos para isso e muito mais, só contando com aquela boa dose de bom-senso necessário, né? ;)

 
Literature-se © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Prih Mizuh (@pri_mizuh) :: voltar para o topo